Olhares de pais e vivências de filhos : uma abordagem da educação sexual em contexto pré-escolar
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/20.500.11960/1634 |
Resumo: | A educação para os afetos e para a sexualidade inicia-se no contexto familiar, sendo a escola um espaço privilegiado para a promoção de uma sexualidade saudável. Este estudo tem como objetivos analisar a implementação da educação sexual em contexto pré-escolar em parceria com as famílias. Simultaneamente procurou-se compreender as perceções dos pais acerca da educação sexual, quanto ao seu papel, à sua comunicação com os filhos e à importância de uma abordagem saudável da sexualidade no pré-escolar. Foi utilizada uma metodologia de natureza qualitativa, no âmbito da investigação-ação. Ao nível das crianças, o projeto de educação sexual Manta dos afetos foi aplicado a uma amostra constituída por uma turma de 18 crianças com quatro e cinco anos e contou com a participação das famílias. A metodologia de ação foi sustentada na pedagogia em participação e para o tratamento dos dados recorreu-se à análise documental das produções das crianças e dados da observação. Reconheceu-se a relevância do projeto, que concorreu para uma ampliação de conhecimentos das crianças, mudança conceptual e fortalecimento das relações interpessoais. Ao nível dos pais, a amostra foi constituída por nove pais e privilegiou-se o focus group como instrumento de implementação e recolha de dados, complementado com a entrevista semiestruturada. Os dados recolhidos foram tratados e sujeitos à análise de conteúdo. Pelos resultados constatamos que os pais sublinham a importância de uma abordagem da sexualidade e dos afetos desde tenra idade, apontaram temáticas, identificaram dificuldades e constrangimentos sentidos e evidenciaram interesse em educar para a sexualidade desde cedo. O estudo reforça a pertinência de uma abordagem em educação sexual com crianças do pré-escolar, numa estreita parceria com os pais. |
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A educação para os afetos e para a sexualidade inicia-se no contexto familiar, sendo a escola um espaço privilegiado para a promoção de uma sexualidade saudável. Este estudo tem como objetivos analisar a implementação da educação sexual em contexto pré-escolar em parceria com as famílias. Simultaneamente procurou-se compreender as perceções dos pais acerca da educação sexual, quanto ao seu papel, à sua comunicação com os filhos e à importância de uma abordagem saudável da sexualidade no pré-escolar. Foi utilizada uma metodologia de natureza qualitativa, no âmbito da investigação-ação. Ao nível das crianças, o projeto de educação sexual Manta dos afetos foi aplicado a uma amostra constituída por uma turma de 18 crianças com quatro e cinco anos e contou com a participação das famílias. A metodologia de ação foi sustentada na pedagogia em participação e para o tratamento dos dados recorreu-se à análise documental das produções das crianças e dados da observação. Reconheceu-se a relevância do projeto, que concorreu para uma ampliação de conhecimentos das crianças, mudança conceptual e fortalecimento das relações interpessoais. Ao nível dos pais, a amostra foi constituída por nove pais e privilegiou-se o focus group como instrumento de implementação e recolha de dados, complementado com a entrevista semiestruturada. Os dados recolhidos foram tratados e sujeitos à análise de conteúdo. Pelos resultados constatamos que os pais sublinham a importância de uma abordagem da sexualidade e dos afetos desde tenra idade, apontaram temáticas, identificaram dificuldades e constrangimentos sentidos e evidenciaram interesse em educar para a sexualidade desde cedo. O estudo reforça a pertinência de uma abordagem em educação sexual com crianças do pré-escolar, numa estreita parceria com os pais. |
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