Relatório de estágio com vista à obtenção do grau de mestre em educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes, Maria Antonieta Rodrigues
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.13/633
Resumo: Este relatório representa todo o trajeto de estágio, a etapa final do Mestrado em Educação Pré-Escolar (EPE) e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (1.º CEB). O estágio realizado nas duas valências, EPE e no 1º CEB, teve a duração máxima de 200 horas, em interação direta com as crianças. A intervenção pedagógica no Pré-Escolar (PE) foi realizada na sala da Pré dos 3/4 anos da Escola Básica com Pré-Escolar do Estreito da Calheta e no 1.º Ciclo na sala do 3.º 2 da Escola Básica com Pré-Escolar do Galeão. Este documento está dividido em quatro importantes capítulos. No primeiro capítulo, referente ao enquadramento teórico, faço menção aos pressupostos teóricos que fundamentaram toda a minha prática e que vão ao encontro das crenças e valores em que acredito e sustento que devem ser a base da promoção de aprendizagens significativas e de uma educação de qualidade. No segundo capítulo, explicito qual a metodologia da investigação utilizada. No terceiro e quarto capítulo deste relatório, apresento as questões da investigação-ação, a intervenção no estágio Pedagógico em Educação Pré – Escolar e no 1º CEB. No âmbito dos últimos capítulos, exponho a minha intervenção pedagógica em ambas as vertentes, apresentando uma descrição, avaliação e reflexão sobre as mesmas. Estes dois capítulos são ainda antecedidos de uma introdução e seguidos pelas considerações finais, onde está patente a importância deste estágio para o final da minha formação e o início do meu percurso profissional.
id RCAP_5e2f26715d1850294a78bc6b0049d63a
oai_identifier_str oai:digituma.uma.pt:10400.13/633
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório de estágio com vista à obtenção do grau de mestre em educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino BásicoIdentidade docenteEstágio pedagógicoAprendizagemPré-escolaPrimeiro Ciclo do Ensino BásicoEducação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico.Centro de Ciências SociaisEste relatório representa todo o trajeto de estágio, a etapa final do Mestrado em Educação Pré-Escolar (EPE) e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (1.º CEB). O estágio realizado nas duas valências, EPE e no 1º CEB, teve a duração máxima de 200 horas, em interação direta com as crianças. A intervenção pedagógica no Pré-Escolar (PE) foi realizada na sala da Pré dos 3/4 anos da Escola Básica com Pré-Escolar do Estreito da Calheta e no 1.º Ciclo na sala do 3.º 2 da Escola Básica com Pré-Escolar do Galeão. Este documento está dividido em quatro importantes capítulos. No primeiro capítulo, referente ao enquadramento teórico, faço menção aos pressupostos teóricos que fundamentaram toda a minha prática e que vão ao encontro das crenças e valores em que acredito e sustento que devem ser a base da promoção de aprendizagens significativas e de uma educação de qualidade. No segundo capítulo, explicito qual a metodologia da investigação utilizada. No terceiro e quarto capítulo deste relatório, apresento as questões da investigação-ação, a intervenção no estágio Pedagógico em Educação Pré – Escolar e no 1º CEB. No âmbito dos últimos capítulos, exponho a minha intervenção pedagógica em ambas as vertentes, apresentando uma descrição, avaliação e reflexão sobre as mesmas. Estes dois capítulos são ainda antecedidos de uma introdução e seguidos pelas considerações finais, onde está patente a importância deste estágio para o final da minha formação e o início do meu percurso profissional.Universidade da MadeiraBrazão, José Paulo GomesDigitUMaFernandes, Maria Antonieta Rodrigues2014-09-29T13:48:27Z2014-09-292013-03-01T00:00:00Z2013-03-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.13/633porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T12:53:19Zoai:digituma.uma.pt:10400.13/633Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:03:20.399616Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório de estágio com vista à obtenção do grau de mestre em educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
title Relatório de estágio com vista à obtenção do grau de mestre em educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
spellingShingle Relatório de estágio com vista à obtenção do grau de mestre em educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
Fernandes, Maria Antonieta Rodrigues
Identidade docente
Estágio pedagógico
Aprendizagem
Pré-escola
Primeiro Ciclo do Ensino Básico
Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
.
Centro de Ciências Sociais
title_short Relatório de estágio com vista à obtenção do grau de mestre em educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
title_full Relatório de estágio com vista à obtenção do grau de mestre em educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
title_fullStr Relatório de estágio com vista à obtenção do grau de mestre em educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
title_full_unstemmed Relatório de estágio com vista à obtenção do grau de mestre em educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
title_sort Relatório de estágio com vista à obtenção do grau de mestre em educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
author Fernandes, Maria Antonieta Rodrigues
author_facet Fernandes, Maria Antonieta Rodrigues
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Brazão, José Paulo Gomes
DigitUMa
dc.contributor.author.fl_str_mv Fernandes, Maria Antonieta Rodrigues
dc.subject.por.fl_str_mv Identidade docente
Estágio pedagógico
Aprendizagem
Pré-escola
Primeiro Ciclo do Ensino Básico
Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
.
Centro de Ciências Sociais
topic Identidade docente
Estágio pedagógico
Aprendizagem
Pré-escola
Primeiro Ciclo do Ensino Básico
Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
.
Centro de Ciências Sociais
description Este relatório representa todo o trajeto de estágio, a etapa final do Mestrado em Educação Pré-Escolar (EPE) e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (1.º CEB). O estágio realizado nas duas valências, EPE e no 1º CEB, teve a duração máxima de 200 horas, em interação direta com as crianças. A intervenção pedagógica no Pré-Escolar (PE) foi realizada na sala da Pré dos 3/4 anos da Escola Básica com Pré-Escolar do Estreito da Calheta e no 1.º Ciclo na sala do 3.º 2 da Escola Básica com Pré-Escolar do Galeão. Este documento está dividido em quatro importantes capítulos. No primeiro capítulo, referente ao enquadramento teórico, faço menção aos pressupostos teóricos que fundamentaram toda a minha prática e que vão ao encontro das crenças e valores em que acredito e sustento que devem ser a base da promoção de aprendizagens significativas e de uma educação de qualidade. No segundo capítulo, explicito qual a metodologia da investigação utilizada. No terceiro e quarto capítulo deste relatório, apresento as questões da investigação-ação, a intervenção no estágio Pedagógico em Educação Pré – Escolar e no 1º CEB. No âmbito dos últimos capítulos, exponho a minha intervenção pedagógica em ambas as vertentes, apresentando uma descrição, avaliação e reflexão sobre as mesmas. Estes dois capítulos são ainda antecedidos de uma introdução e seguidos pelas considerações finais, onde está patente a importância deste estágio para o final da minha formação e o início do meu percurso profissional.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-03-01T00:00:00Z
2013-03-01T00:00:00Z
2014-09-29T13:48:27Z
2014-09-29
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.13/633
url http://hdl.handle.net/10400.13/633
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799129903713484800