Desenvolvimento vocacional no ensino secundário: o auto-conhecimento e a auto-eficácia no processo de tomada de decisão

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Marta Reis Calisto da
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/18189
Resumo: Esta investigação pretende estudar e conhecer eventuais relações entre dimensões sociocognitivas do autoconhecimento, nomeadamente, o autoconceito de competência, a percepção de controlo e a autoestima, e a percepção de autoeficácia dos estudantes no seu processo de tomada de decisão vocacional. A amostra é constituída por alunos do Ensino Secundário (N = 379), de ambos os géneros, que frequentam duas escolas pertencentes ao distrito de Évora, e pertencem aos cursos secundários Científico-Humanísticos de Ciências e Tecnologias e Ciências Sociais e Humanas. Para a obtenção e recolha dos dados foram utilizados quatro instrumentos: Escala de Autoeficácia na Tomada de Decisão Vocacional. Escala de Auto­ conceito e Autoestima de Susan Harter, Medida de Percepção de Controlo e Questionário de Autoconceito de Competência. Os resultados obtidos demonstram que a autoeficácia na tomada de decisão vocacional está relacionada significativamente com a autoestima e com o autoconceito de competência, não apresentando no entanto qualquer correlação com a percepção de controlo por parte dos estudantes. //ABSTRACT: This research has the primary goal of studying possible relationships between the self-knowledge socio-cognitive dimensions, namely, self-esteem, perception of control and competence self-concept and self-efficacy on the vocational decision process made by students. Sample data was gathered among High School students from both genders (N = 379) which attend two schools in the area of Évora. The students belong to the Sciences and Technologies and Social and Human Sciences scientific-humanistic courses. To gather the data 4 instruments have been used: self-efficacy scale used in vocational decision processes, Susan Harter selfconcept and self-esteem scales. measure of perception of control and competence self-concept questionnaire. The study demonstrates that self-efficacy on vocational decision processes has a strong relationship with self-esteem and competence self-concept, not showing any correlation with the perception of control by the students.
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