Desenvolvimento vocacional no ensino secundário: o auto-conhecimento e a auto-eficácia no processo de tomada de decisão
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10174/18189 |
Resumo: | Esta investigação pretende estudar e conhecer eventuais relações entre dimensões sociocognitivas do autoconhecimento, nomeadamente, o autoconceito de competência, a percepção de controlo e a autoestima, e a percepção de autoeficácia dos estudantes no seu processo de tomada de decisão vocacional. A amostra é constituída por alunos do Ensino Secundário (N = 379), de ambos os géneros, que frequentam duas escolas pertencentes ao distrito de Évora, e pertencem aos cursos secundários Científico-Humanísticos de Ciências e Tecnologias e Ciências Sociais e Humanas. Para a obtenção e recolha dos dados foram utilizados quatro instrumentos: Escala de Autoeficácia na Tomada de Decisão Vocacional. Escala de Auto conceito e Autoestima de Susan Harter, Medida de Percepção de Controlo e Questionário de Autoconceito de Competência. Os resultados obtidos demonstram que a autoeficácia na tomada de decisão vocacional está relacionada significativamente com a autoestima e com o autoconceito de competência, não apresentando no entanto qualquer correlação com a percepção de controlo por parte dos estudantes. //ABSTRACT: This research has the primary goal of studying possible relationships between the self-knowledge socio-cognitive dimensions, namely, self-esteem, perception of control and competence self-concept and self-efficacy on the vocational decision process made by students. Sample data was gathered among High School students from both genders (N = 379) which attend two schools in the area of Évora. The students belong to the Sciences and Technologies and Social and Human Sciences scientific-humanistic courses. To gather the data 4 instruments have been used: self-efficacy scale used in vocational decision processes, Susan Harter selfconcept and self-esteem scales. measure of perception of control and competence self-concept questionnaire. The study demonstrates that self-efficacy on vocational decision processes has a strong relationship with self-esteem and competence self-concept, not showing any correlation with the perception of control by the students. |
id |
RCAP_5e45b1fb1dd2d84e67136f04246954af |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.uevora.pt:10174/18189 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Desenvolvimento vocacional no ensino secundário: o auto-conhecimento e a auto-eficácia no processo de tomada de decisãoEducaçãoEnsino secundárioEsta investigação pretende estudar e conhecer eventuais relações entre dimensões sociocognitivas do autoconhecimento, nomeadamente, o autoconceito de competência, a percepção de controlo e a autoestima, e a percepção de autoeficácia dos estudantes no seu processo de tomada de decisão vocacional. A amostra é constituída por alunos do Ensino Secundário (N = 379), de ambos os géneros, que frequentam duas escolas pertencentes ao distrito de Évora, e pertencem aos cursos secundários Científico-Humanísticos de Ciências e Tecnologias e Ciências Sociais e Humanas. Para a obtenção e recolha dos dados foram utilizados quatro instrumentos: Escala de Autoeficácia na Tomada de Decisão Vocacional. Escala de Auto conceito e Autoestima de Susan Harter, Medida de Percepção de Controlo e Questionário de Autoconceito de Competência. Os resultados obtidos demonstram que a autoeficácia na tomada de decisão vocacional está relacionada significativamente com a autoestima e com o autoconceito de competência, não apresentando no entanto qualquer correlação com a percepção de controlo por parte dos estudantes. //ABSTRACT: This research has the primary goal of studying possible relationships between the self-knowledge socio-cognitive dimensions, namely, self-esteem, perception of control and competence self-concept and self-efficacy on the vocational decision process made by students. Sample data was gathered among High School students from both genders (N = 379) which attend two schools in the area of Évora. The students belong to the Sciences and Technologies and Social and Human Sciences scientific-humanistic courses. To gather the data 4 instruments have been used: self-efficacy scale used in vocational decision processes, Susan Harter selfconcept and self-esteem scales. measure of perception of control and competence self-concept questionnaire. The study demonstrates that self-efficacy on vocational decision processes has a strong relationship with self-esteem and competence self-concept, not showing any correlation with the perception of control by the students.Universidade de Évora2016-03-22T09:17:51Z2016-03-222008-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/18189http://hdl.handle.net/10174/18189porDep. C.S.teses@bib.uevora.pt681Silva, Marta Reis Calisto dainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:06:07Zoai:dspace.uevora.pt:10174/18189Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:10:08.093441Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Desenvolvimento vocacional no ensino secundário: o auto-conhecimento e a auto-eficácia no processo de tomada de decisão |
title |
Desenvolvimento vocacional no ensino secundário: o auto-conhecimento e a auto-eficácia no processo de tomada de decisão |
spellingShingle |
Desenvolvimento vocacional no ensino secundário: o auto-conhecimento e a auto-eficácia no processo de tomada de decisão Silva, Marta Reis Calisto da Educação Ensino secundário |
title_short |
Desenvolvimento vocacional no ensino secundário: o auto-conhecimento e a auto-eficácia no processo de tomada de decisão |
title_full |
Desenvolvimento vocacional no ensino secundário: o auto-conhecimento e a auto-eficácia no processo de tomada de decisão |
title_fullStr |
Desenvolvimento vocacional no ensino secundário: o auto-conhecimento e a auto-eficácia no processo de tomada de decisão |
title_full_unstemmed |
Desenvolvimento vocacional no ensino secundário: o auto-conhecimento e a auto-eficácia no processo de tomada de decisão |
title_sort |
Desenvolvimento vocacional no ensino secundário: o auto-conhecimento e a auto-eficácia no processo de tomada de decisão |
author |
Silva, Marta Reis Calisto da |
author_facet |
Silva, Marta Reis Calisto da |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Marta Reis Calisto da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Ensino secundário |
topic |
Educação Ensino secundário |
description |
Esta investigação pretende estudar e conhecer eventuais relações entre dimensões sociocognitivas do autoconhecimento, nomeadamente, o autoconceito de competência, a percepção de controlo e a autoestima, e a percepção de autoeficácia dos estudantes no seu processo de tomada de decisão vocacional. A amostra é constituída por alunos do Ensino Secundário (N = 379), de ambos os géneros, que frequentam duas escolas pertencentes ao distrito de Évora, e pertencem aos cursos secundários Científico-Humanísticos de Ciências e Tecnologias e Ciências Sociais e Humanas. Para a obtenção e recolha dos dados foram utilizados quatro instrumentos: Escala de Autoeficácia na Tomada de Decisão Vocacional. Escala de Auto conceito e Autoestima de Susan Harter, Medida de Percepção de Controlo e Questionário de Autoconceito de Competência. Os resultados obtidos demonstram que a autoeficácia na tomada de decisão vocacional está relacionada significativamente com a autoestima e com o autoconceito de competência, não apresentando no entanto qualquer correlação com a percepção de controlo por parte dos estudantes. //ABSTRACT: This research has the primary goal of studying possible relationships between the self-knowledge socio-cognitive dimensions, namely, self-esteem, perception of control and competence self-concept and self-efficacy on the vocational decision process made by students. Sample data was gathered among High School students from both genders (N = 379) which attend two schools in the area of Évora. The students belong to the Sciences and Technologies and Social and Human Sciences scientific-humanistic courses. To gather the data 4 instruments have been used: self-efficacy scale used in vocational decision processes, Susan Harter selfconcept and self-esteem scales. measure of perception of control and competence self-concept questionnaire. The study demonstrates that self-efficacy on vocational decision processes has a strong relationship with self-esteem and competence self-concept, not showing any correlation with the perception of control by the students. |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008-01-01T00:00:00Z 2016-03-22T09:17:51Z 2016-03-22 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10174/18189 http://hdl.handle.net/10174/18189 |
url |
http://hdl.handle.net/10174/18189 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Dep. C.S. teses@bib.uevora.pt 681 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Évora |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Évora |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136583517995008 |