A responsabilidade social das empresas no pensamento da doutrina social da igreja

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Prata, Adelino Kanjengenga
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/21100
Resumo: Mestrado em Ciências Empresariais
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spelling A responsabilidade social das empresas no pensamento da doutrina social da igrejaResponsabilidade Social das EmpresasDoutrina Social da IgrejaDignidade da Pessoa HumanaComunidade SocialCorporate Social ResponsibilitySocial Doctrine of the ChurchDignity of Human LifeSocial CommunityMestrado em Ciências EmpresariaisNa empresa, a dimensão económica é condição para que se possam alcançar objetivos não apenas económicos, mas também sociais e morais a perseguir conjuntamente. A empresa considerada socialmente responsável, deverá ser geradora de valor para todos os seus stakeholders, isto é, deverá saber encarar a RSE como um conjunto de políticas concertadas, alinhadas com os seus objetivos estratégicos, com o intuito de dar resposta às exigências internas do mercado e da comunidade, tendo como diapasão o interesse comum. Porque as práticas de RSE têm também a ver com a questão do lugar do homem na natureza e na sociedade; pois que a orientação que se dá à existência, à convivência social e à história depende, em grande parte, das respostas dadas às questões sobre o lugar do homem na natureza e na sociedade, a Igreja Católica, através da sua doutrina social, pelo seu cariz prático, especulativo e epistemológico, dispõe de recursos e sugestões teóricos importantes, herdados de uma longa tradição, fundamentada, principalmente, na dignidade da pessoa humana e no bem comum. É neste sentido que o presente TFM procura abordar a questão da Responsabilidade Social das Empresas no pensamento da Doutrina Social da Igreja.Within a company, the economic dimension is a condition that allows the fulfilment of objectives that go beyond the economic ones: they also include social and moral objectives that should jointly be pursued. The company considered to be socially responsible should generate value to all of the company's stakeholders: that is, they should be able to face the Corporate Social Responsibility (CSR) as a set of concerted policies, in line with their strategic objectives, with the objective of answering the internal requirements of the market and of the community, having the common interest as a main guideline. Indeed, the CSR actions are also related with the place of the man within the nature and within the society. Thus, the meaning that is given to the man's existence, social coexistence, and history mainly depends on the answers given to the questions that concern the man's place within nature and within society. Through her Social Doctrine (given its practical, speculative and epistemological dispositions), the Catholic Church has important theoretical resources and proposals - which are inherited from a long tradition mainly based on the dignity of human life and on the common good. It's in this sense that the present TFM approaches the question of the Social Responsibility of Companies according to the teachings of the Social Doctrine of the Church.Instituto Superior de Economia e GestãoLopes, José DiasRepositório da Universidade de LisboaPrata, Adelino Kanjengenga2021-02-25T16:59:08Z2019-102019-10-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/21100porPrata, Adelino Kanjengenga (2019). "A responsabilidade social das empresas no pensamento da doutrina social da igreja". Dissertação de Mestrado. Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:50:31Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/21100Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:05:44.782321Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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