Avaliação e Intervenção nas Famílias Monoparentais e Reconstruídas com Filhos Adolescentes – Projeto de desenvolvimento de competências clínicas especializadas na área de Enfermagem de Saúde Familiar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rocha, Joana Maria Marinho
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/50000
Resumo: Qualquer mudança num sistema afetará as suas partes e diferentes causas podem gerar o mesmo efeito, dada a circularidade e interconexão das partes que constituem o sistema, pelo que este comportamento pode influenciar o modo de como as famílias se adaptam aos processos de transição que ocorrem no seu ciclo vital. No âmbito das Unidades Curriculares Estágio de Natureza Profissional com Relatório – Módulo I e Estágio de Natureza Profissional com Relatório – Módulo II, do Curso de Mestrado em Enfermagem Comunitária na Área de Enfermagem de Saúde Familiar, da Escola Superior de Enfermagem do Porto, no ano letivo 2022/2023, pretendeu-se desenvolver competências requeridas para o Enfermeiro Especialista em Enfermagem Comunitária na Área de Enfermagem de Saúde Familiar, definidas pelo Regulamento n.º 428/2018 da Ordem dos Enfermeiros. A prestação de cuidados às famílias reconstruídas e monoparentais com filhos adolescentes foi orientada por uma abordagem sistémica, com recurso ao Modelo Dinâmico de Avaliação e Intervenção Familiar, considerando as áreas relevantes da família como um todo e dos seus membros. Para este efeito, foram avaliados os dados, identificados os diagnósticos de enfermagem, e procedeu-se à intervenção familiar com recurso a técnicas específicas da intervenção familiar sistémica, que foram promotoras da capacitação dos sistemas familiares. O exercício de uma prática de Enfermagem especializada, no âmbito da Enfermagem de Saúde Familiar, permitiu uma prestação de cuidados alicerçada, numa abordagem colaborativa, com repercussão favorável no juízo dos diagnósticos de enfermagem, o que permitiu concluir a necessidade de mudança de paradigma da visão da família, como alvo de cuidados, do Enfermeiro Especialista em Enfermagem Comunitária na área de Enfermagem de Saúde Familiar. No que se refere à liderança e colaboração em processos de intervenção, destaca-se a promoção da cultura organizacional, de formação, de prática e de investigação através da implementação do processo formativo que permitiu o aumento da visibilidade do conhecimento inerente à Enfermagem Comunitária na Área de Enfermagem de Saúde Familiar.
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No âmbito das Unidades Curriculares Estágio de Natureza Profissional com Relatório – Módulo I e Estágio de Natureza Profissional com Relatório – Módulo II, do Curso de Mestrado em Enfermagem Comunitária na Área de Enfermagem de Saúde Familiar, da Escola Superior de Enfermagem do Porto, no ano letivo 2022/2023, pretendeu-se desenvolver competências requeridas para o Enfermeiro Especialista em Enfermagem Comunitária na Área de Enfermagem de Saúde Familiar, definidas pelo Regulamento n.º 428/2018 da Ordem dos Enfermeiros. A prestação de cuidados às famílias reconstruídas e monoparentais com filhos adolescentes foi orientada por uma abordagem sistémica, com recurso ao Modelo Dinâmico de Avaliação e Intervenção Familiar, considerando as áreas relevantes da família como um todo e dos seus membros. Para este efeito, foram avaliados os dados, identificados os diagnósticos de enfermagem, e procedeu-se à intervenção familiar com recurso a técnicas específicas da intervenção familiar sistémica, que foram promotoras da capacitação dos sistemas familiares. O exercício de uma prática de Enfermagem especializada, no âmbito da Enfermagem de Saúde Familiar, permitiu uma prestação de cuidados alicerçada, numa abordagem colaborativa, com repercussão favorável no juízo dos diagnósticos de enfermagem, o que permitiu concluir a necessidade de mudança de paradigma da visão da família, como alvo de cuidados, do Enfermeiro Especialista em Enfermagem Comunitária na área de Enfermagem de Saúde Familiar. No que se refere à liderança e colaboração em processos de intervenção, destaca-se a promoção da cultura organizacional, de formação, de prática e de investigação através da implementação do processo formativo que permitiu o aumento da visibilidade do conhecimento inerente à Enfermagem Comunitária na Área de Enfermagem de Saúde Familiar.Any change in a system will affect its parts and different causes can generate the same effect, given the circularity and interconnection of the parts that make up the system, so this behavior can influence how families adapt to the transition processes that happen in their life cycle. Within the scope of the Curricular Units Professional Internship with Report - Module I and Professional Internship - Module II, of the Master's Degree Course in Community Nursing in the area of Family Health Nursing, at the Escola Superior de Enfermagem do Porto, in the academic year 2022/2023, the aim was to develop the skills required of the Specialist Nurse in Community Nursing in the Area of Family Health Nursing, defined by Regulation no. 428/2018 of the Order of Nurses. The care provided to reconstructed and single-parent families with teenage children was guided by a systemic approach, using the Dynamic Model of Family Assessment and Intervention, considering the relevant areas of the family as a whole and its members. To this end, the data was evaluated, nursing diagnoses were identified, and family intervention was carried out using specific systemic family intervention techniques, which promoted the empowerment of family systems. The exercise of specialised nursing practice in the field of Family Health Nursing allowed for the provision of care based on a collaborative approach with favourable repercussions on the judgement of nursing diagnoses, which allowed us to conclude that there is a need for a paradigm shift in the view of the family as the target of care for Community Nursing Specialists in the area of Family Health Nursing. With regard to leadership and collaboration in intervention processes, we would highlight the promotion of organisational culture, training, practice and research through the implementation of the training process, which allowed for increased visibility of the knowledge inherent to Community Nursing in the Area of Family Health Nursing.Figueiredo, Maria HenriquetaRepositório ComumRocha, Joana Maria Marinho2024-02-23T14:50:31Z2023-122023-12-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/50000TID:203529413porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-07T09:09:08Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/50000Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:13:38.218280Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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