Estratégias das empresas de trabalho temporário em contexto de crise atual
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.22/6394 |
Resumo: | Dissertação apresentada ao Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto para obtenção do Grau de Mestre em Gestão das Organizações, Ramo de Gestão de Empresas Orientada por Professor Doutor Eduardo Manuel Lopes Sá e Silva Coorientada pelo Mestre Adalmiro Álvaro Malheiro de Castro Andrade Pereira Esta dissertação inclui as críticas e sugestões feitas pelo Júri. |
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Estratégias das empresas de trabalho temporário em contexto de crise atualTipologias estratégicasEmpresas trabalho temporárioGestão estratégicaCrise atualDissertação apresentada ao Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto para obtenção do Grau de Mestre em Gestão das Organizações, Ramo de Gestão de Empresas Orientada por Professor Doutor Eduardo Manuel Lopes Sá e Silva Coorientada pelo Mestre Adalmiro Álvaro Malheiro de Castro Andrade Pereira Esta dissertação inclui as críticas e sugestões feitas pelo Júri.No contexto atual de crise económica e financeira da economia portuguesa e internacional, marcado por grandes dificuldades, sentidas de uma forma geral por todas as organizações, surge por parte das empresas uma maior reflexão sobre o planeamento estratégico empresarial. Assim, este estudo tem por objetivo principal determinar até que ponto as estratégias das empresas de trabalho temporário foram alteradas no contexto de crise atual; identificar e caracterizar as estratégias adotadas pelas empresas de trabalho temporário; comparar as estratégias adotadas pelas empresas de trabalho temporário entre si; determinar o impacto da entrada de potenciais concorrentes e visualizar a capacidade de os clientes influenciarem as políticas comerciais das empresas de trabalho temporário. Para a recolha de dados, optou-se por uma metodologia quantitativa em que o instrumento utilizado foi o questionário no qual, foi submetido a cento e trinta empresas em que se obteve uma taxa de respostas de 17.69%. Os resultados encontrados evidenciam que as estratégicas adotadas pelas empresas de trabalho temporário são, a estratégia de estabilidade (70%), estratégia de diferenciação (65%), estratégia de crescimento (57%), estratégia de liderança em custos (43%), estratégia de redução de despesas (39%), estratégia de foco (35%) estratégia de concentração (9%), estratégias combinadas (9%) e por último estratégias híbridas (4%). Após as empresas definirem qual a estratégia que melhor permite alcançar os objetivos por si definidos, torna-se muito importante a definição de um modelo de apoio. Neste contexto, através do questionário apresentado às empresas, verifica-se que o modelo de apoio mais utilizado por 39% das empresas em questão é a análise swot. Por fim, com o objetivo de enquadrar o estudo realizado com o tema da investigação, em resposta ao principal objetivo, verifica-se que para 80% das empresas inquiridas o contexto atual de crise económica teve muita influência para a estratégia por si adotada.Silva, Eduardo Manuel Lopes de Sá ePereira, Adalmiro Álvaro Malheiro de Castro AndradeRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoSoares, Vânia Isabel Rocha2015-07-03T13:00:21Z201520152015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/6394TID:201634953porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T12:46:47Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/6394Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:27:00.782539Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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