Avaliação em ambiente real de utilização de uma plataforma de criação de jornais escolares

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves,Mariana
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Júlio,Luísa, Teixeira,Ana, Silva,Telmo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1646-98952023000300005
Resumo: Resumo A transição digital abre uma oportunidade para enriquecer o envolvimento e a experiência dos estudantes na criação de conteúdo relevante para a sociedade. Neste contexto, a plataforma TRUE foi desenvolvida para preencher uma lacuna em ferramentas de apoio à criação de jornais escolares digitais que potenciam as competências dos estudantes ao nível da escrita. A plataforma oferece funcionalidades que ajudam os utilizadores a navegar num ambiente integrado, facilitando a escrita de notícias e capacitando os alunos a pensar de forma critica. Este artigo centra-se na avaliação da experiência do utilizador da plataforma TRUE, em ambiente real de utilização. Uma vez que esta plataforma foi desenvolvida utilizando a abordagem metodológica de Design-Based Research, a avaliação aqui descrita permitiu melhorar o produto. Os resultados incluem os dados das rondas, fases e momentos de recolha de dados. A plataforma TRUE foi avaliada com foco na experiência do utilizador e na usabilidade, utilizando a System Usability Scale e o Self-Assessment Manikin.
id RCAP_5e60e98c2b08e629ca5b440871dffb6c
oai_identifier_str oai:scielo:S1646-98952023000300005
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Avaliação em ambiente real de utilização de uma plataforma de criação de jornais escolaresAvaliação de experiência de utilizaçãoplataforma de jornais escolaresnotícias falsastestes de campoResumo A transição digital abre uma oportunidade para enriquecer o envolvimento e a experiência dos estudantes na criação de conteúdo relevante para a sociedade. Neste contexto, a plataforma TRUE foi desenvolvida para preencher uma lacuna em ferramentas de apoio à criação de jornais escolares digitais que potenciam as competências dos estudantes ao nível da escrita. A plataforma oferece funcionalidades que ajudam os utilizadores a navegar num ambiente integrado, facilitando a escrita de notícias e capacitando os alunos a pensar de forma critica. Este artigo centra-se na avaliação da experiência do utilizador da plataforma TRUE, em ambiente real de utilização. Uma vez que esta plataforma foi desenvolvida utilizando a abordagem metodológica de Design-Based Research, a avaliação aqui descrita permitiu melhorar o produto. Os resultados incluem os dados das rondas, fases e momentos de recolha de dados. A plataforma TRUE foi avaliada com foco na experiência do utilizador e na usabilidade, utilizando a System Usability Scale e o Self-Assessment Manikin.AISTI - Associação Ibérica de Sistemas e Tecnologias de Informação2023-09-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articletext/htmlhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1646-98952023000300005RISTI - Revista Ibérica de Sistemas e Tecnologias de Informação n.51 2023reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1646-98952023000300005Alves,MarianaJúlio,LuísaTeixeira,AnaSilva,Telmoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-02-06T17:24:30Zoai:scielo:S1646-98952023000300005Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:30:17.600005Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação em ambiente real de utilização de uma plataforma de criação de jornais escolares
title Avaliação em ambiente real de utilização de uma plataforma de criação de jornais escolares
spellingShingle Avaliação em ambiente real de utilização de uma plataforma de criação de jornais escolares
Alves,Mariana
Avaliação de experiência de utilização
plataforma de jornais escolares
notícias falsas
testes de campo
title_short Avaliação em ambiente real de utilização de uma plataforma de criação de jornais escolares
title_full Avaliação em ambiente real de utilização de uma plataforma de criação de jornais escolares
title_fullStr Avaliação em ambiente real de utilização de uma plataforma de criação de jornais escolares
title_full_unstemmed Avaliação em ambiente real de utilização de uma plataforma de criação de jornais escolares
title_sort Avaliação em ambiente real de utilização de uma plataforma de criação de jornais escolares
author Alves,Mariana
author_facet Alves,Mariana
Júlio,Luísa
Teixeira,Ana
Silva,Telmo
author_role author
author2 Júlio,Luísa
Teixeira,Ana
Silva,Telmo
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Alves,Mariana
Júlio,Luísa
Teixeira,Ana
Silva,Telmo
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação de experiência de utilização
plataforma de jornais escolares
notícias falsas
testes de campo
topic Avaliação de experiência de utilização
plataforma de jornais escolares
notícias falsas
testes de campo
description Resumo A transição digital abre uma oportunidade para enriquecer o envolvimento e a experiência dos estudantes na criação de conteúdo relevante para a sociedade. Neste contexto, a plataforma TRUE foi desenvolvida para preencher uma lacuna em ferramentas de apoio à criação de jornais escolares digitais que potenciam as competências dos estudantes ao nível da escrita. A plataforma oferece funcionalidades que ajudam os utilizadores a navegar num ambiente integrado, facilitando a escrita de notícias e capacitando os alunos a pensar de forma critica. Este artigo centra-se na avaliação da experiência do utilizador da plataforma TRUE, em ambiente real de utilização. Uma vez que esta plataforma foi desenvolvida utilizando a abordagem metodológica de Design-Based Research, a avaliação aqui descrita permitiu melhorar o produto. Os resultados incluem os dados das rondas, fases e momentos de recolha de dados. A plataforma TRUE foi avaliada com foco na experiência do utilizador e na usabilidade, utilizando a System Usability Scale e o Self-Assessment Manikin.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-09-01
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1646-98952023000300005
url http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1646-98952023000300005
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1646-98952023000300005
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv AISTI - Associação Ibérica de Sistemas e Tecnologias de Informação
publisher.none.fl_str_mv AISTI - Associação Ibérica de Sistemas e Tecnologias de Informação
dc.source.none.fl_str_mv RISTI - Revista Ibérica de Sistemas e Tecnologias de Informação n.51 2023
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137368510300160