Ambientes ‘personalizados’ de aprendizagem para adultos idosos : a potencial relevância das TIC

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gil, Henrique
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.11/2031
Resumo: Portugal tem vindo a incrementar os seus índices de envelhecimento, tal como tem acontecido na maioria dos restantes países da EU, EUA e Japão. Estes adultos idosos não tiveram, na sua grande maioria, uma exposição às TIC quer durante a sua formação académica quer durante a sua vida ativa. Como consequência destes factos, os relatórios nacionais e internacionais têm vindo a demonstrar que estes cidadãos se encontram no grupo de info-excluídos. Dado que a atual sociedade de ‘move’ num ambiente digital faz com que quem não domine ou não possua uma literacia digital se veja socialmente excluído. Neste sentido, é premente a necessidade de se promoverem iniciativas que venham contribuir para a criação de ambientes ‘personalizados’, adequados às necessidades e aos perfis de formação que são requeridos pelos adultos idosos. A aprendizagem ao longo da vida em combinação com as abordagens propostas pela andragogia podem ser ampliadas e mais bem sucedidas através de um contexto digital com as TIC.
id RCAP_5e68ec307be28ef56ef194485804d9ca
oai_identifier_str oai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/2031
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Ambientes ‘personalizados’ de aprendizagem para adultos idosos : a potencial relevância das TICAdultos idososAprendizagem ao longo da vidaRelações intergeracionaisTICPortugal tem vindo a incrementar os seus índices de envelhecimento, tal como tem acontecido na maioria dos restantes países da EU, EUA e Japão. Estes adultos idosos não tiveram, na sua grande maioria, uma exposição às TIC quer durante a sua formação académica quer durante a sua vida ativa. Como consequência destes factos, os relatórios nacionais e internacionais têm vindo a demonstrar que estes cidadãos se encontram no grupo de info-excluídos. Dado que a atual sociedade de ‘move’ num ambiente digital faz com que quem não domine ou não possua uma literacia digital se veja socialmente excluído. Neste sentido, é premente a necessidade de se promoverem iniciativas que venham contribuir para a criação de ambientes ‘personalizados’, adequados às necessidades e aos perfis de formação que são requeridos pelos adultos idosos. A aprendizagem ao longo da vida em combinação com as abordagens propostas pela andragogia podem ser ampliadas e mais bem sucedidas através de um contexto digital com as TIC.Universidade do MinhoRepositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo BrancoGil, Henrique2013-09-05T15:47:19Z2013-072013-07-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.11/2031porGil, Henrique (2013) - Ambientes ‘personalizados’ de aprendizagem para adultos idosos : a potencial relevância das TIC. In VIII Conferência internacional de TIC na educação, Braga, 15-16 de Julho - Challenges 2013 : aprender a qualquer hora e em qualquer lugar, learning anityme anywhere : atas. Braga. p. 184-191.978-989-97374-2-6info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T11:39:30Zoai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/2031Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:33:24.417364Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Ambientes ‘personalizados’ de aprendizagem para adultos idosos : a potencial relevância das TIC
title Ambientes ‘personalizados’ de aprendizagem para adultos idosos : a potencial relevância das TIC
spellingShingle Ambientes ‘personalizados’ de aprendizagem para adultos idosos : a potencial relevância das TIC
Gil, Henrique
Adultos idosos
Aprendizagem ao longo da vida
Relações intergeracionais
TIC
title_short Ambientes ‘personalizados’ de aprendizagem para adultos idosos : a potencial relevância das TIC
title_full Ambientes ‘personalizados’ de aprendizagem para adultos idosos : a potencial relevância das TIC
title_fullStr Ambientes ‘personalizados’ de aprendizagem para adultos idosos : a potencial relevância das TIC
title_full_unstemmed Ambientes ‘personalizados’ de aprendizagem para adultos idosos : a potencial relevância das TIC
title_sort Ambientes ‘personalizados’ de aprendizagem para adultos idosos : a potencial relevância das TIC
author Gil, Henrique
author_facet Gil, Henrique
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo Branco
dc.contributor.author.fl_str_mv Gil, Henrique
dc.subject.por.fl_str_mv Adultos idosos
Aprendizagem ao longo da vida
Relações intergeracionais
TIC
topic Adultos idosos
Aprendizagem ao longo da vida
Relações intergeracionais
TIC
description Portugal tem vindo a incrementar os seus índices de envelhecimento, tal como tem acontecido na maioria dos restantes países da EU, EUA e Japão. Estes adultos idosos não tiveram, na sua grande maioria, uma exposição às TIC quer durante a sua formação académica quer durante a sua vida ativa. Como consequência destes factos, os relatórios nacionais e internacionais têm vindo a demonstrar que estes cidadãos se encontram no grupo de info-excluídos. Dado que a atual sociedade de ‘move’ num ambiente digital faz com que quem não domine ou não possua uma literacia digital se veja socialmente excluído. Neste sentido, é premente a necessidade de se promoverem iniciativas que venham contribuir para a criação de ambientes ‘personalizados’, adequados às necessidades e aos perfis de formação que são requeridos pelos adultos idosos. A aprendizagem ao longo da vida em combinação com as abordagens propostas pela andragogia podem ser ampliadas e mais bem sucedidas através de um contexto digital com as TIC.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-09-05T15:47:19Z
2013-07
2013-07-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.11/2031
url http://hdl.handle.net/10400.11/2031
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Gil, Henrique (2013) - Ambientes ‘personalizados’ de aprendizagem para adultos idosos : a potencial relevância das TIC. In VIII Conferência internacional de TIC na educação, Braga, 15-16 de Julho - Challenges 2013 : aprender a qualquer hora e em qualquer lugar, learning anityme anywhere : atas. Braga. p. 184-191.
978-989-97374-2-6
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Minho
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Minho
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130793093627904