O Fanfiction: dos espaços digitais às propostas educacionais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Clemente, Bianca Jussara Borges
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Moreira, J. António, Trindade, Sara Dias
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.2/13387
Resumo: As Humanidades Digitais abarcam estudos interdisciplinares sobre novas narrativas e ferramentas digitais, como também, como esses elementos do ciberespaço e da cibercultura perpassam os cotidianos e contribuem para alavancar novos projetos e performances educacionais. Nesse trabalho apresentamos e discutimos os encaminhamentos de inserção do gênero digital fanfiction, dos espaços digitais de autoria em propostas educacionais. Para tanto, os sujeitos contemporâneos, em espaços digitais, são confrontados a interagir, elaborar e a compartilhar autorias próprias, coautorias, autorias múltiplas/coletivas em espaços digitais e espaços escolares. Assim, os construtos teóricos que fundamentam esse trabalho partem de diversos campos do conhecimento, estabelecendo assim o caráter interdisciplinar ao dialogar com as teorias sobre ciberespaço e cibercultura que são elencados como enquadres teóricos. Esse estudo está fundamentado no paradigma qualitativo, encaminhando-se a uma investigação empírica seguida pela discussão da geração dos dados. A relevância dessa pesquisa está situada na elaboração de encaminhamentos teóricos possíveis sobre as novas perspectivas literárias em espaços digitais, sobretudo, a partir das propostas educacionais de elaboração/consumo do gênero digital fanfiction em contextos escolares.
id RCAP_5e6ab68cd27154ad56d26d5c6df5d976
oai_identifier_str oai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/13387
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O Fanfiction: dos espaços digitais às propostas educacionaisAnfictionHumanidades digitaisCultura digitalEducaçãoDigital humanitiesCyberspaceEducationAs Humanidades Digitais abarcam estudos interdisciplinares sobre novas narrativas e ferramentas digitais, como também, como esses elementos do ciberespaço e da cibercultura perpassam os cotidianos e contribuem para alavancar novos projetos e performances educacionais. Nesse trabalho apresentamos e discutimos os encaminhamentos de inserção do gênero digital fanfiction, dos espaços digitais de autoria em propostas educacionais. Para tanto, os sujeitos contemporâneos, em espaços digitais, são confrontados a interagir, elaborar e a compartilhar autorias próprias, coautorias, autorias múltiplas/coletivas em espaços digitais e espaços escolares. Assim, os construtos teóricos que fundamentam esse trabalho partem de diversos campos do conhecimento, estabelecendo assim o caráter interdisciplinar ao dialogar com as teorias sobre ciberespaço e cibercultura que são elencados como enquadres teóricos. Esse estudo está fundamentado no paradigma qualitativo, encaminhando-se a uma investigação empírica seguida pela discussão da geração dos dados. A relevância dessa pesquisa está situada na elaboração de encaminhamentos teóricos possíveis sobre as novas perspectivas literárias em espaços digitais, sobretudo, a partir das propostas educacionais de elaboração/consumo do gênero digital fanfiction em contextos escolares.Digital Humanities comprise interdisciplinary studies on new narratives and digital tools, as well as how these elements of cyberspace and cyberculture cross everyday life and contribute to leveraging new educational projects and performances. In this work we present and discuss the insertion of the digital fanfiction genre, of the digital spaces of authorship in educational proposals. Therefore, contemporary subjects, in digital spaces, are confronted to interact, elaborate and share their own authorship, co-authorship, multiple/collective authorship in digital spaces and education spaces. Thus, the theoretical constructs that underlie this work start from different fields of knowledge, thus establishing the interdisciplinary character when dialoguing with the theories about cyberspace and cyberculture that are listed as theoretical frameworks. This study is based on the qualitative paradigm, leading to an empirical investigation followed by the discussion of data generation. The relevance of this research is situated in the elaboration of possible theoretical approaches on the new literary perspectives in digital spaces, above all, from the educational proposals of elaboration / consumption of the digital fanfiction genre in educational contexts.Repositório AbertoClemente, Bianca Jussara BorgesMoreira, J. AntónioTrindade, Sara Dias2023-02-13T14:19:17Z20212021-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.2/13387porCLEMENTE, Bianca, MOREIRA, J. António & DIAS- TRINDADE, Sara (2021). O Fanfiction: dos espaços digitais às propostas educacionais. Revista EducaOnline, 15 (2), maio-agosto 2021, 119-1351983-2664info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-16T15:45:06Zoai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/13387Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:52:25.779437Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O Fanfiction: dos espaços digitais às propostas educacionais
title O Fanfiction: dos espaços digitais às propostas educacionais
spellingShingle O Fanfiction: dos espaços digitais às propostas educacionais
Clemente, Bianca Jussara Borges
Anfiction
Humanidades digitais
Cultura digital
Educação
Digital humanities
Cyberspace
Education
title_short O Fanfiction: dos espaços digitais às propostas educacionais
title_full O Fanfiction: dos espaços digitais às propostas educacionais
title_fullStr O Fanfiction: dos espaços digitais às propostas educacionais
title_full_unstemmed O Fanfiction: dos espaços digitais às propostas educacionais
title_sort O Fanfiction: dos espaços digitais às propostas educacionais
author Clemente, Bianca Jussara Borges
author_facet Clemente, Bianca Jussara Borges
Moreira, J. António
Trindade, Sara Dias
author_role author
author2 Moreira, J. António
Trindade, Sara Dias
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Aberto
dc.contributor.author.fl_str_mv Clemente, Bianca Jussara Borges
Moreira, J. António
Trindade, Sara Dias
dc.subject.por.fl_str_mv Anfiction
Humanidades digitais
Cultura digital
Educação
Digital humanities
Cyberspace
Education
topic Anfiction
Humanidades digitais
Cultura digital
Educação
Digital humanities
Cyberspace
Education
description As Humanidades Digitais abarcam estudos interdisciplinares sobre novas narrativas e ferramentas digitais, como também, como esses elementos do ciberespaço e da cibercultura perpassam os cotidianos e contribuem para alavancar novos projetos e performances educacionais. Nesse trabalho apresentamos e discutimos os encaminhamentos de inserção do gênero digital fanfiction, dos espaços digitais de autoria em propostas educacionais. Para tanto, os sujeitos contemporâneos, em espaços digitais, são confrontados a interagir, elaborar e a compartilhar autorias próprias, coautorias, autorias múltiplas/coletivas em espaços digitais e espaços escolares. Assim, os construtos teóricos que fundamentam esse trabalho partem de diversos campos do conhecimento, estabelecendo assim o caráter interdisciplinar ao dialogar com as teorias sobre ciberespaço e cibercultura que são elencados como enquadres teóricos. Esse estudo está fundamentado no paradigma qualitativo, encaminhando-se a uma investigação empírica seguida pela discussão da geração dos dados. A relevância dessa pesquisa está situada na elaboração de encaminhamentos teóricos possíveis sobre as novas perspectivas literárias em espaços digitais, sobretudo, a partir das propostas educacionais de elaboração/consumo do gênero digital fanfiction em contextos escolares.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021
2021-01-01T00:00:00Z
2023-02-13T14:19:17Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.2/13387
url http://hdl.handle.net/10400.2/13387
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv CLEMENTE, Bianca, MOREIRA, J. António & DIAS- TRINDADE, Sara (2021). O Fanfiction: dos espaços digitais às propostas educacionais. Revista EducaOnline, 15 (2), maio-agosto 2021, 119-135
1983-2664
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135116743671808