Arquitetura e Arquivo. Contributos para uma compreensão das estruturas em negativo da Pré-história Recente das colinas entre os Barrancos da Morgadinha e da Laje (Serpa, Beja)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Sérgio
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Baptista, Lídia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/45607
https://doi.org/10.30893/eq.v0i17.163
Resumo: Neste texto analisamos a tradição de construção em negativo durante a Pré-história Recente no Sul de Portugal. Os vestígios que estudamos foram identificados no âmbito de intervenções realizadas a propósito da execução do Bloco de Rega de Brinches-Enxoé (Serpa). Num primeiro momento, discutimos as possibilidades de, na base empírica decorrente de tais intervenções, reconhecer uma unidade de estudo cuja inteligibilidade possa corresponder-se com o estudo da monumentalização da paisagem durante a Pré-história Recente. Uma vez delineada a unidade de estudo, procedemos à sua apresentação tendo em conta a morfologia, a distribuição espacial, o enquadramento cronológico e os enchimentos das estruturas. Por fim, propomos que se problematize estes vestígios como formalizações materiais do entrelaçamento de práticas de arquitetura e de práticas de arquivo, no qual são negociados o(s) horizonte(s) sentido que sustentam a construção de paisagens monumentais.
id RCAP_5e7c9f400dd3ec0c53b5fca270cbc72e
oai_identifier_str oai:estudogeral.uc.pt:10316/45607
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Arquitetura e Arquivo. Contributos para uma compreensão das estruturas em negativo da Pré-história Recente das colinas entre os Barrancos da Morgadinha e da Laje (Serpa, Beja)ArquiteturaArquivoMonumentalização da paisagemEstruturas em negativoPré-história RecenteBaixo AlentejoNeste texto analisamos a tradição de construção em negativo durante a Pré-história Recente no Sul de Portugal. Os vestígios que estudamos foram identificados no âmbito de intervenções realizadas a propósito da execução do Bloco de Rega de Brinches-Enxoé (Serpa). Num primeiro momento, discutimos as possibilidades de, na base empírica decorrente de tais intervenções, reconhecer uma unidade de estudo cuja inteligibilidade possa corresponder-se com o estudo da monumentalização da paisagem durante a Pré-história Recente. Uma vez delineada a unidade de estudo, procedemos à sua apresentação tendo em conta a morfologia, a distribuição espacial, o enquadramento cronológico e os enchimentos das estruturas. Por fim, propomos que se problematize estes vestígios como formalizações materiais do entrelaçamento de práticas de arquitetura e de práticas de arquivo, no qual são negociados o(s) horizonte(s) sentido que sustentam a construção de paisagens monumentais.This article focus on the negative construction tradition of the Late Prehistory Prehistoric in the South of Portugal. The features in study were identified during the archaeological interventions realized during the construction of the Bloco de Rega de Brinches-Enxoé (Serpa). Firstly, we discuss the possibilities to use the empirical basis produced in such interventions to formulate a unit of study, whose intelligibility may answer to the discussion of the monumentalization of the landscape during Late Prehistory. After limiting the unit of study, we present the features regarding their morphology, spatial distribution, chronology and the structures fills. Finally, we propose a discussion of these structures as material configurations of an interweaving of architecture and archive practices in which are negotiated the horizon(s) of meaning holding the construction of monumental landscapes.APEQ2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://hdl.handle.net/10316/45607http://hdl.handle.net/10316/45607https://doi.org/10.30893/eq.v0i17.163porhttp://www.apeq.pt/ojs/index.php/apeq/article/view/258Gomes, SérgioBaptista, Lídiainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-05-25T01:31:02Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/45607Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:49:47.969230Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Arquitetura e Arquivo. Contributos para uma compreensão das estruturas em negativo da Pré-história Recente das colinas entre os Barrancos da Morgadinha e da Laje (Serpa, Beja)
title Arquitetura e Arquivo. Contributos para uma compreensão das estruturas em negativo da Pré-história Recente das colinas entre os Barrancos da Morgadinha e da Laje (Serpa, Beja)
spellingShingle Arquitetura e Arquivo. Contributos para uma compreensão das estruturas em negativo da Pré-história Recente das colinas entre os Barrancos da Morgadinha e da Laje (Serpa, Beja)
Gomes, Sérgio
Arquitetura
Arquivo
Monumentalização da paisagem
Estruturas em negativo
Pré-história Recente
Baixo Alentejo
title_short Arquitetura e Arquivo. Contributos para uma compreensão das estruturas em negativo da Pré-história Recente das colinas entre os Barrancos da Morgadinha e da Laje (Serpa, Beja)
title_full Arquitetura e Arquivo. Contributos para uma compreensão das estruturas em negativo da Pré-história Recente das colinas entre os Barrancos da Morgadinha e da Laje (Serpa, Beja)
title_fullStr Arquitetura e Arquivo. Contributos para uma compreensão das estruturas em negativo da Pré-história Recente das colinas entre os Barrancos da Morgadinha e da Laje (Serpa, Beja)
title_full_unstemmed Arquitetura e Arquivo. Contributos para uma compreensão das estruturas em negativo da Pré-história Recente das colinas entre os Barrancos da Morgadinha e da Laje (Serpa, Beja)
title_sort Arquitetura e Arquivo. Contributos para uma compreensão das estruturas em negativo da Pré-história Recente das colinas entre os Barrancos da Morgadinha e da Laje (Serpa, Beja)
author Gomes, Sérgio
author_facet Gomes, Sérgio
Baptista, Lídia
author_role author
author2 Baptista, Lídia
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gomes, Sérgio
Baptista, Lídia
dc.subject.por.fl_str_mv Arquitetura
Arquivo
Monumentalização da paisagem
Estruturas em negativo
Pré-história Recente
Baixo Alentejo
topic Arquitetura
Arquivo
Monumentalização da paisagem
Estruturas em negativo
Pré-história Recente
Baixo Alentejo
description Neste texto analisamos a tradição de construção em negativo durante a Pré-história Recente no Sul de Portugal. Os vestígios que estudamos foram identificados no âmbito de intervenções realizadas a propósito da execução do Bloco de Rega de Brinches-Enxoé (Serpa). Num primeiro momento, discutimos as possibilidades de, na base empírica decorrente de tais intervenções, reconhecer uma unidade de estudo cuja inteligibilidade possa corresponder-se com o estudo da monumentalização da paisagem durante a Pré-história Recente. Uma vez delineada a unidade de estudo, procedemos à sua apresentação tendo em conta a morfologia, a distribuição espacial, o enquadramento cronológico e os enchimentos das estruturas. Por fim, propomos que se problematize estes vestígios como formalizações materiais do entrelaçamento de práticas de arquitetura e de práticas de arquivo, no qual são negociados o(s) horizonte(s) sentido que sustentam a construção de paisagens monumentais.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10316/45607
http://hdl.handle.net/10316/45607
https://doi.org/10.30893/eq.v0i17.163
url http://hdl.handle.net/10316/45607
https://doi.org/10.30893/eq.v0i17.163
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.apeq.pt/ojs/index.php/apeq/article/view/258
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv APEQ
publisher.none.fl_str_mv APEQ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133778546786304