Qualidade, higiene e segurança na gestão das empresas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa, Liliana Sofia Pereira de
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/1191
Resumo: Dissertação apresentada ao Instituto Superior de Contabilidade e Administração para obtenção do Grau de Mestre em Auditoria. Orientada por: Mestre Alcina Dias
id RCAP_5e82cea0f00ffc2452409cd0ce34c28f
oai_identifier_str oai:recipp.ipp.pt:10400.22/1191
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Qualidade, higiene e segurança na gestão das empresasHigieneClientesQualidadeSegurançaQualityHygieneSafetyCustomersDissertação apresentada ao Instituto Superior de Contabilidade e Administração para obtenção do Grau de Mestre em Auditoria. Orientada por: Mestre Alcina DiasActualmente, a qualidade é essencial e fundamental no mercado global em que estamos inseridos. As empresas relacionadas com o sector da alimentação são particularmente afectadas pelos procedimentos de qualidade dada a sua intimidade com o público em geral. Esta investigação tem como principal objectivo medir a satisfação dos clientes neste ramo de actividade. De acordo com estas premissas foi formulada a seguinte questão orientadora da presente pesquisa um sistema de gestão da qualidade ajuda os procedimentos de higiene e segurança na indústria alimentar? Com este estudo pensa-se dar um contributo à literatura, visto que o estudo de caso será empiricamente testado em dois estabelecimentos de Alimentação Portuguesa – um hiper e um supermercado, e, a partir dele se abrem perspectivas de investigação futura. Este estudo de caso, consiste num inquérito feito directamente aos clientes/ consumidores, revelando que o hipermercado devido à sua dimensão e estrutura associada, tem outras vantagens e capacidades do que o supermercado. Contudo, ambas as organizações têm a satisfação do cliente minimamente controlada e o seu negócio assegurado. Como pistas para investigação futura, poder-se-ia considerar não apenas a satisfação dos clientes, mas também a dos funcionários, dos proprietários e a satisfação da sociedade em geral.Presently quality is a very relevant issue. This relevance comes from the global market we are in. Food related companies are particularly affected by quality procedures. This investigation aims to consider clients` satisfaction in this branch of activity. According to these assumptions the following question was done: does a quality management system help hygiene and security procedures in food industry? It is thought to give some contribution to the literature through this study, once the case study will be empirically tested in two Portuguese Food stores – an Hipper and a Supermarket – being complementary to the state of art. This empirical test consists of an inquiry done directly to the clients/ consumers revealing that the Hiper market has size and facilities that may grant some advantages over the current supermarket. Yet, both, have client`s satisfaction, minimally controlled guaranteeing their business. As future research developments on this subject it should advisable be not only to evaluate client`s satisfaction but also the employees, the owners and the environment satisfaction.Instituto Politécnico do Porto. Instituto Superior de Contabilidade e Administração do PortoDias, Alcina Augusta de Sena PortugalRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoSousa, Liliana Sofia Pereira de2013-03-28T11:04:47Z20122012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/1191TID:201624575porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T12:40:34Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/1191Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:22:24.491433Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Qualidade, higiene e segurança na gestão das empresas
title Qualidade, higiene e segurança na gestão das empresas
spellingShingle Qualidade, higiene e segurança na gestão das empresas
Sousa, Liliana Sofia Pereira de
Higiene
Clientes
Qualidade
Segurança
Quality
Hygiene
Safety
Customers
title_short Qualidade, higiene e segurança na gestão das empresas
title_full Qualidade, higiene e segurança na gestão das empresas
title_fullStr Qualidade, higiene e segurança na gestão das empresas
title_full_unstemmed Qualidade, higiene e segurança na gestão das empresas
title_sort Qualidade, higiene e segurança na gestão das empresas
author Sousa, Liliana Sofia Pereira de
author_facet Sousa, Liliana Sofia Pereira de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Dias, Alcina Augusta de Sena Portugal
Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
dc.contributor.author.fl_str_mv Sousa, Liliana Sofia Pereira de
dc.subject.por.fl_str_mv Higiene
Clientes
Qualidade
Segurança
Quality
Hygiene
Safety
Customers
topic Higiene
Clientes
Qualidade
Segurança
Quality
Hygiene
Safety
Customers
description Dissertação apresentada ao Instituto Superior de Contabilidade e Administração para obtenção do Grau de Mestre em Auditoria. Orientada por: Mestre Alcina Dias
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012
2012-01-01T00:00:00Z
2013-03-28T11:04:47Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.22/1191
TID:201624575
url http://hdl.handle.net/10400.22/1191
identifier_str_mv TID:201624575
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico do Porto. Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico do Porto. Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131319011115008