Qualidade, higiene e segurança na gestão das empresas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.22/1191 |
Resumo: | Dissertação apresentada ao Instituto Superior de Contabilidade e Administração para obtenção do Grau de Mestre em Auditoria. Orientada por: Mestre Alcina Dias |
id |
RCAP_5e82cea0f00ffc2452409cd0ce34c28f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:recipp.ipp.pt:10400.22/1191 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Qualidade, higiene e segurança na gestão das empresasHigieneClientesQualidadeSegurançaQualityHygieneSafetyCustomersDissertação apresentada ao Instituto Superior de Contabilidade e Administração para obtenção do Grau de Mestre em Auditoria. Orientada por: Mestre Alcina DiasActualmente, a qualidade é essencial e fundamental no mercado global em que estamos inseridos. As empresas relacionadas com o sector da alimentação são particularmente afectadas pelos procedimentos de qualidade dada a sua intimidade com o público em geral. Esta investigação tem como principal objectivo medir a satisfação dos clientes neste ramo de actividade. De acordo com estas premissas foi formulada a seguinte questão orientadora da presente pesquisa um sistema de gestão da qualidade ajuda os procedimentos de higiene e segurança na indústria alimentar? Com este estudo pensa-se dar um contributo à literatura, visto que o estudo de caso será empiricamente testado em dois estabelecimentos de Alimentação Portuguesa – um hiper e um supermercado, e, a partir dele se abrem perspectivas de investigação futura. Este estudo de caso, consiste num inquérito feito directamente aos clientes/ consumidores, revelando que o hipermercado devido à sua dimensão e estrutura associada, tem outras vantagens e capacidades do que o supermercado. Contudo, ambas as organizações têm a satisfação do cliente minimamente controlada e o seu negócio assegurado. Como pistas para investigação futura, poder-se-ia considerar não apenas a satisfação dos clientes, mas também a dos funcionários, dos proprietários e a satisfação da sociedade em geral.Presently quality is a very relevant issue. This relevance comes from the global market we are in. Food related companies are particularly affected by quality procedures. This investigation aims to consider clients` satisfaction in this branch of activity. According to these assumptions the following question was done: does a quality management system help hygiene and security procedures in food industry? It is thought to give some contribution to the literature through this study, once the case study will be empirically tested in two Portuguese Food stores – an Hipper and a Supermarket – being complementary to the state of art. This empirical test consists of an inquiry done directly to the clients/ consumers revealing that the Hiper market has size and facilities that may grant some advantages over the current supermarket. Yet, both, have client`s satisfaction, minimally controlled guaranteeing their business. As future research developments on this subject it should advisable be not only to evaluate client`s satisfaction but also the employees, the owners and the environment satisfaction.Instituto Politécnico do Porto. Instituto Superior de Contabilidade e Administração do PortoDias, Alcina Augusta de Sena PortugalRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoSousa, Liliana Sofia Pereira de2013-03-28T11:04:47Z20122012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/1191TID:201624575porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T12:40:34Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/1191Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:22:24.491433Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Qualidade, higiene e segurança na gestão das empresas |
title |
Qualidade, higiene e segurança na gestão das empresas |
spellingShingle |
Qualidade, higiene e segurança na gestão das empresas Sousa, Liliana Sofia Pereira de Higiene Clientes Qualidade Segurança Quality Hygiene Safety Customers |
title_short |
Qualidade, higiene e segurança na gestão das empresas |
title_full |
Qualidade, higiene e segurança na gestão das empresas |
title_fullStr |
Qualidade, higiene e segurança na gestão das empresas |
title_full_unstemmed |
Qualidade, higiene e segurança na gestão das empresas |
title_sort |
Qualidade, higiene e segurança na gestão das empresas |
author |
Sousa, Liliana Sofia Pereira de |
author_facet |
Sousa, Liliana Sofia Pereira de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Dias, Alcina Augusta de Sena Portugal Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sousa, Liliana Sofia Pereira de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Higiene Clientes Qualidade Segurança Quality Hygiene Safety Customers |
topic |
Higiene Clientes Qualidade Segurança Quality Hygiene Safety Customers |
description |
Dissertação apresentada ao Instituto Superior de Contabilidade e Administração para obtenção do Grau de Mestre em Auditoria. Orientada por: Mestre Alcina Dias |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012 2012-01-01T00:00:00Z 2013-03-28T11:04:47Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.22/1191 TID:201624575 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.22/1191 |
identifier_str_mv |
TID:201624575 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico do Porto. Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico do Porto. Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131319011115008 |