Compreensão e Produção de Orações Relativas em Crianças Falantes do Português Europeu Portadoras de Deficiência Auditiva

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mangas, Vera Lúcia Horta
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10362/9251
Resumo: Dissertação apresentada para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Desenvolvimento e Perturbações da Linguagem na Criança – Área de Especialização em Terapia da Fala
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spelling Compreensão e Produção de Orações Relativas em Crianças Falantes do Português Europeu Portadoras de Deficiência AuditivaOrações relativasDeficiência auditivaCompreensãoProduçãoDissertação apresentada para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Desenvolvimento e Perturbações da Linguagem na Criança – Área de Especialização em Terapia da FalaEste estudo tem como principal objectivo analisar a compreensão e a produção de frases relativas de sujeito e de objecto em crianças com défice auditivo (DA) e em crianças com desenvolvimento típico. O grupo de controlo foi formado por 6 crianças com desenvolvimento típico, falantes nativos do português europeu, com idades compreendidas entre os 7;6 e os 10;00 anos. O grupo experimental é composto por 6 crianças com deficiência auditiva congénita em ambos os ouvidos, com idades compreendidas entre os 7;4 e os 10;10 anos O grau de surdez varia entre severo a profundo e todas as crianças são filhas de pais ouvintes e falantes nativos do português europeu. Todas as crianças deste grupo apresentam acompanhamento em terapia da fala. Para testar a compreensão e a produção das frases relativas foram utilizados testes adaptados por Costa, Lobo, Silva e Ferreira (2008), a partir dos testes desenvolvidos por Namma Friedmann e Rama Novogrodsky. A compreensão de orações relativas de sujeito e de objecto foi testada através de um Teste de Identificação de Imagens. Para testar a produção de relativas de sujeito e de objecto foi aplicado um Teste de Preferência. Os resultados do Teste de Identificação de Imagens sugerem uma assimetria entre as relativas de sujeito e de objecto em ambos os grupos, com pior desempenho nas relativas de objecto. Neste teste os resultados obtidos pelo grupo de controlo foram sempre superiores aos resultados do grupo com DA. Os resultados do Teste de Preferência sugerem uma assimetria entre as relativas de sujeito e de objecto em ambos os grupos, com pior desempenho na formação de relativas de objecto. Ambos os grupos, quando não conseguem formar relativas, optam por vias alternativas para a formação de frases gramaticais, todavia as crianças com DA apresentam maior percentagem de frases agramaticais, com maior recurso à formação de cópias do sintagma nominal. As assimetrias encontradas são robustas devido à análise qualitativa realizada a cada resposta desviante produzida pelo grupo com DA. Este tipo de análise é a única forma de se encontrar a origem das dificuldades que as crianças com DA revelam. Estes dados, de uma forma geral, mostram que as crianças com deficiência auditiva apresentam uma dificuldade generalizada com estruturas sintácticas com dependência A-barra, situação já verificada com surdos de outras línguas. De igual modo, parece existir uma forte correlação entre a intervenção precoce, grau de surdez e a aquisição da sintaxe.Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa ; Escola Superior de Saúde, Instituto Politécnico de SetúbalRUNMangas, Vera Lúcia Horta2013-04-08T10:39:34Z2011-092011-09-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/9251porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T03:42:11Zoai:run.unl.pt:10362/9251Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:18:39.237815Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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