Fronteiras criativas entre designer, artista e artesã

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mortoza, Bhya Sugai Medeiros
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/43770
Resumo: Fronteiras Criativas entre Designer, Artista e Artesã é o título da dissertação e do estudo realizado no âmbito do Mestrado em Design Management do IADE-Universidade Europeia, Lisboa, Portugal. Este estudo reflete sobre a renovação a que o saber manual e os processos de manufactura artesanal têm sido sujeitos em Portugal, mais especificamente, mas também no mundo ocidental em geral desde o início do século XXI. Existem várias técnicas artesanais, antes vistas como processos de fabrico comuns e até há bem pouco tempo consideradas obsoletas, que estão a marcar presença em Feiras de Arte e de Design, em Galerias e Oficinas. Designers, artistas e artesãos atuais estão a cruzar linhas industriais com técnicas manuais. Este trabalho de reflexão tem por objetivo investigar e explorar algumas das fronteiras criativas entre os processos criativos, as obras e as tradições de designers, artistas e artesãs em Portugal. Para isso seguiu-se uma metodologia de apresentação e análise teórica que culminou no exame de três estudos caso, através dos quais se comparam conceitos, legados e objetos de várias áreas como objetos da cerâmica, com técnicas de impressão e de algumas outras artes plásticas. Observou-se também a execução de cada um dos ofícios para refletir sobre o entrelaçamento dos seus conceitos, diferenças e complementaridades. Através desta reflexão, compreender-se-á como o modelo modernista da unificação das artes poderá estar a concretizar-se em pleno século XXI em Portugal e como, na contemporaneidade, a tecnologia digital está a tornar-se parte vital da sociedade ocidental.
id RCAP_5e8a66bf010e1c3d2a0062c687bdb130
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/43770
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Fronteiras criativas entre designer, artista e artesãDesignerArtistaNova ArtesãProcesso criativoRevivalismoContemporaneidade em PortugalFronteiras Criativas entre Designer, Artista e Artesã é o título da dissertação e do estudo realizado no âmbito do Mestrado em Design Management do IADE-Universidade Europeia, Lisboa, Portugal. Este estudo reflete sobre a renovação a que o saber manual e os processos de manufactura artesanal têm sido sujeitos em Portugal, mais especificamente, mas também no mundo ocidental em geral desde o início do século XXI. Existem várias técnicas artesanais, antes vistas como processos de fabrico comuns e até há bem pouco tempo consideradas obsoletas, que estão a marcar presença em Feiras de Arte e de Design, em Galerias e Oficinas. Designers, artistas e artesãos atuais estão a cruzar linhas industriais com técnicas manuais. Este trabalho de reflexão tem por objetivo investigar e explorar algumas das fronteiras criativas entre os processos criativos, as obras e as tradições de designers, artistas e artesãs em Portugal. Para isso seguiu-se uma metodologia de apresentação e análise teórica que culminou no exame de três estudos caso, através dos quais se comparam conceitos, legados e objetos de várias áreas como objetos da cerâmica, com técnicas de impressão e de algumas outras artes plásticas. Observou-se também a execução de cada um dos ofícios para refletir sobre o entrelaçamento dos seus conceitos, diferenças e complementaridades. Através desta reflexão, compreender-se-á como o modelo modernista da unificação das artes poderá estar a concretizar-se em pleno século XXI em Portugal e como, na contemporaneidade, a tecnologia digital está a tornar-se parte vital da sociedade ocidental.Creative Borders between Designer, Artist and Craftswoman is the title of the dissertation and study carried out within the scope of the Master's in Design Management at IADE-European University, Lisbon, Portugal. This study reflects on the renewal to which manual knowledge and artisanal manufacturing processes have been subjected in Portugal, more specifically, but also in the Western world in general since the beginning of the 21st century. There are several artisanal techniques, previously seen as common manufacturing processes and until recently considered obsolete, which are being present in Art and Design Fairs, in Galleries and Workshops. Today's designers, artists and artisans are crossing industrial lines with manual techniques. This reflection work aims to investigate and explore some of the creative boundaries between the creative processes, works and traditions of designers, artists and artisans in Portugal. For this, a methodology of presentation and theoretical analysis was followed, which culminated in the examination of three case studies, through which concepts, legacies and objects from various areas such as ceramic objects, with printing techniques and some other plastic arts are compared. The execution of each of the crafts was also observed to reflect on the intertwining of their concepts, differences and complementarities. Through this reflection, it will be understood how the modernist model of the unification of the arts could be taking place in the 21st century in Portugal and how, in contemporary times, digital technology is becoming a vital part of western society.Gancho, SaraRepositório ComumMortoza, Bhya Sugai Medeiros2023-02-09T17:21:19Z2022-122022-12-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/43770TID:203161572porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-30T16:00:30Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/43770Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:46:43.337818Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Fronteiras criativas entre designer, artista e artesã
title Fronteiras criativas entre designer, artista e artesã
spellingShingle Fronteiras criativas entre designer, artista e artesã
Mortoza, Bhya Sugai Medeiros
Designer
Artista
Nova Artesã
Processo criativo
Revivalismo
Contemporaneidade em Portugal
title_short Fronteiras criativas entre designer, artista e artesã
title_full Fronteiras criativas entre designer, artista e artesã
title_fullStr Fronteiras criativas entre designer, artista e artesã
title_full_unstemmed Fronteiras criativas entre designer, artista e artesã
title_sort Fronteiras criativas entre designer, artista e artesã
author Mortoza, Bhya Sugai Medeiros
author_facet Mortoza, Bhya Sugai Medeiros
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Gancho, Sara
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Mortoza, Bhya Sugai Medeiros
dc.subject.por.fl_str_mv Designer
Artista
Nova Artesã
Processo criativo
Revivalismo
Contemporaneidade em Portugal
topic Designer
Artista
Nova Artesã
Processo criativo
Revivalismo
Contemporaneidade em Portugal
description Fronteiras Criativas entre Designer, Artista e Artesã é o título da dissertação e do estudo realizado no âmbito do Mestrado em Design Management do IADE-Universidade Europeia, Lisboa, Portugal. Este estudo reflete sobre a renovação a que o saber manual e os processos de manufactura artesanal têm sido sujeitos em Portugal, mais especificamente, mas também no mundo ocidental em geral desde o início do século XXI. Existem várias técnicas artesanais, antes vistas como processos de fabrico comuns e até há bem pouco tempo consideradas obsoletas, que estão a marcar presença em Feiras de Arte e de Design, em Galerias e Oficinas. Designers, artistas e artesãos atuais estão a cruzar linhas industriais com técnicas manuais. Este trabalho de reflexão tem por objetivo investigar e explorar algumas das fronteiras criativas entre os processos criativos, as obras e as tradições de designers, artistas e artesãs em Portugal. Para isso seguiu-se uma metodologia de apresentação e análise teórica que culminou no exame de três estudos caso, através dos quais se comparam conceitos, legados e objetos de várias áreas como objetos da cerâmica, com técnicas de impressão e de algumas outras artes plásticas. Observou-se também a execução de cada um dos ofícios para refletir sobre o entrelaçamento dos seus conceitos, diferenças e complementaridades. Através desta reflexão, compreender-se-á como o modelo modernista da unificação das artes poderá estar a concretizar-se em pleno século XXI em Portugal e como, na contemporaneidade, a tecnologia digital está a tornar-se parte vital da sociedade ocidental.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12
2022-12-01T00:00:00Z
2023-02-09T17:21:19Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/43770
TID:203161572
url http://hdl.handle.net/10400.26/43770
identifier_str_mv TID:203161572
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130938425212928