A questão ambiental como fonte de vantagem competitiva na estratégia das empresas industriais
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 1999 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.5/21873 |
Resumo: | Mestrado em Gestão e Estratégia Industrial. |
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A questão ambiental como fonte de vantagem competitiva na estratégia das empresas industriaisDesenvolvimento SustentávelEcoeficiênciaProdução Mais LimpaCertificação Ambiental (ISO 14000)Gestão Ambiental pela Qualidade TotalPEDIP IIMestrado em Gestão e Estratégia Industrial.O aumento da consciencialização pública para problemas como a chuva ácida, o aquecimento global, a destruição da camada de ozono, bem como a ocorrência de desastres ecológicos específicos, nomeadamente, os graves acidentes industrias de Seveso, Bhopal ou Chernobyl e os derrames de crude do Exxon Valdez, Amoco Cadiz ou Torrey Canyon, conduziram os assuntos ambientais à ordem do dia na agenda política dos países industrializados. Em resposta aos recentes desafios surge nos finais da década de 80 o conceito de Desenvolvimento Sustentável. Entende-se por tal, o desenvolvimento que visa satisfazer as necessidades do presente sem comprometer as gerações futuras na satisfação das suas próprias necessidades. O caminho para a sustentabilidade pressupõe a necessidade de deslocação do paradigma existente para o da Ecoeficiência, o qual se traduz numa abordagem que integra determinantes económicos, ambientais e sociais, para além de encarar as questões ambientais como oportunidades na estratégia empresarial, apostando em instrumentos de natureza preventiva, designadamente, a Avaliação do Ciclo de Vida do Produto, a Produção Mais Limpa e a Certificação Ambiental pela ISO 14000. Por outro lado, a Ecoeficiência deve ser encarada como uma via para a Gestão Ambiental pela Qualidade Total, onde o empenho de todos os trabalhadores é essencial para maximizar a eficiência e a sustentabilidade da empresa, satisfazendo simultaneamente as necessidades dos clientes. Em Portugal, as questões ambientais começam a despertar interesse, quer na opinião pública, quer nos consumidores. Como principal instrumento de política industrial e protecção ambiental foi implementado o PEDIP II que, entre outros meios, concede apoios directos a acções que visem a preservação do ambiente definido pela legislação nacional e comunitária. São já muitas as empresas que operam de acordo com princípios ecológicos e respondem proactivamente ao integrarem na sua estratégia o ambiente como factor competitivo, mas a maioria ainda tem um longo caminho a percorrer...Instituto Superior de Economia e GestãoMartins, Maximiano Alberto RodriguesRepositório da Universidade de LisboaReal, Gabriel Barradas Tavares Crisóstomo2021-09-20T18:22:07Z1999-061999-06-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/21873porReal, Gabriel Barradas Tavares Crisóstomo (1999). "A questão ambiental como fonte de vantagem competitiva na estratégia das empresas industriais”. Dissertação de Mestrado. Universidade Técnica de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:51:25Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/21873Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:06:24.998164Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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