Empreendedorismo em Cabo Verde. Necessidade ou oportunidade: realidade da Ilha de Santo Antão – Cabo Verde

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Vlademiro Eugénio
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/3360
Resumo: Sob a nova óptica de um mundo globalizado e sem fronteiras, a actividade empreendedora reveste-se de fundamental importância para o processo de desenvolvimento económico de uma comunidade e de uma nação, pois estimula o crescimento gerando novos empregos, novas tecnologias e novos produtos e serviços. A visão tradicional do empreendedorismo é que empreendedores ocupam nichos de mercado, visualizam onde há espaços a serem preenchidos. No entanto, a escassez de postos de trabalho e a sensação de futuro incerto podem exercer uma pressão no indivíduo, motivando-o a criar seu próprio negócio como forma de assegurar o seu sustento, ou seja, desenvolvendo uma actividade empreendedora. Estudos sobre a motivação empreendedora mostram-nos que a actividade empreendedora, por um lado, é realizada por indivíduos que conseguem identificar novas oportunidades de negócios através de um processo visionário; por outro lado, a mesma actividade é realizada por indivíduos que não tinham outra escolha, ou seja, que estavam desempregados e sem alternativas, e assim iniciaram seu próprio negócio por necessidade de sobrevivência. Este trabalho apresenta um estudo qualitativo, desenvolvido através de pesquisa exploratória, bibliográfica e de campo, feito a cento e vinte empreendedores estabelecidos na ilha de Santo Antão, em Cabo Verde. Teve como objectivo identificar, com base no binómio “Empreendedorismo por oportunidade” ou “Empreendedorismo por necessidade”, o que está na origem do empreendedorismo praticado na referida Ilha. Para um melhor entendimento das motivações empreendedoras, foi utilizado um referencial teórico que aborda o tema “empreendedorismo”. A pesquisa de campo foi realizada através da utilização de questionários/entrevistas e o método de recolha de dados foi o de entrevista directa.
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