Os contributos de uma Gallery Walk para promover a comunicação matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gamboa, Joana Isabel Crispim
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/10989
Resumo: Relatório de Estágio realizado no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada II e apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção do grau de mestre em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico
id RCAP_5ec68be31122b08d58e0c48aedbed348
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/10989
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Os contributos de uma Gallery Walk para promover a comunicação matemáticaComunicação matemáticaGallery WalkRepresentações matemáticasDiscussão matemática.Mathematical communicationMathematical representationsMathematical discussionRelatório de Estágio realizado no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada II e apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção do grau de mestre em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino BásicoO presente relatório foi desenvolvido no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada II, do mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico. Neste é feita uma breve descrição e análise crítica das práticas pedagógicas desenvolvidas no 1.º e no 2.º Ciclo do Ensino Básico e, é ainda apresentado, um estudo investigativo desenvolvido no 1.º Ciclo do Ensino Básico subordinado ao tema os contributos de uma Gallery Walk para promover a comunicação matemática. O estudo desenvolvido decorre da pertinência do tema, do interesse pessoal da investigadora e da fragilidade detetada num grupo de 20 crianças do 4.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico – a dificuldade e resistência em explicitar a forma como pensavam na resolução de determinada tarefa matemática, não tirando partido das potencialidades de explicar e justificar os seus raciocínios, bem como de argumentar, de questionar e de discutir. Esta investigação visa perceber quais os contributos de uma Gallery Walk para potenciar as representações matemáticas e a argumentação e discussão matemática. Para o estudo optou-se por uma metodologia de natureza qualitativa, no âmbito da investigação-ação. A intervenção decorreu ao longo de cinco sessões, com a implementação de um problema da semana que os alunos deveriam resolver, apresentar num poster, analisar e tecer comentários ao poster dos colegas e por fim, apresentar e discutir com toda a turma. Os resultados foram analisados com foco: (i) na classificação de representações matemáticas; (ii) no discurso matemático dos alunos durante a discussão; (iii) nos tipos de comentários aos posters. Foi notória a preocupação dos alunos na escolha do tipo de representação e na elaboração dos posters pelo facto de estes irem ser comentados pelos colegas. No momento das apresentações, desenrolaram-se discussões matemáticas em que os alunos explicaram e argumentaram sobre as suas estratégias tendo em vista os comentários colocados nos posters durante a Gallery Walk. Assim, é possível afirmar que a Gallery Walk potencia a utilização de representações matemáticas diversificadas e adequadas à tarefa e despoleta discussões matemáticas significativas, ou seja, é uma estratégia que favorece a comunicação matemática.ABSTRACT This report was developed in the context of the curricular unit “Supervised Teaching Practice II”, included in a master’s degree in Education of the 1st cycle of Basic Education and in Mathematics and Natural Sciences of the 2nd cycle of Basic Education. In this report was done a brief description and critical analysis of the pedagogic practices developed in both 4th and 5th grades, and it is also presented a research study developed in a 4th grade class, focused on the contributions of a Gallery Walk to promote mathematical communication. The subject of this study was established by the relevance of the topic, personal interest of the researcher and the difficulties detected in a class of twenty children from the 4th grade – the difficulty in explaining their thinking in solving mathematical tasks. This way, the students didn’t benefit from the potentialities of explaining and justifying their reasoning, as well as to argue, to question and discuss mathematical ideas. This research aims to identify which are the contributes of a Gallery Walk to promote the mathematical representations and the mathematical argumentation and discussion. The study follows a qualitative methodology in the field of action-research. The intervention occurred during five sessions with the implementation of a weekly problem that the students should solve, present in a poster, analyse, make comments about the colleague’s posters and in the end present and discuss with the class. The data was analysed considering: (i) a classification of the mathematical representations; (ii) the mathematical discourse of the students during the collective discussion; (iii) the kind of comments they produced to their colleagues’ posters. The results show that the students chose carefully the type of representation they presented on the posters, especially because they were going to be commented by other students. In the final moment of the presentations, the students explained and argued about their strategies bearing in mind the comments raised in the posters during the Gallery Walk. Thus, it is possible to claim that a Gallery Walk enhances the use of diverse mathematical representations, appropriated to the task and, trigger significant mathematical discussion, in other words, it is a strategy that benefits the mathematical communication.Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação de LisboaBrunheira, LinaRCIPLGamboa, Joana Isabel Crispim2020-01-16T15:30:29Z2019-07-182019-07-18T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/10989TID:202333574porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T10:01:41Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/10989Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:19:19.914033Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Os contributos de uma Gallery Walk para promover a comunicação matemática
title Os contributos de uma Gallery Walk para promover a comunicação matemática
spellingShingle Os contributos de uma Gallery Walk para promover a comunicação matemática
Gamboa, Joana Isabel Crispim
Comunicação matemática
Gallery Walk
Representações matemáticas
Discussão matemática.
Mathematical communication
Mathematical representations
Mathematical discussion
title_short Os contributos de uma Gallery Walk para promover a comunicação matemática
title_full Os contributos de uma Gallery Walk para promover a comunicação matemática
title_fullStr Os contributos de uma Gallery Walk para promover a comunicação matemática
title_full_unstemmed Os contributos de uma Gallery Walk para promover a comunicação matemática
title_sort Os contributos de uma Gallery Walk para promover a comunicação matemática
author Gamboa, Joana Isabel Crispim
author_facet Gamboa, Joana Isabel Crispim
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Brunheira, Lina
RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Gamboa, Joana Isabel Crispim
dc.subject.por.fl_str_mv Comunicação matemática
Gallery Walk
Representações matemáticas
Discussão matemática.
Mathematical communication
Mathematical representations
Mathematical discussion
topic Comunicação matemática
Gallery Walk
Representações matemáticas
Discussão matemática.
Mathematical communication
Mathematical representations
Mathematical discussion
description Relatório de Estágio realizado no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada II e apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção do grau de mestre em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-07-18
2019-07-18T00:00:00Z
2020-01-16T15:30:29Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/10989
TID:202333574
url http://hdl.handle.net/10400.21/10989
identifier_str_mv TID:202333574
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação de Lisboa
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação de Lisboa
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133459775488000