FATORES INFLUENCIADORES DA ACEITAÇÃO DA TECNOLOGIA FINANCEIRA (FINTECH) PELOS CONSUMIDORES DOS SERVIÇOS FINANCEIROS TRADICIONAIS EM PORTUGAL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Salgado, Diogo Oliveira Salgado
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: eng
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11110/2038
Resumo: A definição de negócio tem vindo a mudar ao longo dos tempos, o elemento digital e a vantagem competitiva, vão para além dos limites dos modelos de negócio tradicionais. Os consumidores recorrem cada vez mais a novas tecnologias de informação e recursos digitais. As cadeias de valor tendem a deixar de apresentar soluções standard para se tornarem mais dinâmicas, através de soluções personalizadas, que integram produtos/componentes físicos ou digitais, desenvolvidos a partir de informações sobre as preferências dos consumidores. No caso particular do setor financeiro, as tecnologias digitais estão a motivar um processo de remodelação da proposta de valor dos produtos e serviços financeiros existentes. A transformação neste setor está em curso, com a banca comercial e sistema de pagamentos, a assumirem um destaque central nesta disrupção. Áreas como as moedas digitais, pagamentos, funding, gestão de investimentos, empréstimos, gestão de risco e seguros estão a sofrer grandes transformações motivadas pela adoção da tecnologia financeira. O objetivo da implementação da tecnologia financeira nos serviços financeiros tradicionais, como é o exemplo da banca de retalho, permite uma melhoria da experiência e eficiência dos serviços prestados. Neste trabalho, o que pretendo estudar, são os serviços prestados sustentados pela tecnologia financeira - FINTECH - definida como serviços financeiros inovadores que usam novas ferramentas tecnológicas, como por exemplo os big data, cloud, robo advisors, e tecnologia móvel. Do ponto de vista da procura destes serviços por parte dos consumidores, os estudos são reduzidos, ou apenas se concentram na geração “millennials”. Considero ser de igual importância identificar as variáveis transversais a todo o mercado que influenciam o comportamento do consumidor, com o objetivo de tornar a relação digital relevante e que permita gerar valor para todos os atuais e potenciais utilizadores.
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