A introdução dos cartões de crédito em Portugal: 1960-1975
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/9008 |
Resumo: | A introdução dos cartões de crédito em Portugal é fundada na longa experiência que nos Estados Unidos da América foi construída sobre a organização do crédito ao consumo. Nessa experiência, pode referenciar-se Edward Bellamy, autor de uma concepção ideológica que, nunca tendo encontrado expressão no mundo real, criou a denominação do que é hoje uma expressão corrente e inquestionada: o cartão de crédito. Foi ainda possível desvendar-se um processo sustentado no dinamismo e criatividade da economia americana. Os suportes materiais dessas novas práticas foram objecto de pesquisa e recolha de elementos caracterizadores da sua evolução. Na economia portuguesa dos anos sessenta do século XX, marcada ainda pela ruralidade e pelo comércio tradicional, a introdução dos cartões de crédito traduz uma rápida e fácil adopção de novos hábitos. Entre 1960 e 1974 foram lançados em Portugal: o cartão Diners Club; o cartão Sottomayor, integrado na rede BankAmericard/Visa; e o cartão Unibanco, da rede Interbank/Master Charge. A escassa documentação possível de localizar, de entre a pouca que poderá existir, sustenta o estudo dessa realidade. Daí o recurso a testemunhos que, para além do seu valor documental, acrescentaram uma nota pessoal e rica de conteúdo. As operações de lançamento de cartões de crédito e a publicidade que as suportou, traçam um quadro visível de uma economia pujante de iniciativa, e lançada também a espaços ultramarinos inexplorados. A acção diferenciadora de homens de acção, com visão inovadora colocou o país no grupo dos primeiros utilizadores e emissores de cartões de crédito. Essa realidade veio a ser confrontada com as vicissitudes de uma revolução que travou por largo tempo o pleno desenvolvimento duma norma que hoje é aceite a nível global. |
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A introdução dos cartões de crédito em Portugal: 1960-1975Sistemas de créditoCrédito - História - Estados Unidos da América - PortugalFinanciamentoA introdução dos cartões de crédito em Portugal é fundada na longa experiência que nos Estados Unidos da América foi construída sobre a organização do crédito ao consumo. Nessa experiência, pode referenciar-se Edward Bellamy, autor de uma concepção ideológica que, nunca tendo encontrado expressão no mundo real, criou a denominação do que é hoje uma expressão corrente e inquestionada: o cartão de crédito. Foi ainda possível desvendar-se um processo sustentado no dinamismo e criatividade da economia americana. Os suportes materiais dessas novas práticas foram objecto de pesquisa e recolha de elementos caracterizadores da sua evolução. Na economia portuguesa dos anos sessenta do século XX, marcada ainda pela ruralidade e pelo comércio tradicional, a introdução dos cartões de crédito traduz uma rápida e fácil adopção de novos hábitos. Entre 1960 e 1974 foram lançados em Portugal: o cartão Diners Club; o cartão Sottomayor, integrado na rede BankAmericard/Visa; e o cartão Unibanco, da rede Interbank/Master Charge. A escassa documentação possível de localizar, de entre a pouca que poderá existir, sustenta o estudo dessa realidade. Daí o recurso a testemunhos que, para além do seu valor documental, acrescentaram uma nota pessoal e rica de conteúdo. As operações de lançamento de cartões de crédito e a publicidade que as suportou, traçam um quadro visível de uma economia pujante de iniciativa, e lançada também a espaços ultramarinos inexplorados. A acção diferenciadora de homens de acção, com visão inovadora colocou o país no grupo dos primeiros utilizadores e emissores de cartões de crédito. Essa realidade veio a ser confrontada com as vicissitudes de uma revolução que travou por largo tempo o pleno desenvolvimento duma norma que hoje é aceite a nível global.The introduction of credit cards in Portugal was based on the experience built upon the development of consumer credit in the United States of America. In American experience, Edward Bellamy deserves to be mentioned as the author of an ideological concept which, although never actually implemented in the real world, created a denomination that is now a common and unquestionable expression: the credit card. Such experience also reveals the dynamism and creativity of the American economy. The material specimens used in those new practices were made the object of research and collection, documenting their evolution. In the Portuguese economy of the 1960s, still marked by a rural background and traditional commerce, the introduction of credit cards demonstrates an easy and quick adoption of new habits. Between 1960 and 1974, several credit cards were launched in Portugal: the Diners Club card; the Sottomayor card, integrated in the BankAmericard/Visa network; and the Unibanco card, in the Interbank/Master Charge network. The limited documentation available, from the short supply of possibly surviving records, supports the study of that reality. Individual testimonies were sought which, beyond their factual value, add a personal and suggestive contribution. The launching operations of the credit cards, and the advertising that supported them, give evidence of an economy full of initiative, aiming also at the unexplored overseas territories. Men of action with an innovative vision, made the difference, and placed the country in the forefront of users and issuers of credit cards. This reality was later faced with the hazards of a revolution which restrained, for a long time, the full development of a norm which now enjoys worldwide acceptance.Universidade de Aveiro20082008-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/9008porFerreira, Agostinho Camposinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:15:24Zoai:ria.ua.pt:10773/9008Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:45:58.553577Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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