Reporte financeiro de Heritage Assets : estudo de caso da Força Aérea Portuguesa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Bruno Miguel Serra
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/22700
Resumo: Mestrado Bolonha em Contabilidade, Fiscalidade e Finanças Empresariais
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spelling Reporte financeiro de Heritage Assets : estudo de caso da Força Aérea Portuguesaheritage assetsreconhecimentomensuraçãodivulgaçãotriangulação de fontesrecognitionmeasurementdisclosuresource triangulationMestrado Bolonha em Contabilidade, Fiscalidade e Finanças EmpresariaisO International Public Sector Accounting Standards Board (IPSASB) é o órgão responsável pela emissão de normas para o tratamento contabilístico dos Heritage Assets (HA). A falta de objetividade nas regras de reconhecimento e mensuração destes ativos conduziram à dificuldade de aplicação plena da norma, a International Public Sector Accounting Standard (IPSAS) 17, que por sua vez levou a um debate entre os vários autores da literatura existente. Assim, o IPSASB iniciou trabalhos em 2017, com intuito de rever e reformular a norma. Dado o problema, este estudo pretende definir se a Força Aérea Portuguesa (FA) deve, ou não, reconhecer e mensurar os HA, cumprindo assim as sugestões emanadas pelo IPSASB. Caso não se verifique a possibilidade de mensurar os HA com fiabilidade, saber se a FA se deve focar na divulgação da informação financeira e não financeira, completa e apropriada. O presente estudo assenta em investigação qualitativa, com base na triangulação de três fontes: revisão de literatura, análise documental e entrevistas. As entrevistas semiestruturadas foram realizadas através de videoconferência a quatro profissionais com experiência nas respetivas áreas de interesse, conservação de património histórico e tratamento contabilístico. Os resultados evidenciam que é possível reconhecer e mensurar os HA, através da divisão entre operacionais (cash-flows de concessões) e não operacionais (custos de manutenção e conservação), no entanto, para a FA apenas se aplica a segunda hipótese visto que a organização não possui HA operacionais. Independentemente do reconhecimento e mensuração dos HA, os resultados apontam para um maior foco na divulgação da informação, incluindo a não financeira, o que segue a linha de tendência na responsabilidade de prestação de contas. Este estudo permite a criação de uma base que justifique determinadas práticas, sendo uma fase preliminar para a obtenção de ideias e hipóteses que poderão vir a ser testadas posteriormente, como por exemplo, a realização de estudos quantitativos com base em aspetos relevantes dos HA.The International Public Sector Accounting Standards Board (IPSASB) is the body responsible for issuing standards for the accounting treatment of Heritage Assets (HA). The lack of objectivity in the rules for recognition and measurement of these assets led to difficulty of fully applying the standard, International Public Sector Accounting Standard (IPSAS) 17, which in turn led to a debate among the various authors of the existing literature. Thus, the IPSASB began work in 2017, with the intention of reviewing and reformulating the standard. Given the problem, this study aims to define whether the Portuguese Air Force (AF) should, or should not, recognize and measure the HA, thus complying with the suggestions issued by the IPSASB. If it is not possible to measure HA reliably, to know if the AF should focus on a complete and appropriate information disclosure. This study followed a qualitative research, based on the triangulation of three sources: literature review, document analysis and interviews. The semi-structured interviews were conducted through videoconference to four professionals with experience in the respective areas of interest, conservation of historical heritage and accounting treatment. The results show that it is possible to recognize and measure HA, through the division between operational (cash-flows from concessions) and non- operational (maintenance and conservation costs), however, for FA only the second hypothesis applies since the organization has no operational HA. Regardless of the recognition and measurement of HA, the results point to a greater focus on disclosure, which follows the trend line in accountability. This study allows the creation of a basis that justifies certain practices, and is a preliminary stage for obtaining ideas and hypotheses that can be tested later, such as quantitative studies based on relevant aspects of HA.Instituto Superior de Economia e GestãoMorais, AnaSilva, Sónia FernandesRepositório da Universidade de LisboaSantos, Bruno Miguel Serra2021-12-12T11:38:26Z2021-102021-10-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/22700porSantos, Bruno Miguel Serra (2021). "Reporte financeiro de Heritage Assets : estudo de caso da Força Aérea Portuguesa". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. 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