Relação entre Indução do Humor através da Música e Evocação de Memórias Autobiográficas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almendra, Rita Luís do Carmo
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.12/6714
Resumo: A relação que a música exerce na memória tem suscitado várias abordagens e interpretações. O interesse pelo tema tem vindo a evidenciar-se nos últimos anos entre a comunidade científica sobre diversos contextos, populações clínicas ou com características particulares, sendo em Portugal uma área de investigação recente. Este estudo realizado em laboratório possui um carácter experimental. Como metodologia utilizada, procedeu-se à aplicação do Inventário de Sintomas Psicopatológicos, o Inventário de Depressão de Beck, o Inventário de Ansiedade Estado e Traço, a Escala de Avaliação Emocional e a Escala Aceitando o Passado/ Relembrando o Passado e dois estímulos musicais distintos, que procuram induzir estados emocionais específicos no sujeito – tristeza e alegria. O objectivo, compreender de que forma influenciam a valência emocional das memórias autobiográficas evocadas perante a tarefa de Memória Autobiográfica. Os resultados demonstram que, em ambas as amostras os participantes invocaram mais memórias autobiográficas de valência emocional positiva, o que não permite a linearidade entre o procedimento de indução do humor e relação entre a valência das memórias. Concluímos que o processo de indução de humor e memória é um tema complexo que exige uma abordagem aprofundada no seu entendimento e concepção, particularmente na indução de estados de tristeza nos sujeitos. Contudo, encontramos evidências que suportam a noção de congruência entre indução de estados de humor positivos e evocação de memórias autobiográficas de valência positiva.
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