MELHORANDO O DESEMPENHO ESCOLAR COM O USO DE REPRESENTAÇÃO DE REGISTROS SEMIÓTICOS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Neres, Raimundo Luna
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Brandão, Raimundo José Barbosa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.25755/int.17835
Resumo: O presente artigo revela parte de uma pesquisa qualitativa de intervensão, realizada em sessões reflexivas das representações semióticas com alunos do ensino fundamental de uma escola pública do município de São Luís – Maranhão/Brasil. Com o objetivo de contribuir para a melhoria do desempenho escolar em Matemática. Para isso, na elaboração de atividades de Matemática aplicadas aos sujeitos da pesquisa usou-se registros de representação semiótica, para serem trabalhadas as funções de tratamento e as funções cognitivas de conversão de um registro em outro. As análises foram baseadas na Teoria dos Registros de Representação Semiótica. Os alunos revelaram melhor compreensão em atividades envolvendo tratamento de registros do que quando se trabalhou com a conversão de um registro em outro registro. Observou-se que na conversão do registro linguagem natural para o registro numérico, apresentaram melhor rendimento do que trabalhando com outros tipos de conversões. Constatou-se também que as dificuldades de aprendizagem não estavam relacionadas somente à resolução das atividades propostas e sim à leitura e interpretação do que estavam lendo. Esse fato nos levou a conjecturar que para melhorar a aprendizagem dos sujeitos desta pesquisa precisava-se utilizar outras práticas metodológicas. O ensino baseado em representações matemáticas. Pois, acredita-se que o ensino com aporte nessa teoria pode facilitar a aprendizagem, e consequentemente os alunos terão melhor aproveitamento em Matemática.
id RCAP_5f0ef92872bd0a7c724537d2fae424e3
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/17835
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling MELHORANDO O DESEMPENHO ESCOLAR COM O USO DE REPRESENTAÇÃO DE REGISTROS SEMIÓTICOSArtigosO presente artigo revela parte de uma pesquisa qualitativa de intervensão, realizada em sessões reflexivas das representações semióticas com alunos do ensino fundamental de uma escola pública do município de São Luís – Maranhão/Brasil. Com o objetivo de contribuir para a melhoria do desempenho escolar em Matemática. Para isso, na elaboração de atividades de Matemática aplicadas aos sujeitos da pesquisa usou-se registros de representação semiótica, para serem trabalhadas as funções de tratamento e as funções cognitivas de conversão de um registro em outro. As análises foram baseadas na Teoria dos Registros de Representação Semiótica. Os alunos revelaram melhor compreensão em atividades envolvendo tratamento de registros do que quando se trabalhou com a conversão de um registro em outro registro. Observou-se que na conversão do registro linguagem natural para o registro numérico, apresentaram melhor rendimento do que trabalhando com outros tipos de conversões. Constatou-se também que as dificuldades de aprendizagem não estavam relacionadas somente à resolução das atividades propostas e sim à leitura e interpretação do que estavam lendo. Esse fato nos levou a conjecturar que para melhorar a aprendizagem dos sujeitos desta pesquisa precisava-se utilizar outras práticas metodológicas. O ensino baseado em representações matemáticas. Pois, acredita-se que o ensino com aporte nessa teoria pode facilitar a aprendizagem, e consequentemente os alunos terão melhor aproveitamento em Matemática.This article reveals part of a qualitative intervention's research conducted in reflective sessions of semiotic representations, with elementary school students from a public school in the city of São Luís - Maranhão / Brazil. With the purpose of contributing to the improvement of the school's performance in mathematics. To achieve this, in the elaboration of the mathematics activities applied to the research’s subject, records of semiotic representation were used, to work on the treatment functions and the cognitive functions of converting one record into another. The reviews were based in the Records of Semiotic Representation Theory. The students show a better comprehension in activities involving records treatment than when converting one record into another record. It was observed that in the convertion of natural language record to the numeric record, they revealed a better performance than working with other types of conversion. It was also noted that the difficulties of learning were not only related to the resolution of the proposed activities, but to the lecture and interpretation of what they were reading. This fact led us to conjecture that, to improve the learning of the subjects of this research it was necessary to use others methodological practices. The education based in mathematics representations. Seeing as it is believed that teaching based on this theory can facilitate the learning, and consequently the students will have better use in Mathematics.Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém2019-11-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.25755/int.17835por1646-2335Neres, Raimundo LunaBrandão, Raimundo José Barbosainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-02T18:09:44Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/17835Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:47:58.674494Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv MELHORANDO O DESEMPENHO ESCOLAR COM O USO DE REPRESENTAÇÃO DE REGISTROS SEMIÓTICOS
title MELHORANDO O DESEMPENHO ESCOLAR COM O USO DE REPRESENTAÇÃO DE REGISTROS SEMIÓTICOS
spellingShingle MELHORANDO O DESEMPENHO ESCOLAR COM O USO DE REPRESENTAÇÃO DE REGISTROS SEMIÓTICOS
Neres, Raimundo Luna
Artigos
title_short MELHORANDO O DESEMPENHO ESCOLAR COM O USO DE REPRESENTAÇÃO DE REGISTROS SEMIÓTICOS
title_full MELHORANDO O DESEMPENHO ESCOLAR COM O USO DE REPRESENTAÇÃO DE REGISTROS SEMIÓTICOS
title_fullStr MELHORANDO O DESEMPENHO ESCOLAR COM O USO DE REPRESENTAÇÃO DE REGISTROS SEMIÓTICOS
title_full_unstemmed MELHORANDO O DESEMPENHO ESCOLAR COM O USO DE REPRESENTAÇÃO DE REGISTROS SEMIÓTICOS
title_sort MELHORANDO O DESEMPENHO ESCOLAR COM O USO DE REPRESENTAÇÃO DE REGISTROS SEMIÓTICOS
author Neres, Raimundo Luna
author_facet Neres, Raimundo Luna
Brandão, Raimundo José Barbosa
author_role author
author2 Brandão, Raimundo José Barbosa
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Neres, Raimundo Luna
Brandão, Raimundo José Barbosa
dc.subject.por.fl_str_mv Artigos
topic Artigos
description O presente artigo revela parte de uma pesquisa qualitativa de intervensão, realizada em sessões reflexivas das representações semióticas com alunos do ensino fundamental de uma escola pública do município de São Luís – Maranhão/Brasil. Com o objetivo de contribuir para a melhoria do desempenho escolar em Matemática. Para isso, na elaboração de atividades de Matemática aplicadas aos sujeitos da pesquisa usou-se registros de representação semiótica, para serem trabalhadas as funções de tratamento e as funções cognitivas de conversão de um registro em outro. As análises foram baseadas na Teoria dos Registros de Representação Semiótica. Os alunos revelaram melhor compreensão em atividades envolvendo tratamento de registros do que quando se trabalhou com a conversão de um registro em outro registro. Observou-se que na conversão do registro linguagem natural para o registro numérico, apresentaram melhor rendimento do que trabalhando com outros tipos de conversões. Constatou-se também que as dificuldades de aprendizagem não estavam relacionadas somente à resolução das atividades propostas e sim à leitura e interpretação do que estavam lendo. Esse fato nos levou a conjecturar que para melhorar a aprendizagem dos sujeitos desta pesquisa precisava-se utilizar outras práticas metodológicas. O ensino baseado em representações matemáticas. Pois, acredita-se que o ensino com aporte nessa teoria pode facilitar a aprendizagem, e consequentemente os alunos terão melhor aproveitamento em Matemática.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-11-30
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.25755/int.17835
url https://doi.org/10.25755/int.17835
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 1646-2335
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém
publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130950741786624