MELHORANDO O DESEMPENHO ESCOLAR COM O USO DE REPRESENTAÇÃO DE REGISTROS SEMIÓTICOS
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Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.25755/int.17835 |
Resumo: | O presente artigo revela parte de uma pesquisa qualitativa de intervensão, realizada em sessões reflexivas das representações semióticas com alunos do ensino fundamental de uma escola pública do município de São Luís – Maranhão/Brasil. Com o objetivo de contribuir para a melhoria do desempenho escolar em Matemática. Para isso, na elaboração de atividades de Matemática aplicadas aos sujeitos da pesquisa usou-se registros de representação semiótica, para serem trabalhadas as funções de tratamento e as funções cognitivas de conversão de um registro em outro. As análises foram baseadas na Teoria dos Registros de Representação Semiótica. Os alunos revelaram melhor compreensão em atividades envolvendo tratamento de registros do que quando se trabalhou com a conversão de um registro em outro registro. Observou-se que na conversão do registro linguagem natural para o registro numérico, apresentaram melhor rendimento do que trabalhando com outros tipos de conversões. Constatou-se também que as dificuldades de aprendizagem não estavam relacionadas somente à resolução das atividades propostas e sim à leitura e interpretação do que estavam lendo. Esse fato nos levou a conjecturar que para melhorar a aprendizagem dos sujeitos desta pesquisa precisava-se utilizar outras práticas metodológicas. O ensino baseado em representações matemáticas. Pois, acredita-se que o ensino com aporte nessa teoria pode facilitar a aprendizagem, e consequentemente os alunos terão melhor aproveitamento em Matemática. |
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MELHORANDO O DESEMPENHO ESCOLAR COM O USO DE REPRESENTAÇÃO DE REGISTROS SEMIÓTICOSArtigosO presente artigo revela parte de uma pesquisa qualitativa de intervensão, realizada em sessões reflexivas das representações semióticas com alunos do ensino fundamental de uma escola pública do município de São Luís – Maranhão/Brasil. Com o objetivo de contribuir para a melhoria do desempenho escolar em Matemática. Para isso, na elaboração de atividades de Matemática aplicadas aos sujeitos da pesquisa usou-se registros de representação semiótica, para serem trabalhadas as funções de tratamento e as funções cognitivas de conversão de um registro em outro. As análises foram baseadas na Teoria dos Registros de Representação Semiótica. Os alunos revelaram melhor compreensão em atividades envolvendo tratamento de registros do que quando se trabalhou com a conversão de um registro em outro registro. Observou-se que na conversão do registro linguagem natural para o registro numérico, apresentaram melhor rendimento do que trabalhando com outros tipos de conversões. Constatou-se também que as dificuldades de aprendizagem não estavam relacionadas somente à resolução das atividades propostas e sim à leitura e interpretação do que estavam lendo. Esse fato nos levou a conjecturar que para melhorar a aprendizagem dos sujeitos desta pesquisa precisava-se utilizar outras práticas metodológicas. O ensino baseado em representações matemáticas. Pois, acredita-se que o ensino com aporte nessa teoria pode facilitar a aprendizagem, e consequentemente os alunos terão melhor aproveitamento em Matemática.This article reveals part of a qualitative intervention's research conducted in reflective sessions of semiotic representations, with elementary school students from a public school in the city of São Luís - Maranhão / Brazil. With the purpose of contributing to the improvement of the school's performance in mathematics. To achieve this, in the elaboration of the mathematics activities applied to the research’s subject, records of semiotic representation were used, to work on the treatment functions and the cognitive functions of converting one record into another. The reviews were based in the Records of Semiotic Representation Theory. The students show a better comprehension in activities involving records treatment than when converting one record into another record. It was observed that in the convertion of natural language record to the numeric record, they revealed a better performance than working with other types of conversion. It was also noted that the difficulties of learning were not only related to the resolution of the proposed activities, but to the lecture and interpretation of what they were reading. This fact led us to conjecture that, to improve the learning of the subjects of this research it was necessary to use others methodological practices. The education based in mathematics representations. Seeing as it is believed that teaching based on this theory can facilitate the learning, and consequently the students will have better use in Mathematics.Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém2019-11-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.25755/int.17835por1646-2335Neres, Raimundo LunaBrandão, Raimundo José Barbosainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-02T18:09:44Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/17835Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:47:58.674494Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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