Trabalho de projeto

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Amado, Nélia
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Carreira, Susana
Tipo de documento: Relatório
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.1/15482
Resumo: Os projetos são tarefas complexas que envolvem os alunos em criação, resolução de problemas, tomada de decisões e atividades investigativas. Os alunos trabalham de forma autónoma por períodos longos e preparam produtos ou apresentações realistas. Outras características definidoras do trabalho de projeto incluem a autenticidade dos temas e conteúdos, bem como a avaliação dos resultados, o papel facilitador e não diretivo dos professores, a existência de objetivos educacionais claros, a aprendizagem cooperativa, a reflexão e o desenvolvimento de competências importantes no mundo real. Falar de projetos não é, de modo algum, falar de um assunto novo. Há uma longa tradição de “realização de projetos” na escola que é muitas vezes sinónimo de incorporar atividades práticas no ensino, desenvolver temas interdisciplinares, efetuar viagens de estudo ou implementar investigações em laboratório, por exemplo. A variedade de práticas que se podem encontrar sob o rótulo de PBL (Project Based Learning) torna realmente difícil decidir o que é e o que não é PBL, isto, é saber se estamos ou não perante um “verdadeiro projeto”.
id RCAP_5f1230f81cb3b0071e3e0701dff473ef
oai_identifier_str oai:sapientia.ualg.pt:10400.1/15482
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Trabalho de projetoAprendizagem baseada em projetosCiências NaturaisMatemáticaFísico-QuímicaEducação FísicaEducação VisualOs projetos são tarefas complexas que envolvem os alunos em criação, resolução de problemas, tomada de decisões e atividades investigativas. Os alunos trabalham de forma autónoma por períodos longos e preparam produtos ou apresentações realistas. Outras características definidoras do trabalho de projeto incluem a autenticidade dos temas e conteúdos, bem como a avaliação dos resultados, o papel facilitador e não diretivo dos professores, a existência de objetivos educacionais claros, a aprendizagem cooperativa, a reflexão e o desenvolvimento de competências importantes no mundo real. Falar de projetos não é, de modo algum, falar de um assunto novo. Há uma longa tradição de “realização de projetos” na escola que é muitas vezes sinónimo de incorporar atividades práticas no ensino, desenvolver temas interdisciplinares, efetuar viagens de estudo ou implementar investigações em laboratório, por exemplo. A variedade de práticas que se podem encontrar sob o rótulo de PBL (Project Based Learning) torna realmente difícil decidir o que é e o que não é PBL, isto, é saber se estamos ou não perante um “verdadeiro projeto”.Governo dos Açores, Secretaria Regional da Educação e CulturaSapientiaAmado, NéliaCarreira, Susana2021-05-14T13:29:44Z2019-092019-09-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/reportapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.1/15482por10.34623/2drp-vm97info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-24T10:27:54Zoai:sapientia.ualg.pt:10400.1/15482Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:06:20.669846Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Trabalho de projeto
title Trabalho de projeto
spellingShingle Trabalho de projeto
Amado, Nélia
Aprendizagem baseada em projetos
Ciências Naturais
Matemática
Físico-Química
Educação Física
Educação Visual
title_short Trabalho de projeto
title_full Trabalho de projeto
title_fullStr Trabalho de projeto
title_full_unstemmed Trabalho de projeto
title_sort Trabalho de projeto
author Amado, Nélia
author_facet Amado, Nélia
Carreira, Susana
author_role author
author2 Carreira, Susana
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Sapientia
dc.contributor.author.fl_str_mv Amado, Nélia
Carreira, Susana
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem baseada em projetos
Ciências Naturais
Matemática
Físico-Química
Educação Física
Educação Visual
topic Aprendizagem baseada em projetos
Ciências Naturais
Matemática
Físico-Química
Educação Física
Educação Visual
description Os projetos são tarefas complexas que envolvem os alunos em criação, resolução de problemas, tomada de decisões e atividades investigativas. Os alunos trabalham de forma autónoma por períodos longos e preparam produtos ou apresentações realistas. Outras características definidoras do trabalho de projeto incluem a autenticidade dos temas e conteúdos, bem como a avaliação dos resultados, o papel facilitador e não diretivo dos professores, a existência de objetivos educacionais claros, a aprendizagem cooperativa, a reflexão e o desenvolvimento de competências importantes no mundo real. Falar de projetos não é, de modo algum, falar de um assunto novo. Há uma longa tradição de “realização de projetos” na escola que é muitas vezes sinónimo de incorporar atividades práticas no ensino, desenvolver temas interdisciplinares, efetuar viagens de estudo ou implementar investigações em laboratório, por exemplo. A variedade de práticas que se podem encontrar sob o rótulo de PBL (Project Based Learning) torna realmente difícil decidir o que é e o que não é PBL, isto, é saber se estamos ou não perante um “verdadeiro projeto”.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-09
2019-09-01T00:00:00Z
2021-05-14T13:29:44Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/report
format report
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.1/15482
url http://hdl.handle.net/10400.1/15482
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.34623/2drp-vm97
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Governo dos Açores, Secretaria Regional da Educação e Cultura
publisher.none.fl_str_mv Governo dos Açores, Secretaria Regional da Educação e Cultura
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133304736186368