Propriedades Psicométricas das Escalas de Avaliação do Estigma Associado ao Abuso de Álcool
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Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://www.interacoes-ismt.com/index.php/revista/article/view/379 |
Resumo: | Enquadramento: os estigmas, pessoal e percebido, assim como a distância social são referidos na literatura como entraves e barreiras à procura de ajuda em saúde mental, e áreas de intervenção prioritárias. Objetivo: efetuar a avaliação psicométrica, através de análise fatorial confirmatória, das escalas de avaliação do estigma pessoal, percebido e distância social acerca do abuso de álcool. Metodologia: estudo de natureza quantitativa, realizado a partir de uma amostra a partir de uma amostra de 4938 adolescentes e jovens Portugueses residentes da Região Centro de Portugal Continental, selecionada em multi-etapas por clusters, tendo sido administrado o Questionário de Avaliação da Literacia em Saúde Mental - QuALiSMental. Resultados: As escalas apresentam bons índices de ajustamento que atestam da sua validade, nomeadamente, validade fatorial, validade convergente e validade discriminante. Emerge uma estrutura ajustada entre a derivação racional subjacente à escala e os resultados obtidos após análise fatorial. Conclusões: dadas as suas características, as escalas poderão ser utilizadas como medidas de avaliação do estigma. Psychometric Properties of Scales for Assessing the Stigma Associated with Alcohol AbuseBackground: Personal and perceived stigmas, as well as social distance are referred to in the literature as barriers to those seeking help in mental health and as priority areas of intervention. Aim: To perform psychometric assessment through confirmatory factor analysis, of the scales for the assessment of personal and perceived stigma and social distance about alcohol abuse. Methodology: a quantitative study, conducted with a sample of 4938 adolescents and young Portuguese residents of the Central Region of Portugal, selected by multi-stage clusters, with the administration of the Questionnaire of Mental Health Literacy Assessment – QuALiSMental. Results: The scales have good indices of fit that attest to their validity, namely, factorial validity, convergent validity and discriminant validity. An adjusted structure emerges between the underlying theoretical rationale for the scale and the results obtained by factor analysis. Conclusions: Given its features, the scales may be used as evaluation measures of stigma.Keywords: Stigma, social distance, youth, psychometrics. |
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