Pensamento crítico na educação. Desafios atuais
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | , , , , , , , , , |
Tipo de documento: | Livro |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10348/4818 |
Resumo: | Embora conste das políticas educativas, a promoção e desenvolvimento de capacidades de pensamento crítico são pouco valorizados a nível curricular, seja no Ensino Pré-Universitário ou no Ensino Superior, insistindo-se ainda demasiado na memorização, evocação, transmissão e reprodução de conhecimentos. Falta, pois, estabelecer um foco concreto na promoção destas capacidades, que não são intuitivas e que devem ser trabalhadas. Desde o Jardim de Infância até ao nível do Ensino Superior têm vindo a ser promovidas várias iniciativas, mas ainda são escassas. Urge potenciar o desenvolvimento da reflexão e da ação nesta área, para consolidar a inclusão destas capacidades de forma interdisciplinar numa perspetiva de maior autonomia e de responsabilização dos alunos no processo de aprendizagem, de transição para o mercado de trabalho e de aprendizagem ao longo da vida. No Ensino Superior, e apesar das iniciativas desenvolvidas em algumas das instituições nacionais e europeias, há ainda um longo caminho a percorrer para integrar o ensino do pensamento crítico nas unidades curriculares dos diferentes cursos, que passará por uma maior articulação entre o desenvolvimento destas capacidades e os conteúdos de aprendizagem, e ainda pela investigação, criação de parcerias e redes de trabalho que rentabilizem recursos e aumentem o impacto das suas atividades. O desenvolvimento do pensamento crítico na educação é um desafio que envolve um acordo sobre a natureza das capacidades do pensamento crítico, um trabalho sobre as disposições do pensador crítico, as áreas de aplicação/transferibilidade, as estratégias de ensino e a avaliação dos resultados da aprendizagem. Este livro agrega as reflexões de vários autores, docentes e investigadores, sobre as seguintes temáticas: a Conceptualização e Dimensões do Pensamento Crítico, Formação/Desenvolvimento de Estratégias e Recursos Promotores do Pensamento Crítico, o Papel/Uso das Novas Tecnologias como Instrumentos Facilitadores do Pensamento Crítico, a Avaliação do Pensamento Crítico, a Relação entre o Pensamento Crítico e a Criatividade, e o Pensamento Crítico e Literacias. E porque o pensamento crítico pode ser formado desde cedo, este livro está organizado em duas partes, uma mais direcionada para o nível pré-universitário (desde o Jardim de Infância ao Ensino Secundário), outra para o Ensino Superior. É nosso objetivo que este livro contribua para a reflexão e o desenvolvimento de caminhos que melhorem e promovam a qualidade do ensino e, mais especificamente, a aprendizagem do pensamento crítico. |
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