Implementação de melhorias numa empresa de fundição, seguindo conceitos de produção lean
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1822/89309 |
Resumo: | Dissertação de mestrado em Engenharia e Gestão Industrial |
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Implementação de melhorias numa empresa de fundição, seguindo conceitos de produção leanImplementing improvements in a casting company, following lean production conceptsLean production5SMelhoriasFerramentas leanKanbanImprovementsLean toolsEngenharia e Tecnologia::Outras Engenharias e TecnologiasDissertação de mestrado em Engenharia e Gestão IndustrialAtualmente, as empresas enfrentam cada vez mais um mercado competitivo, onde é exigida rápida resposta, preços baixos e a melhor qualidade possível, o que leva as empresas a quererem otimizar todo o processo produtivo, de forma a evitar atrasos, defeitos ou até retrabalho. Para se conseguirem manter no mercado e, até ganharem vantagem competitiva, as empresas têm recorrido, cada vez mais, à filosofia Lean Production. Como todas as empresas, a Metalúrgica Central da Trofa, apresenta falhas que podem ser melhoradas, fazendo a empresa crescer no mercado inserido. Falhas como a desorganização dos postos de trabalho, a falta de comunicação, os elevados tempos improdutivos, a existência de desperdícios e a falta de registo de reclamações de clientes são alguns dos aspetos a melhorar na empresa. A presente dissertação é desenvolvida no âmbito do Mestrado em Engenharia e Gestão Industrial e tem como objetivo a mitigação dos problemas descritos anteriormente. Após a implementação das propostas de melhoria e do recurso a ferramentas Lean, aumentou-se o score obtido na auditoria 5S de 13 pontos para 32 em 44 pontos possíveis, tendo também sido promovida a importância de manter um ambiente de trabalho organizado e limpo. Conseguiu-se reduzir os tempos improdutivos em 3 secções diferentes da empresa, tendo sido na secção da Maquinagem a maior redução, 51% do tempo encontrado numa fase inicial. Também se reduziu o número de reclamações recebidas provenientes de clientes através da implementação do formulário em VBA, levando a um maior controlo e, consequentemente tomadas medidas e ações corretivas de forma que as reclamações não se repitam. Por fim, a comunicação entre todos melhorou com a adoção do sistema Kanban, destinado às encomendas urgentes.Nowadays, companies are increasingly facing a competitive market where quick response, low prices and the best possible quality are all required, leading companies to want to optimize the entire production process to avoid delays, defects or even rework. To maintain their position in the market and even gain a competitive edge, companies have turned to the Lean Production philosophy. Like every company, Metalúrgica Central da Trofa has weaknesses that can be improved, allowing the company to grow in the market it operates in. Weaknesses such as the disorganization of workstations, lack of communication, high levels of unproductive time, the existence of waste and the failure to record customer claims are some of the aspects that need to be improved in the company. This dissertation is being carried out as part of the Master's Degree in Industrial Engineering and Management and aims to mitigate the problems described above. After implementing the proposals for improvement and using Lean tools, the score obtained in the 5S audit increased from 13 points to 32 out of 44 possible points, and the importance of maintaining an organized and clean working environment was also promoted. Unproductive time was reduced in 3 different sections of the company, with the greatest reduction in the Machining section, 51% of the time found at an initial phase. The number of claims received from customers was also reduced through the implementation of the VBA form, resulting in more control and, consequently, corrective measures and actions being taken so that claims are not repeated. Finally, communication between everyone has improved with the adoption of the Kanban system for urgent orders.Dinis-Carvalho, JoséUniversidade do MinhoFreitas, Beatriz da Silva Costa2024-01-092024-01-09T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/89309por203537246info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-09T01:19:13Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/89309Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:13:58.248287Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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