O Efeito da Empowering Leadership nas Intenções de Turnover
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.5/21535 |
Resumo: | Dissertação de Mestrado em Políticas de Desenvolvimento de Recursos Humanos |
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O Efeito da Empowering Leadership nas Intenções de TurnoverLiderança de EmpoderamentoIntenções de TurnoverintegraçãofeedbackEmpowering LeadershipTurnover Intentionsworkplace adaptationfeedbackDissertação de Mestrado em Políticas de Desenvolvimento de Recursos HumanosO presente estudo visa analisar a relação entre Empowering Leadership e as Intenções de Turnover, e de que forma, essa relação é mediada pela Integração de um novo elemento da organização. Numa segunda instância, foi analisada a influência dessa Integração com as Intenções de Turnover tendo como moderador o feedback. Foi utilizada uma abordagem hipotético-dedutiva de natureza quantitativa, tendo sido utilizados quatro instrumentos de medida, nomeadamente: ELQ (Arnold, et al., 2000, adaptado e validado à população portuguesa por Mónico, et al., 2019), escala de Robison (1996, adaptado e validado à população portuguesa, Neves, 2009), WAQ (Reio & Sulton, 2006), FES (Stelman, et al., 2004), para criar um único inquérito por questionário aberto como instrumento de recolha, conseguindo uma amostra de 114 colaboradores. Recorreu-se a uma análise estatística descritiva, bem como à análise fatorial exploratória e confirmatória. A recolha demonstrou-se ser válida e de boa qualidade. A análise efetuada neste estudo não corroborara com todas as nossas hipóteses, sendo que podemos verificar a existência de uma relação significativa e negativa entre Empowering Leadership e Intenções de Turnover, porém, o papel mediador da Integração nessa relação não se verificou, bem como o papel moderador do feedback, na relação de Integração e Intenção de Turnover, que também não se verificou. Este estudo contribui com novo conhecimento empírico na área das ciências sociais e humanas abrindo novos caminhos de análise e, principalmente, no que diz respeito aos papeis mediador e moderador das relações; Empowering Leadership e Intenção de Turnover e, Integração e Intenção de Turnover, apoiando a literatura na descoberta de outras possibilidades de estilos de liderança e sua aplicação.The present study aims to analyze the relationship between Empowering Leadership and Turnover Intentions, and how this relationship is mediated by the integration of a new employee in the organization. In a second instance, the influence of this Integration with Turnover Intentions was analyzed with feedback as a moderator. A hypothetical-deductive approach of quantitative nature was used, from which four measurement instruments were used: ELQ (Arnold, et al., 2000, was adapted and validated to the Portuguese population by Mónico, et al., 2019); Robison Scale (1996, adapted and validated to the Portuguese population by Neves, 2009); WAQ (Reio and Sulton, 2006); and FES (Stelman, et al., 2004). These instruments were used to create an open survey to obtain a sample of 114 collaborators. Descriptive statistical analysis was used, as well as exploratory and confirmatory factor analysis. The data collection has been shown to be valid and of good quality. The analysis carried out in this study did not corroborate with all the hypotheses, and we can observe an opposition relationship between Empowering Leadership with Turnover Intentions. However, the mediating role of Integration in this relationship was not verified, as well as the moderating role of feedback in the relationship of Integration and Turnover Intentions, which was also not verified. This study contributes with new empirical knowledge in social and human sciences, opening new paths of analysis, especially regarding the mediating and moderating role of the relationships Empowering Leadership and Turnover Intentions and, Integration and Turnover Intentions, supporting the literature in the discovery of alternate possibilities in leadership techniques and practices.Instituto Superior de Ciências Sociais e PolíticasVelez, Maria JoãoRepositório da Universidade de LisboaPinto, Joana dos Santos2021-06-28T09:39:48Z2021-04-222021-04-22T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/21535TID:202720918porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:50:59Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/21535Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:06:06.311603Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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