"À descoberta..." : um programa de promoção de competências sociais e emocionais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Mónica Sofia Amaral
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.3/2045
Resumo: Dissertação de Mestrado em Psicologia da Educação (Contextos Educativos).
id RCAP_5f3a0e4e6acd67ee3108645887681346
oai_identifier_str oai:repositorio.uac.pt:10400.3/2045
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling "À descoberta..." : um programa de promoção de competências sociais e emocionaisCompetência EmocionalCompetência SocialComportamento EscolarEducaçãoIndisciplina EscolarDissertação de Mestrado em Psicologia da Educação (Contextos Educativos).A presente investigação, de carácter exploratório e descritivo, quasi-experimental e com enfoque quantitativo, teve como objectivo fundamental contribuir teórica e metodologicamente para o estudo da promoção de competências sociais e emocionais como o propósito de proporcionar relações positivas entre pares em contexto escolar. Nesta investigação as competências sociais vêem-se como estando reflectidas nas competências de comunicação (assertiva, passiva ou agressiva), assim como as competências emocionais se vêem como espelhadas na regulação emocional, por serem competências que afectam largamente as interacções entre pares (Amado & Freire, 2009; Alves, 2006; Ladd, 1999). Este trabalho dividiu-se em dois estudos. O primeiro concerne à construção de instrumentos de recolha de dados que pudessem apoiar a análise de impactos de ações empreendidas no estudo dois. Este, por sua vez, respeita à construção e implementação do programa de intervenção "À Descoberta…", um programa de promoção de competências sociais e emocionais. O seu objetivo é o de criar ações e atividades para crianças que possibilitem promover relações positivas entre pares ou prevenir eventuais situações de disrupção entre os pares. No estudo um procedeu-se à concepção, estudo e aplicação das escalas de Comportamentos Escolares Disruptivos entre Pares, Regulação Emocional e Comportamentos Assertivos a uma amostra de 145 crianças que frequentavam o terceiro ano de escolaridade de duas instituições de ensino, um público e outro privado. No estudo dois, o programa "À Descoberta…", constituído por 8 sessões repartidas por dois módulos, de modo a desenvolver as competências de comunicação assertivas e de regulação emocional, foi aplicado a amostra composta por 74 crianças do terceiro ano de escolaridade de uma instituição de ensino privado. Os resultados obtidos no primeiro estudo evidenciaram algumas qualidades psicométricas das Escalas, servindo, em parte, os propósitos da investigação. No segundo estudo, verificou-se que a implementação do programa "À Descoberta…", embora muito bem acolhido pelas crianças, não trouxe mudanças significativas ao nível das competências de comunicação assertiva e de regulação emocional. Por fim, são avançadas algumas interpretações para a falta de progresso neste domínio, como, por exemplo, a de o grupo-alvo do programa se situar numa baseline já vantajosa.ABSTRACT: This research, exploratory and descriptive, quasi-experimental and quantitative approach, aimed to contribute theoretically and methodologically fundamental to study the promotion of social and emotional skills as the purpose of providing positive relationships among peers in the school context. In this research, social skills, are seen as being reflected in communication abilities (assertive, passive or aggressive), and emotional competencies are seen as mirrored in emotional regulation, as they are skills that largely affect the interactions between pairs (Amado & Freire , 2009; Alves, 2006; Ladd, 1999). This work was divided in two studies. The first concerns the construction of tools to collect data that could support the analysis of impacts of actions taken in study two. This, in turn, relates to the construction and implementation of the intervention program "Discovering ...", a program to promote social and emotional skills. Your goal is to create actions and activities that allow children to promote positive relationships between pairs or prevent any disruption situations among peers. In one study proceeded to design, study and application of scales Disruptive Behaviours School Peer, Emotion Regulation Behaviours and Assertive to a sample of 145(one hundred and five) children attending third grade in two schools, one public and one private. In study two, the program "Discovering ...", consisting of 8 (eight) sessions spread over two modules, in order to develop assertive communication skills and emotional regulation, we applied a sample of 74(seventy-four) children from the third grade of a private educational institution. The results of the first study showed some psychometric qualities of scales, serving, in part, the purposes of the investigation. In the second study, it was found that the implementation of the program "Discovering ...", although very well received by the children, brought no significant changes to the level of skills of assertive communication and emotional regulation. Finally, some interpretations are advanced to the lack of progress in this field, for example, the target group of the program is located in an advantageous since baseline.Caldeira, Suzana NunesCarvalho, Célia Maria de Oliveira Barreto CoimbraRepositório da Universidade dos AçoresMartins, Mónica Sofia Amaral2013-06-07T11:49:53Z2013-03-202013-03-20T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.3/2045porMartins, Mónica Sofia Amaral – "“À Descoberta…” : um programa de promoção de competências sociais e emocionais". Ponta Delgada : Universidade dos Açores. 2013. 120 p.. Dissertação de Mestrado.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-12-20T14:29:48Zoai:repositorio.uac.pt:10400.3/2045Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:24:48.193349Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv "À descoberta..." : um programa de promoção de competências sociais e emocionais
title "À descoberta..." : um programa de promoção de competências sociais e emocionais
spellingShingle "À descoberta..." : um programa de promoção de competências sociais e emocionais
Martins, Mónica Sofia Amaral
Competência Emocional
Competência Social
Comportamento Escolar
Educação
Indisciplina Escolar
title_short "À descoberta..." : um programa de promoção de competências sociais e emocionais
title_full "À descoberta..." : um programa de promoção de competências sociais e emocionais
title_fullStr "À descoberta..." : um programa de promoção de competências sociais e emocionais
title_full_unstemmed "À descoberta..." : um programa de promoção de competências sociais e emocionais
title_sort "À descoberta..." : um programa de promoção de competências sociais e emocionais
author Martins, Mónica Sofia Amaral
author_facet Martins, Mónica Sofia Amaral
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Caldeira, Suzana Nunes
Carvalho, Célia Maria de Oliveira Barreto Coimbra
Repositório da Universidade dos Açores
dc.contributor.author.fl_str_mv Martins, Mónica Sofia Amaral
dc.subject.por.fl_str_mv Competência Emocional
Competência Social
Comportamento Escolar
Educação
Indisciplina Escolar
topic Competência Emocional
Competência Social
Comportamento Escolar
Educação
Indisciplina Escolar
description Dissertação de Mestrado em Psicologia da Educação (Contextos Educativos).
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-06-07T11:49:53Z
2013-03-20
2013-03-20T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.3/2045
url http://hdl.handle.net/10400.3/2045
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Martins, Mónica Sofia Amaral – "“À Descoberta…” : um programa de promoção de competências sociais e emocionais". Ponta Delgada : Universidade dos Açores. 2013. 120 p.. Dissertação de Mestrado.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130694486589440