Ésquilo em palco : a Oresteia no Theatro Circo
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/33116 |
Resumo: | Projeto de mestrado em Mediação Cultural e Literária |
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Ésquilo em palco : a Oresteia no Theatro Circo875 ÉSQUILO82.0792Humanidades::Línguas e LiteraturasProjeto de mestrado em Mediação Cultural e LiteráriaDurante o primeiro ano do Mestrado em Mediação Cultural e Literária apercebi-me de uma pluralidade de conteúdos científicos e culturais subjacentes a cada uma das unidades curriculares que compunham este ciclo de estudos. Nesse período, desenvolvi e aprofundei o gosto por diferentes vertentes culturais. Desde cedo, manifestei o meu interesse por trabalhar num projeto com um cariz mais prático, no qual pudesse ter a experiência de ver pôr em curso uma atividade cultural com fundamento literário. Em diálogo com a minha orientadora, Doutora Ana Lúcia Curado, surgiu a ideia de acompanhar a encenação do espetáculo Oresteia de Ésquilo, que se encontrava já a decorrer no Theatro Circo de Braga, sob a direção e encenação do Sr. Rui Madeira. Oresteia é uma trilogia dramática de Ésquilo, que é composta pelas peças Agamémnon, Coéforas e Euménides. No momento em que comecei a acompanhar os ensaios no Theatro Circo já a primeira peça, Agamémnon, havia estreado e a segunda, Coéforas, estava prestes a estrear. Por esta razão, este relatório focar-se-á fundamentalmente na terceira e última peça, Euménides. Este projeto pretende dar a conhecer o grande dramaturgo europeu Ésquilo, analisar a sua obra Oresteia em palco e as suas formas mais singulares de escrita. Ésquilo ganhou um lugar de excelência na Literatura Ocidental pelos textos e temas concebidos. Para além de um momento teórico de contextualização histórica e literária, este relatório contará também com uma vertente prática, onde serão descritos em traços largos os ensaios e a preparação do espetáculo, aproximando-se da forma de um «diário de bordo». Em suma, este relatório pretende dar a conhecer um pouco mais do teatro esquiliano e também a adaptação das técnicas de encenação contemporânea sobre um corpus textual com mais de dois milénios. Foram quase quatro meses de intenso trabalho, onde tive oportunidade de acompanhar e de testemunhar a arte de encenar uma obra da Antiguidade Clássica trazida ao espaço cultural de uma cidade portuguesa do século XXI. Vi e compreendi a estrutura, a complexidade e a emoção que envolve a encenação e a representação de uma obra como a Oresteia.During my first year attending the master’s degree in Cultural and Literary Mediation, I realized there was a plurality of scientific and cultural contents underling each one of the curricular units that were part of that program. During that time I developed e deepen a taste for different cultural strands. Early on I’ve manifested interest on participating in a project more practical where I could experience the transformation of a literary content into a form of cultural activity. Speaking with my thesis advisor, Professor Ana Lúcia Curado, we came up with the idea of accompany the staging of the Oresteia, which was already playing at Theatro Circo in Braga, and had as stage director Mr. Rui Madeira, The Oresteia is a trilogy of tragic dramas written by Aeschylus, consisting of Agamemnon, Choephoroe, and Eumenides. When I started going the rehearsals at the Theatro Circo, the first play, Agamemnon, had already premiered and Choephoroe, was close to premier. Therefore, this report will focus on the third play, Eumenides. This project aims to present Aeschylus, a great European playwright, analyze the Oresteia on stage and Aeschylus particular writing style. This author’ work has earned him a unique standing in Western Literature. We can find two different parts in this report: first we give Aeschylus’ work a historical and literary background then, on a more practical perspective, we’ll broadly describe the play rehearsals and preparation, that we registered similarly to a logbook. In short, this report aims to present a bit of Aeschylus’ work and also show how a play written more than 2000 years ago can be staged with contemporary techniques. I worked intensely for nearly four months at the Theatro Circo, where I had the opportunity to follow and witness the art of staging an ancient Greek play in the cultural space of a Portuguese city in the XXI century. I saw and understood the structure, complexity and emotion that involves the staging and representation of a work as the Oresteia.Curado, Ana LúciaMadeira, RuiUniversidade do MinhoGomes, Marta Maria Cunha Ribeiro20142014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/33116por201429403info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T11:58:58Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/33116Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:48:43.996437Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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