A coordenação motora bimanual no processo de ensino-aprendizagem da guitarra clássica: estratégias para resolução de problemas técnicos e musicais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Centeio, Rafael Rodrigues
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/62059
Resumo: Relatório de estágio de mestrado em Ensino da Música
id RCAP_5f51ceaa5be897d800685dd474e9101c
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/62059
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A coordenação motora bimanual no processo de ensino-aprendizagem da guitarra clássica: estratégias para resolução de problemas técnicos e musicaisBimanual motor coordination in the teaching-learning process of classical guitar: strategies for solving technical and musical problemsAbordagem integradaCoordenação motora bimanualEnsino da guitarra clássicaImagética motoraInterferência contextualBimanual motor coordinationClassical guitar teachingContextual interferenceIntegrated approachMotor imageryCiências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório de estágio de mestrado em Ensino da MúsicaO presente relatório inscreve-se no âmbito da realização do estágio profissional do Mestrado em Ensino de Música, ministrado pelo Instituto de Educação da Universidade do Minho, e pretende documentar o trabalho realizado num projeto de intervenção pedagógica supervisionada. O projeto associado a este estágio pretendeu investigar e aplicar estratégias pedagógicas para a resolução de problemas de coordenação bimanual no repertório dos alunos. Abordou-se extensivamente questões relacionadas com a coordenação motora e com a sua relevância no contexto do processo de ensinoaprendizagem da guitarra clássica. As estratégias elaboradas foram fundamentadas em conceitos tais como habilidades parciais, integração de habilidades, segmentação, abordagem integrada, transferência de aprendizagem e interferência contextual. Aplicou-se a imagética motora como recurso pedagógico visando o treino das habilidades motoras bimanuais. Abordou-se também o papel dos feedback intrínseco e extrínseco no ensino e na aprendizagem respetivamente, e a importância da demonstração instrumental em comparação com as instruções verbais. Todas as estratégias aplicadas foram eficazes na consolidação das habilidades motoras e no domínio das passagens musicais. Foi também realizado um questionário dirigido aos professores de guitarra clássica do ensino vocacional de música em Portugal. Pretendeu-se com este obter informação sobre em que grau os conceitos e estratégias mencionados fazem parte da prática de docência da guitarra clássica no país. As respostas obtidas sugerem que tais conceitos e estratégias estão de certo modo incluídos no pensamento pedagógico dos docentes no que concerne à conceção de metodologias e exercícios.This report is part of a professional internship of the Master's Degree in Music Teaching, ministered by the Instituto de Educação da Universidade do Minho, and aims to document the work carried out in a supervised pedagogical intervention project. The project associated with this internship intended to investigate and apply pedagogical strategies to solve problems of bimanual coordination in the repertoire of students. Issues related to motor coordination and its relevance in the context of the teaching-learning process of Classical Guitar were extensively discussed. The strategies developed were based on concepts such as partial skills, skills integration, segmentation, integrated approach, learning transfer and contextual interference. Motor imagery was applied as a pedagogical resource aiming at the training of bimanual motor skills. The role of intrinsic and extrinsic feedback in teaching and learning was also discussed, and the importance of instrumental demonstration compared to verbal instructions. All strategies applied were effective in consolidating motor skills and in mastering musical passages. A questionnaire was also conducted for Classical Guitar teachers of vocational music education in Portugal. The intention was to obtain information on the degree to which the concepts and strategies mentioned are part of the teaching practice of classical guitar in the country. The answers obtained suggest that such concepts and strategies are in a way included in teachers' pedagogical thinking regarding the conception of methodologies and exercises.Abeijón, Ricardo Iván BarcelóUniversidade do MinhoCenteio, Rafael Rodrigues20192019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/62059por202294897info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-05-11T07:35:00Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/62059Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-05-11T07:35Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A coordenação motora bimanual no processo de ensino-aprendizagem da guitarra clássica: estratégias para resolução de problemas técnicos e musicais
Bimanual motor coordination in the teaching-learning process of classical guitar: strategies for solving technical and musical problems
title A coordenação motora bimanual no processo de ensino-aprendizagem da guitarra clássica: estratégias para resolução de problemas técnicos e musicais
spellingShingle A coordenação motora bimanual no processo de ensino-aprendizagem da guitarra clássica: estratégias para resolução de problemas técnicos e musicais
Centeio, Rafael Rodrigues
Abordagem integrada
Coordenação motora bimanual
Ensino da guitarra clássica
Imagética motora
Interferência contextual
Bimanual motor coordination
Classical guitar teaching
Contextual interference
Integrated approach
Motor imagery
Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short A coordenação motora bimanual no processo de ensino-aprendizagem da guitarra clássica: estratégias para resolução de problemas técnicos e musicais
title_full A coordenação motora bimanual no processo de ensino-aprendizagem da guitarra clássica: estratégias para resolução de problemas técnicos e musicais
title_fullStr A coordenação motora bimanual no processo de ensino-aprendizagem da guitarra clássica: estratégias para resolução de problemas técnicos e musicais
title_full_unstemmed A coordenação motora bimanual no processo de ensino-aprendizagem da guitarra clássica: estratégias para resolução de problemas técnicos e musicais
title_sort A coordenação motora bimanual no processo de ensino-aprendizagem da guitarra clássica: estratégias para resolução de problemas técnicos e musicais
author Centeio, Rafael Rodrigues
author_facet Centeio, Rafael Rodrigues
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Abeijón, Ricardo Iván Barceló
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Centeio, Rafael Rodrigues
dc.subject.por.fl_str_mv Abordagem integrada
Coordenação motora bimanual
Ensino da guitarra clássica
Imagética motora
Interferência contextual
Bimanual motor coordination
Classical guitar teaching
Contextual interference
Integrated approach
Motor imagery
Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Abordagem integrada
Coordenação motora bimanual
Ensino da guitarra clássica
Imagética motora
Interferência contextual
Bimanual motor coordination
Classical guitar teaching
Contextual interference
Integrated approach
Motor imagery
Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Relatório de estágio de mestrado em Ensino da Música
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019
2019-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/62059
url http://hdl.handle.net/1822/62059
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 202294897
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv mluisa.alvim@gmail.com
_version_ 1817545367522115584