Era uma vez..uma história real: jornalismo e ficção na narrativa de 12 Seconds of Gunfire

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dantas,Milena P.
Data de Publicação: 2024
Outros Autores: Loureiro,Luís M.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2183-54622024000100005
Resumo: Resumo A utilização de recursos tecnológicos imersivos como a Realidade Virtual (RV) e vídeos em 360º, com a proposta de aproximar o usuário da história e tornar os conteúdos mais atrativos, tem provocado uma reconfiguração da narrativa jornalística e gerado questionamentos éticos que confrontam paradigmas da profissão. Neste artigo, buscou-se perceber como o real e o ficcional se fazem presentes nos relatos que utilizam tecnologias imersivas, por meio da análise do vídeo 12 Seconds of Gunfire (2019), animação em 360º produzida pelo jornal The Washington Post, em uma adaptação de uma reportagem escrita publicada anteriormente pelo referido jornal. A análise é realizada com o suporte dos Estudos do Jornalismo, precisamente sobre os valores jornalísticos da objetividade e da transparência, e as discussões sobre a narrativa jornalística inserida nos Estudos Narrativos. Espera-se contribuir para as pertinentes discussões sobre o jornalismo digital e as inovações nos formatos narrativos em um cenário de transformações tecnológicas que desafiam a prática jornalística e que tornam mais complexa a distinção entre informação e ficção.
id RCAP_5f531c18c2f836b3f769ce844234fb00
oai_identifier_str oai:scielo:S2183-54622024000100005
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Era uma vez..uma história real: jornalismo e ficção na narrativa de 12 Seconds of Gunfirejornalismo imersivorealidade virtualvídeo em 360ºnarrativas imersivasficçãoResumo A utilização de recursos tecnológicos imersivos como a Realidade Virtual (RV) e vídeos em 360º, com a proposta de aproximar o usuário da história e tornar os conteúdos mais atrativos, tem provocado uma reconfiguração da narrativa jornalística e gerado questionamentos éticos que confrontam paradigmas da profissão. Neste artigo, buscou-se perceber como o real e o ficcional se fazem presentes nos relatos que utilizam tecnologias imersivas, por meio da análise do vídeo 12 Seconds of Gunfire (2019), animação em 360º produzida pelo jornal The Washington Post, em uma adaptação de uma reportagem escrita publicada anteriormente pelo referido jornal. A análise é realizada com o suporte dos Estudos do Jornalismo, precisamente sobre os valores jornalísticos da objetividade e da transparência, e as discussões sobre a narrativa jornalística inserida nos Estudos Narrativos. Espera-se contribuir para as pertinentes discussões sobre o jornalismo digital e as inovações nos formatos narrativos em um cenário de transformações tecnológicas que desafiam a prática jornalística e que tornam mais complexa a distinção entre informação e ficção.Centro de Investigação Media e JornalismoFaculdade de Ciências Sociais e Humanas/Universidade Nova de Lisboa2024-06-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articletext/htmlhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2183-54622024000100005Media & Jornalismo v.24 n.44 2024reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2183-54622024000100005Dantas,Milena P.Loureiro,Luís M.info:eu-repo/semantics/openAccess2024-10-31T23:00:42Zoai:scielo:S2183-54622024000100005Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-10-31T23:00:42Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Era uma vez..uma história real: jornalismo e ficção na narrativa de 12 Seconds of Gunfire
title Era uma vez..uma história real: jornalismo e ficção na narrativa de 12 Seconds of Gunfire
spellingShingle Era uma vez..uma história real: jornalismo e ficção na narrativa de 12 Seconds of Gunfire
Dantas,Milena P.
jornalismo imersivo
realidade virtual
vídeo em 360º
narrativas imersivas
ficção
title_short Era uma vez..uma história real: jornalismo e ficção na narrativa de 12 Seconds of Gunfire
title_full Era uma vez..uma história real: jornalismo e ficção na narrativa de 12 Seconds of Gunfire
title_fullStr Era uma vez..uma história real: jornalismo e ficção na narrativa de 12 Seconds of Gunfire
title_full_unstemmed Era uma vez..uma história real: jornalismo e ficção na narrativa de 12 Seconds of Gunfire
title_sort Era uma vez..uma história real: jornalismo e ficção na narrativa de 12 Seconds of Gunfire
author Dantas,Milena P.
author_facet Dantas,Milena P.
Loureiro,Luís M.
author_role author
author2 Loureiro,Luís M.
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Dantas,Milena P.
Loureiro,Luís M.
dc.subject.por.fl_str_mv jornalismo imersivo
realidade virtual
vídeo em 360º
narrativas imersivas
ficção
topic jornalismo imersivo
realidade virtual
vídeo em 360º
narrativas imersivas
ficção
description Resumo A utilização de recursos tecnológicos imersivos como a Realidade Virtual (RV) e vídeos em 360º, com a proposta de aproximar o usuário da história e tornar os conteúdos mais atrativos, tem provocado uma reconfiguração da narrativa jornalística e gerado questionamentos éticos que confrontam paradigmas da profissão. Neste artigo, buscou-se perceber como o real e o ficcional se fazem presentes nos relatos que utilizam tecnologias imersivas, por meio da análise do vídeo 12 Seconds of Gunfire (2019), animação em 360º produzida pelo jornal The Washington Post, em uma adaptação de uma reportagem escrita publicada anteriormente pelo referido jornal. A análise é realizada com o suporte dos Estudos do Jornalismo, precisamente sobre os valores jornalísticos da objetividade e da transparência, e as discussões sobre a narrativa jornalística inserida nos Estudos Narrativos. Espera-se contribuir para as pertinentes discussões sobre o jornalismo digital e as inovações nos formatos narrativos em um cenário de transformações tecnológicas que desafiam a prática jornalística e que tornam mais complexa a distinção entre informação e ficção.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-06-01
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2183-54622024000100005
url http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2183-54622024000100005
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2183-54622024000100005
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Centro de Investigação Media e Jornalismo
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas/Universidade Nova de Lisboa
publisher.none.fl_str_mv Centro de Investigação Media e Jornalismo
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas/Universidade Nova de Lisboa
dc.source.none.fl_str_mv Media & Jornalismo v.24 n.44 2024
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv mluisa.alvim@gmail.com
_version_ 1817548673746206720