Stress, avaliação cognitiva e burnout: um estudo com professores do ensino superior

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, António Rui
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Oliveira, Sílvia, Esteves, Anabela de Jesus, Alvelos, Mafalda, Afonso, Jorge M. P.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/25763
Resumo: Este estudo analisou três tópicos principais: i) a experiência de stress ocupacional e de burnout em professores do ensino superior; ii) observou a importância dos processos de avaliação cognitiva na experiência de stress e burnout; e iii) verificou as variáveis preditoras da experiencia de burnout, nomeadamente o papel preditivo do stress ocupacional e dos processos de avaliação cognitiva. O estudo incluiu 333 professores do ensino superior, aplicando-se medidas de stress ocupacional, avaliação cognitiva e burnout. Os resultados demonstraram: i) níveis acentuados de stress ocupacional e de burnout (principalmente ao nível da exaustão emocional); ii) os professores com uma avaliação mais negativa da profissão experienciaram maior stress e burnout; e iii) as dimensões de stress e de avaliação cognitiva revelaram-se significativas na predição da experiência de burnout (particularmente da exaustão emocional). Em conclusão, verificou-se que esta profissão é stressante, sendo importante incluir os processos de avaliação cognitiva em estudos futuros.
id RCAP_5f5a79e92a5e994c3a5e958b75477805
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/25763
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Stress, avaliação cognitiva e burnout: um estudo com professores do ensino superiorStress, cognitive appraisal, and burnout: a study with university professorsEstrés, evaluación cognitiva y burnout: un estudio con profesores universitáriosStressAvaliação cognitivaBurnoutCognitive appraisalEstrésEvaluación cognitivaEste estudo analisou três tópicos principais: i) a experiência de stress ocupacional e de burnout em professores do ensino superior; ii) observou a importância dos processos de avaliação cognitiva na experiência de stress e burnout; e iii) verificou as variáveis preditoras da experiencia de burnout, nomeadamente o papel preditivo do stress ocupacional e dos processos de avaliação cognitiva. O estudo incluiu 333 professores do ensino superior, aplicando-se medidas de stress ocupacional, avaliação cognitiva e burnout. Os resultados demonstraram: i) níveis acentuados de stress ocupacional e de burnout (principalmente ao nível da exaustão emocional); ii) os professores com uma avaliação mais negativa da profissão experienciaram maior stress e burnout; e iii) as dimensões de stress e de avaliação cognitiva revelaram-se significativas na predição da experiência de burnout (particularmente da exaustão emocional). Em conclusão, verificou-se que esta profissão é stressante, sendo importante incluir os processos de avaliação cognitiva em estudos futuros.This study examined three main topics: i) the experience of occupational stress and burnout among university professors; ii) the importance of cognitive appraisal processes in the experience of stress and burnout; and iii) the predictors of burnout, assuming as predictor variables occupational stress and cognitive appraisal processes. The study included 333 professors working in a public university. The evaluation protocol included measures of occupational stress, cognitive appraisal, and burnout. The results revealed significant levels of occupational stress and burnout (particularly in the dimension of emotional exhaustion); ii) teachers with a more negative evaluation of the professional activity experienced greater stress and burnout; and iii) stress and cognitive evaluation dimensions assumed to be important predictors of burnout (particularly in the dimension of emotional exhaustion). In conclusion, it was found that this activity is very stressful and that future studies should analyse in more detail the importance of cognitive appraisal processes.Este estudio examinó tres temas principales: i) la experiencia de estrés laboral y burnout en profesores de educación superior, ii) tomó nota de la importancia de los procesos de evaluación cognitiva de la experiencia de estrés y el agotamiento, y iii) los predictores de la experiencia de burnout, a saber, el papel predictivo de estrés laboral y los procesos de evaluación cognitiva. En el estudio participaron 333 profesores universitarios y fueron administradas medidas de estrés laboral, burnout y evaluación cognitiva. Los resultados mostraron: i) mejora de los niveles de estrés y agotamiento laboral (sobre todo a nivel de agotamiento emocional), ii) profesores con una evaluación más negativa de la profesión experimentaron un mayor estrés y agotamiento, y iii) las dimensiones del estrés y la evaluación cognitiva fueron significativas en la predicción de la experiencia de burnout (agotamiento emocional en particular). En conclusión, se encontró que este trabajo es estresante y siendo importante incluyer la evaluación cognitiva en futuros estudios.Centro Universitário Salesiano de São Paulo (UNISAL)Universidade do MinhoGomes, António RuiOliveira, SílviaEsteves, Anabela de JesusAlvelos, MafaldaAfonso, Jorge M. P.20132013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/25763porhttp://www.revista.unisal.br/am/index.php/psico/article/view/1info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-05-11T07:35:49Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/25763Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-05-11T07:35:49Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Stress, avaliação cognitiva e burnout: um estudo com professores do ensino superior
Stress, cognitive appraisal, and burnout: a study with university professors
Estrés, evaluación cognitiva y burnout: un estudio con profesores universitários
title Stress, avaliação cognitiva e burnout: um estudo com professores do ensino superior
spellingShingle Stress, avaliação cognitiva e burnout: um estudo com professores do ensino superior
Gomes, António Rui
Stress
Avaliação cognitiva
Burnout
Cognitive appraisal
Estrés
Evaluación cognitiva
title_short Stress, avaliação cognitiva e burnout: um estudo com professores do ensino superior
title_full Stress, avaliação cognitiva e burnout: um estudo com professores do ensino superior
title_fullStr Stress, avaliação cognitiva e burnout: um estudo com professores do ensino superior
title_full_unstemmed Stress, avaliação cognitiva e burnout: um estudo com professores do ensino superior
title_sort Stress, avaliação cognitiva e burnout: um estudo com professores do ensino superior
author Gomes, António Rui
author_facet Gomes, António Rui
Oliveira, Sílvia
Esteves, Anabela de Jesus
Alvelos, Mafalda
Afonso, Jorge M. P.
author_role author
author2 Oliveira, Sílvia
Esteves, Anabela de Jesus
Alvelos, Mafalda
Afonso, Jorge M. P.
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Gomes, António Rui
Oliveira, Sílvia
Esteves, Anabela de Jesus
Alvelos, Mafalda
Afonso, Jorge M. P.
dc.subject.por.fl_str_mv Stress
Avaliação cognitiva
Burnout
Cognitive appraisal
Estrés
Evaluación cognitiva
topic Stress
Avaliação cognitiva
Burnout
Cognitive appraisal
Estrés
Evaluación cognitiva
description Este estudo analisou três tópicos principais: i) a experiência de stress ocupacional e de burnout em professores do ensino superior; ii) observou a importância dos processos de avaliação cognitiva na experiência de stress e burnout; e iii) verificou as variáveis preditoras da experiencia de burnout, nomeadamente o papel preditivo do stress ocupacional e dos processos de avaliação cognitiva. O estudo incluiu 333 professores do ensino superior, aplicando-se medidas de stress ocupacional, avaliação cognitiva e burnout. Os resultados demonstraram: i) níveis acentuados de stress ocupacional e de burnout (principalmente ao nível da exaustão emocional); ii) os professores com uma avaliação mais negativa da profissão experienciaram maior stress e burnout; e iii) as dimensões de stress e de avaliação cognitiva revelaram-se significativas na predição da experiência de burnout (particularmente da exaustão emocional). Em conclusão, verificou-se que esta profissão é stressante, sendo importante incluir os processos de avaliação cognitiva em estudos futuros.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013
2013-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/25763
url http://hdl.handle.net/1822/25763
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.revista.unisal.br/am/index.php/psico/article/view/1
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Centro Universitário Salesiano de São Paulo (UNISAL)
publisher.none.fl_str_mv Centro Universitário Salesiano de São Paulo (UNISAL)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv mluisa.alvim@gmail.com
_version_ 1817545372716761088