Normas de desejabilidade e unicamente humano de características de moralidade
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.12/3428 |
Resumo: | Este artigo teve como objectivo pré-testar um conjunto de características associadas à dimensão moralidade. Neste sentido, foram avaliadas 102 características associadas a esta dimensão, em duas dimensões de avaliação, desejabilidade e unicamente humano, por uma amostra de 106 estudantes universitários. As médias, as medianas, os desvios-padrão, os desvios médios da mediana, os intervalos de confiança de 95% são apresentados para cada característica em cada uma das dimensões de avaliação, assim como a indicação da uni ou bi-modalidade de cada distribuição. Os resultados permitem a selecção das características por desejabilidade ou por distribuição na dimensão unicamente humano. Foi possível verificar uma mais estreita e menos simétrica distribuição das características de moralidade na dimensão humanidade, ao contrário do que acontece na dimensão desejabilidade. |
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Normas de desejabilidade e unicamente humano de características de moralidadeDesejabilidadeMoralidadeUnicamente humanoDesirabilityMoralityUniquely humanEste artigo teve como objectivo pré-testar um conjunto de características associadas à dimensão moralidade. Neste sentido, foram avaliadas 102 características associadas a esta dimensão, em duas dimensões de avaliação, desejabilidade e unicamente humano, por uma amostra de 106 estudantes universitários. As médias, as medianas, os desvios-padrão, os desvios médios da mediana, os intervalos de confiança de 95% são apresentados para cada característica em cada uma das dimensões de avaliação, assim como a indicação da uni ou bi-modalidade de cada distribuição. Os resultados permitem a selecção das características por desejabilidade ou por distribuição na dimensão unicamente humano. Foi possível verificar uma mais estreita e menos simétrica distribuição das características de moralidade na dimensão humanidade, ao contrário do que acontece na dimensão desejabilidade.ABSTRACT: The purpose of this paper was to pre-test a set of characteristics associated with the moral dimension. For this reason, 102 characteristics associated with this dimension were evaluated in two dimensions of evaluation, desirability and uniquely humanness, by a sample of 106 university students. The means, medians, standard deviations, median absolute deviation and confidence intervals of 95% are presented for each trait in each dimension of evaluation. As are the uni-versus bi-modality of each distribution. The results allow the selection of the traits for desirability or distribution in the uniquely human dimension. We were able to verify a narrower distribution of the morality characteristics in the uniquely human dimension, contrary to what happens on the desirability dimension.Instituto Superior de Psicologia AplicadaRepositório do ISPAHenriques, PatríciaPereira, Maria GouveiaMiranda, Mariana Pires2015-02-28T14:06:14Z2010-01-01T00:00:00Z2010-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.12/3428porLaboratório de Psicologia, 8, 225-2361646-6004info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T16:39:17Zoai:repositorio.ispa.pt:10400.12/3428Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:21:20.613977Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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Este artigo teve como objectivo pré-testar um conjunto de características associadas à dimensão moralidade. Neste sentido, foram avaliadas 102 características associadas a esta dimensão, em duas dimensões de avaliação, desejabilidade e unicamente humano, por uma amostra de 106 estudantes universitários. As médias, as medianas, os desvios-padrão, os desvios médios da mediana, os intervalos de confiança de 95% são apresentados para cada característica em cada uma das dimensões de avaliação, assim como a indicação da uni ou bi-modalidade de cada distribuição. Os resultados permitem a selecção das características por desejabilidade ou por distribuição na dimensão unicamente humano. Foi possível verificar uma mais estreita e menos simétrica distribuição das características de moralidade na dimensão humanidade, ao contrário do que acontece na dimensão desejabilidade. |
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