Da inconstância da fortuna: a presença do grotesco na «Constante Florinda», de Gaspar Pires de Rebelo
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10316/109743 https://doi.org/10.13035/H.2013.01.02.13 |
Resumo: | A leitura dos Infortúnios Trágicos da Constante Florinda de Gaspar Pires de Rebelo, com as duas partes publicadas respectivamente em 1625 e 1633, em Lisboa, provoca no leitor, mesmo no mais prevenido, uma notável impressão de perplexidade. Este trabalho pretende mostrar como esta impressão resulta da aplicação do grotesco ao universo da novela exemplar portuguesa e procura explicar os contornos e os resultados desta situação no contexto da literatura barroca. |
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Da inconstância da fortuna: a presença do grotesco na «Constante Florinda», de Gaspar Pires de RebeloAbout the inconstancy of fortune: The presence of the grotesque in constante florinda by Gaspar Pires de RebeloLiteraturaLiteratura barrocanovela exemplarGaspar Pires de RebeloLiteratureBaroque LiteratureNovelGaspar Pires de RebeloExemplary NovelA leitura dos Infortúnios Trágicos da Constante Florinda de Gaspar Pires de Rebelo, com as duas partes publicadas respectivamente em 1625 e 1633, em Lisboa, provoca no leitor, mesmo no mais prevenido, uma notável impressão de perplexidade. Este trabalho pretende mostrar como esta impressão resulta da aplicação do grotesco ao universo da novela exemplar portuguesa e procura explicar os contornos e os resultados desta situação no contexto da literatura barroca.Reading the Infortúnios Trágicos da Constante Florinda of Gaspar Pires de Rebelo (divided in two parts published respectively in 1625 and 1633, in Lisbon), causes a remarkable impression on the reader, even on the most prudent one. This work aims to show how this impression results from the application of the grotesque to the universe of the Portugueses exemplary novels, and it also tries to explain the contours and the results of this situation within the context of Baroque literature.Universidad de Navarra2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://hdl.handle.net/10316/109743http://hdl.handle.net/10316/109743https://doi.org/10.13035/H.2013.01.02.13por23281308Augusto, Sarainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-10-25T08:17:55Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/109743Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:25:53.662624Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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