Nova governação pública e meritocracia
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.7458/SPP2017849462 |
Resumo: | É objetivo deste trabalho clarificar, em administração e políticas públicas, o conceito de nova governação pública, distinguindo-o de outras abordagens recentes. Da pesquisa bibliográfica efetuada sobre o “estado da arte”, conclui-se que os estudos científicos da governação andam associados à separação entre unidades de provisão e de produção de serviços públicos e a uma nova forma de relação entre o estado e o resto da sociedade (Aligica e Tarko, 2012). Por outro lado, os estudos científicos da governação andam igualmente associados à eficiência das redes de cooperação entre atores sociais e institucionais (Tavares e Mamede, 2011) em que o estado já não desempenha o único nem o principal papel, o que não deixa de marcar a agenda de pesquisa. |
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Nova governação pública e meritocraciaNueva gobernación pública y meritocraciaNouvelle gouvernance publique et méritocratieNova governação pública e meritocraciaArtigosÉ objetivo deste trabalho clarificar, em administração e políticas públicas, o conceito de nova governação pública, distinguindo-o de outras abordagens recentes. Da pesquisa bibliográfica efetuada sobre o “estado da arte”, conclui-se que os estudos científicos da governação andam associados à separação entre unidades de provisão e de produção de serviços públicos e a uma nova forma de relação entre o estado e o resto da sociedade (Aligica e Tarko, 2012). Por outro lado, os estudos científicos da governação andam igualmente associados à eficiência das redes de cooperação entre atores sociais e institucionais (Tavares e Mamede, 2011) em que o estado já não desempenha o único nem o principal papel, o que não deixa de marcar a agenda de pesquisa.The aim of this paper is to clarify, in administration and public policy, the concept of new public governance, distinguishing it from other approaches. The literature search performed on the “state of the art”, it is concluded that the scientific studies of governance are associated with the separation of supply and production units of public services and a new form of relationship between the state and the rest of society (Aligica and Tacko, 2012). On the other hand, the scientific studies of governance are also associated with the efficiency of cooperation networks between social and institutional actors (Tavares and Mamede, 2011) in that the state no longer plays the only and not the main role which set the research agenda.El objetivo de este trabajo es aclarar, en administración y políticas públicas, el concepto de nueva gobernanza pública, distinguiéndola de otros enfoques. De la búsqueda bibliográfica realizada en el “estado del arte” se concluye que los estudios científicos del gobierno están asociados con la separación de unidades de producción y suministro de servicios públicos y una nueva forma de relación entre el Estado y el resto de la sociedad (Aligica y Tarko, 2012). Por otro lado, los estudios científicos de la gobernación también están asociados con la eficiencia de redes de cooperación entre agentes sociales e institucionales (Tavares y Mamede, 2011) en que el Estado ya no desempeña el único y no el papel principal, circunstancia que marca la agenda de investigación.Ce travail a pour objectif de clarifier, en matière d’administration et de politiques publiques, le concept de nouvelle gouvernance publique, en le distinguant d’autres approches récentes. La recherche bibliographique effectuée sur l’état de l’art permet de conclure que les études scientifiques sur la gouvernance sont associées à la séparation entre unités de provision et de production de services publics et une nouvelle forme de relation entre l’État et le reste de la société (Aligica et Tarko, 2012). Par ailleurs, les études scientifiques sur la gouvernance sont également associées à l’efficacité des réseaux de coopération entre acteurs sociaux et institutionnels (Tavares et Mamede, 2011) où l’État n’est plus seul à jouer le rôle principal, ce qui marque inévitablement l’agenda de la recherche.Mundos Sociais, CIES-IUL, Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL)2017-03-31info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.7458/SPP2017849462por2182-79070873-6529Bilhim, João Abreu de Fariainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-28T12:16:29Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/9462Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:46:34.015894Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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