Modelação de uma embraiagem bimassa
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10362/8463 |
Resumo: | Dissertação para obtenção do Grau de Mestre em Engenharia Mecânica |
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Modelação de uma embraiagem bimassaVolante bimassaModelaçãoResposta dinâmicaFrequências naturaisSimulaçãoDissertação para obtenção do Grau de Mestre em Engenharia MecânicaNeste trabalho apresenta-se uma metodologia de modelação para volantes bimassa com o objetivo de auxiliar o seu desenvolvimento. Esta metodologia, aliada à realização de ensaios laboratoriais, permite reduzir o tempo e o custo associados ao projeto destes volantes. Os volantes bimassa, comparativamente aos volantes de inércia convencionais, apresentam vantagens na redução de vibrações e ruído, aumentando o conforto do veículo. Estes volantes também favorecem a redução dos consumos de combustível devido à redução dos regimes de funcionamento. O desenvolvimento desta metodologia assenta na teoria das ligações. Assim, o modelo de estudo considera corpos com características inerciais conhecidas e ligações que traduzem as interações entre eles. Para a análise dos corpos, desmantelou-se o bimassa e procedeu-se à pesagem e modelação em software de CAD dos seus componentes. Estes procedimentos, auxiliados por determinações experimentais, também permitiram reunir a informação necessária para caracterizar as ligações. De seguida, elaborou-se um modelo inicial considerando algumas hipóteses simplificativas. A partir deste modelo desenvolveram-se sucessivos modelos onde se introduziram hipóteses reais e se alteraram algumas simplificações admitidas, aumentado a sua complexidade de um modo faseado. No final, obteve-se o modelo real para ser ensaiado. Nesta fase submeteu-se o modelo a diversos sinais de entrada, na forma de momento aplicado na cambota, para se conhecer os sinais à saída (na caixa de velocidades). Para retirar conclusões sobre a eficiência do bimassa enquanto “filtro” mecânico, traçou-se um gráfico comparativo em que os pontos foram obtidos através da variação das características de inércia da caixa de velocidades e da rigidez equivalente entre o veio primário desta e o disco de embraiagem. Finalmente, comprovaram-se os resultados esperados e concluiu-se que a rigidez equivalente afeta fortemente o rácio das amplitudes dos sinais de saída e de entrada. Observa-se, igualmente, que a metodologia cumpre os objetivos propostos, sendo simples de aplicar e adaptar.Faculdade de Ciências e TecnologiaMartinho, AlbertoGabriel, VascoRUNGomes, Miguel André Conceição2013-01-08T14:17:41Z20122012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/8463porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T03:41:05Zoai:run.unl.pt:10362/8463Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:18:12.691546Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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