Análise das atitudes e comportamento dos jovens face ao consumo de refrigerantes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Mariana Pires Pinto
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10284/1409
Resumo: Dissertação de Mestrado apresentada à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para obtenção do grau de Mestre em Ciências da Comunicação, especialização em Marketing e Publicidade.
id RCAP_5f9054d1501829fbbf73511cae786aac
oai_identifier_str oai:bdigital.ufp.pt:10284/1409
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Análise das atitudes e comportamento dos jovens face ao consumo de refrigerantesDissertação de Mestrado apresentada à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para obtenção do grau de Mestre em Ciências da Comunicação, especialização em Marketing e Publicidade.Esta dissertação faz uma análise do consumo de refrigerantes pelos jovens adultos em Portugal. O trabalho aqui apresentado tem como base uma análise de bibliografia já existente sobre o tema e um inquérito levado a cabo utilizando um questionário administrado a jovens adultos. Após a análise dos dados recolhidos concluiu-se que os jovens têm cuidado com a saúde embora de uma forma não muito acentuada e que são as m quem mais se preocupa com os factores relacionados com uma vida saudável. Outra das conclusões a que se chegou foi a de que as pessoas apresentam um baixo envolvimento com o produto. Os participantes dão alguma importância ao facto de poderem errar no momento da sua escolha, relevando ter receio de comprar um produto que não corresponda às suas expectativas. São os homens que mais interesse atribuem à compra de refrigerantes. O critério mais importante na escolha de refrigerantes é o preço. O conteúdo natural dos refrigerantes assim como a familiaridade que os consumidores têm com as marcas são igualmente factores importantes no momento da escolha. Finalmente concluiu-se que os consumidores não identificam diferenças acentuadas entre marcas e que não se deixam influenciar pela opinião dos outros quando escolhem os refrigerantes que consomem. The subject of this investigation is focused on the profile of the young people consuming soft drinks in Portugal. The research was conducted with two different complementary approaches. First, it was made an extended reading of the existing literature. After, a questionnaire was given to young people. After the data was collected it was possible to conclude that the young consumers of soft drinks are careful with their health, although in a very peculiar way. The participants did not show that they would do much to keep healthy. It was also found that women are more worried about their health than men. Other conclusion that it was able to achieve is that people worry about making mistakes when they are buying soft drinks and that men are those who are more interested about soft drinks. One of the most interesting findings in this investigation is the fact that the factor people give more importance when they are buying soft drinks is the price. Men and women, of all ages, say that they look at the price when they are buying this product and that the brand is not the most relevant. Finally, it was concluded that the consumers identify differences between brands and that their opinion is not made by the others when choosing soft drinks. Esta disertación quiere hacer un análisis del perfil de consumo de refrescos por los adultos jóvenes en Portugal. El trabajo presentado aquí se basa en un análisis de la literatura existente sobre el tema y una encuesta llevada a cabo a través de un cuestionario aplicado a algunos jovenes. Después de analizar los datos obtenidos se concluyó que los jóvenes tienen atención de la salud pero de una manera no muy activa y que las mujeres que se preocupan más con los factores relacionados con la vida sana. Otra de las conclusiones a que se llego fue que algunas personas le dan importancia al hecho de que pueden equivocarse en el momento de su elección demostrando miedo de comprar un producto que no satisfaga sus expectativas, y que san los hombres los que toman más interés a la compra de refrescos. Una de las conclusiones más importantes obtenidas en e trabajo es la importancia dada a los precios en el momento de la compra. Hombres y mujeres de todas las edades dicho que el factor más importante al comprar un refresco es el precio, mientras que la marca no significa mucho. Finalmente se llegó a la conclusión de que los consumidores no identifican las principales diferencias entre las marcas y no se dejam llevar por las opiniones de los demás cuando eligen bebidas gaseosas que consumen.[s.n.]Cardoso, Paulo RibeiroRepositório Institucional da Universidade Fernando PessoaFerreira, Mariana Pires Pinto2010-05-05T07:31:53Z2009-01-01T00:00:00Z2009-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10284/1409porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-06T02:00:33Zoai:bdigital.ufp.pt:10284/1409Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:38:21.848375Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Análise das atitudes e comportamento dos jovens face ao consumo de refrigerantes
title Análise das atitudes e comportamento dos jovens face ao consumo de refrigerantes
spellingShingle Análise das atitudes e comportamento dos jovens face ao consumo de refrigerantes
Ferreira, Mariana Pires Pinto
title_short Análise das atitudes e comportamento dos jovens face ao consumo de refrigerantes
title_full Análise das atitudes e comportamento dos jovens face ao consumo de refrigerantes
title_fullStr Análise das atitudes e comportamento dos jovens face ao consumo de refrigerantes
title_full_unstemmed Análise das atitudes e comportamento dos jovens face ao consumo de refrigerantes
title_sort Análise das atitudes e comportamento dos jovens face ao consumo de refrigerantes
author Ferreira, Mariana Pires Pinto
author_facet Ferreira, Mariana Pires Pinto
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Cardoso, Paulo Ribeiro
Repositório Institucional da Universidade Fernando Pessoa
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Mariana Pires Pinto
description Dissertação de Mestrado apresentada à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para obtenção do grau de Mestre em Ciências da Comunicação, especialização em Marketing e Publicidade.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-01-01T00:00:00Z
2009-01-01T00:00:00Z
2010-05-05T07:31:53Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10284/1409
url http://hdl.handle.net/10284/1409
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130246373441536