O tempo e o lugar, passado e presente : Centro Interpretativo : meio de reabilitação urbano de Melgaço
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11067/3074 |
Resumo: | Dissertação de mestrado em Arquitectura. |
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O tempo e o lugar, passado e presente : Centro Interpretativo : meio de reabilitação urbano de MelgaçoArquitecturaArquitectura e identidadePatrimónioReabilitação urbanaMelgaçoDissertação de mestrado em Arquitectura.A desertificação e abandono que persiste nos centros históricos estimulou a vontade de investigar e aprofundar a presente pesquisa, com o objectivo de que esses lugares pudessem ser regenerados a nível urbano, social e cultural. As relações afectivas e geracionais enfraqueceram a sua capacidade de suscitar atitudes e comportamentos. Gerações deixaram de partilhar interesses e necessidades, o que gerou lugares sem história, desertificados e empobrecidos. Deste modo, a Arquitectura interpreta o local como um elemento primordial, reavivando estrategicamente o espírito do lugar. Melgaço é um exemplo. Parou no tempo deixando para trás saberes e história, urgentes de serem transmitidos à população vindoura. A necessidade de salvaguardar a preservação de saberes, tradições e relações sociais, fez com que se ponderasse como seria importante o papel do edifício, quer pelo seu simbolismo, quer pela sua capacidade como portador & memórias. Neste contexto e como objecto de estudo, surge o edifício escola, contraponto de tempos de mudança, em que o seu gradual abandono o transforma numa substância física a requalificar. As reabilitações em edifícios literalmente abandonados, fazem com que o lugar, por sua vez, seja regenerado a nível urbano e cultural, pela valorização da identidade do local, da troca de saberes e experiências das populações e a nível social através de um programa interpretativo de carácter cívicaDesertification and abandonment that persists in the historic centers stimulated the desire to investigate and deepen this research with the aim of regenerating them at an urban, social and cultural level. The affective and generational relationships undermined the ability to inspire attitudes and behaviors. Generations no longer share interests, creating places without any history, desertified and impoverished. Thus, architecture interprets the site/location as a primary element, strategically reviving the spirit of the place. Melgaço is an example of this. It stopped in time leaving behind knowledge and history quite relevant for the future population. The need to preserve knowledge, traditions and social relationships was considered in the importance given to the role of the buiiding, both by its symbolism and by its capacity of being a holder of memories. In this context and as an object of study, there is the school building, counterpoint of changing times, which due to its gradual abandonment should be a matter of concern in terms of physical requalification. Not only does the rehabilitation of abandoned buildings literally regenerate a place at an urban and cultural level giving it a local identity and an exchange of knowledge and experiences but also, at a social level, through an interpretative program of civic character/pattern.2017-03-27T15:48:47Z2017-03-272012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11067/3074http://hdl.handle.net/11067/3074porSilva, Matilde João Campos da Costa Vieira dainfo:eu-repo/semantics/embargoedAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-04T01:44:19Zoai:repositorio.ulusiada.pt:11067/3074Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:25:12.534905Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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