O uso do tabuleiro decimal na compreensão dos princípios do sistema de numeração decimal e dos sentidos das operações
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/36198 |
Resumo: | O Relatório Final aqui apresentado é resultado do trabalho desenvolvido ao longo da Prática de Ensino Supervisionada (PES), decorrida no âmbito do Mestrado em ensino do 1.º CEB e de Matemática e Ciências Naturais do 2.º CEB. Este documento encontra-se organizado em três principais secções: a Introdução, a Componente Investigativa e a Componente Reflexiva. A Introdução pretende enquadrar o modo de funcionamento dos estágios realizados, bem como, apontar alguns aspetos que tornam estes estágios tão importantes para a vida profissional de uma futura professora. É também nesta secção que é feita uma breve descrição das turmas onde foram desenvolvidos os estágios. A Componente Investigativa apresenta um estudo realizado numa turma do 1.º ano de escolaridade, desenvolvido em torno da questão-problema: de que modo a utilização do material manipulável “Tabuleiro Decimal” promove nos alunos a compreensão dos princípios do sistema de numeração decimal e dos sentidos das operações aritméticas adição e subtração? Para a realização deste estudo foi criada e implementada uma sequência de ensino, com recurso ao material concreto: Tabuleiro Decimal, de modo a melhorar a compreensão dos alunos acerca dos princípios do sistema de numeração decimal e dos sentidos das operações. Deste modo, tornou-se pertinente o desenvolvimento de um estudo qualitativo, de índole interpretativa e com um design investigação-ação. A recolha de dados foi elaborada através da observação participante da professora estagiária, do registo de notas de campo e da recolha de documentos redigidos pelos alunos, de registos áudio e fotográficos, que permitiram a posterior construção de Narrações Multimodais. Os resultados demonstram uma clara evolução na compreensão da necessidade de compor unidades numa unidade de ordem superior, na adição, bem como, na compreensão da necessidade de decompor uma unidade em unidades de ordem inferior, na subtração. Durante esta investigação tornou-se também notório o interesse dos alunos pela utilização dos materiais manipuláveis e, consequentemente, pelos conteúdos matemáticos abordados através do recurso ao Tabuleiro Decimal. As conclusões desta investigação evidenciam uma melhoria na compreensão dos alunos acerca dos princípios do sistema de numeração decimal e dos sentidos das operações aritméticas adição e subtração. Deste modo, conclui-se que o recurso ao material manipulável “Tabuleiro Decimal” promoveu a compreensão dos alunos acerca dos princípios do sistema de numeração decimal e dos sentidos das operações aritméticas adição e subtração. Na Componente Reflexiva constam três reflexões gerais acerca de cada um dos estágios realizados, em 1.º CEB e em 2.ºCEB nas áreas de Matemática e de Ciências Naturais. Em cada uma destas reflexões procurou-se evidenciar os aspetos que contribuíram para o desenvolvimento profissional da Professora Estagiária, ao longo dos estágios realizados. |
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