Autoconceito em estudantes universitários de Moçambique: Estudo das relações e diferenças em função de variáveis pessoais e contextuais dos alunos
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Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11328/2555 |
Resumo: | O autoconceito é uma variável que acompanha a individualidade e os contextos de vida dos sujeitos. O Ensino Superior, pela sua complexidade, surge como um contexto que afeta a autoperceção dos estudantes, surgindo diferenças a ter em conta quando se trata de estudar os percursos de vida dos estudantes e como esses afectam a sua identidade. Neste artigo analisam-se as relações e diferenças no autoconceito em função de variáveis pessoais e de contexto dos alunos universitários de Moçambique. Participaram neste estudo 250 alunos da Universidade Pedagógica na Beira com idades entre 16 a 55 anos (M= 29.08; DP= 7.75), sendo 103 (41.2%) do sexo masculino. Destes 102(40.8%) tem até 23 anos de idade. Foi administrado o Questionário de Autoconceito para Estudantes Universitários de Moçambique. Os resultados mostram diferenças em função do género apenas nas dimensões do autoconceito religioso, do autoconceito académico e do autoconceito social, estas duas últimas dimensões a favor do género masculino. Tomando agora a variável idade, surgem diferenças com significado estatístico a favor dos estudantes com idade superior a 23 anos nas dimensões do autoconceito académico e autoconceito social. Finalmente verifica-se alguma associação do autoconceito com algumas variáveis, nomeadamente o ano do curso e o nível de escolaridade dos pais, sugerindo alguma diversidade nos alunos que frequentam hoje o Ensino Superior e que merece ser atendida pelas instituições. |
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Autoconceito em estudantes universitários de Moçambique: Estudo das relações e diferenças em função de variáveis pessoais e contextuais dos alunosSelf-concept in university students of Mozambique: Study of the relations and differences according to the students´ personal and contextual variablesAutoconceitoEnsino SuperiorMoçambiqueDiferenças de géneroSelf-conceptHigher EducationMozambiqueGender differencesO autoconceito é uma variável que acompanha a individualidade e os contextos de vida dos sujeitos. O Ensino Superior, pela sua complexidade, surge como um contexto que afeta a autoperceção dos estudantes, surgindo diferenças a ter em conta quando se trata de estudar os percursos de vida dos estudantes e como esses afectam a sua identidade. Neste artigo analisam-se as relações e diferenças no autoconceito em função de variáveis pessoais e de contexto dos alunos universitários de Moçambique. Participaram neste estudo 250 alunos da Universidade Pedagógica na Beira com idades entre 16 a 55 anos (M= 29.08; DP= 7.75), sendo 103 (41.2%) do sexo masculino. Destes 102(40.8%) tem até 23 anos de idade. Foi administrado o Questionário de Autoconceito para Estudantes Universitários de Moçambique. Os resultados mostram diferenças em função do género apenas nas dimensões do autoconceito religioso, do autoconceito académico e do autoconceito social, estas duas últimas dimensões a favor do género masculino. Tomando agora a variável idade, surgem diferenças com significado estatístico a favor dos estudantes com idade superior a 23 anos nas dimensões do autoconceito académico e autoconceito social. Finalmente verifica-se alguma associação do autoconceito com algumas variáveis, nomeadamente o ano do curso e o nível de escolaridade dos pais, sugerindo alguma diversidade nos alunos que frequentam hoje o Ensino Superior e que merece ser atendida pelas instituições.Self-concept is a variable that accompanies individuals' individuality and life contexts. Higher education, due to its complexity, is a context that influences students' self-perception, with differences to be taken into account when studying students' life paths and how they influence their identity. This article analyzes the relationships and differences in self-concept as a function of personal and context variables of university students in Mozambique. A total of 250 students from the Pedagogical University of Beira aged 16-55 years (M = 29.08, SD = 7.75) participated in this study, of which 103 (41.2%) were male. Of these 102 (40.8%) are aged up to 23 years. The Self-Concept Questionnaire for University Students of Mozambique was administered. The results show differences according to gender only in the dimensions of religious self-concept, academic self-concept and social self-concept, the latter two dimensions favoring males. Taking into account the variable age, there are statistically significant differences in favor of students over the age of 23 in the dimensions of academic self-concept and social self-concept. Finally, there is an association of self-concept with some variables, namely the year of the course and the parents’ academic background, suggesting some diversity in the students who attend Higher Education, which should be observed by the institutions.2019-01-22T16:37:32Z2019-01-222017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfCampira, F. P., Araújo, A. M., & Almeida, L. S. (2017). Autoconceito em estudantes universitários de Moçambique: Estudo das relações e diferenças em função de variáveis pessoais e contextuais dos alunos. Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación, vol. Ext.(10), 066-070. Disponível no Repositório UPT, http://hdl.handle.net/11328/2555http://hdl.handle.net/11328/2555Campira, F. P., Araújo, A. M., & Almeida, L. S. (2017). Autoconceito em estudantes universitários de Moçambique: Estudo das relações e diferenças em função de variáveis pessoais e contextuais dos alunos. Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación, vol. Ext.(10), 066-070. Disponível no Repositório UPT, http://hdl.handle.net/11328/2555http://hdl.handle.net/11328/2555porhttp://revistas.udc.es/index.php/reipe/issue/view/125http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessCampira, Farissai P.Araújo, Alexandra M.Almeida, Leandro S.reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-16T02:01:35Zoai:repositorio.upt.pt:11328/2555Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:38:23.629454Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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O autoconceito é uma variável que acompanha a individualidade e os contextos de vida dos sujeitos. O Ensino Superior, pela sua complexidade, surge como um contexto que afeta a autoperceção dos estudantes, surgindo diferenças a ter em conta quando se trata de estudar os percursos de vida dos estudantes e como esses afectam a sua identidade. Neste artigo analisam-se as relações e diferenças no autoconceito em função de variáveis pessoais e de contexto dos alunos universitários de Moçambique. Participaram neste estudo 250 alunos da Universidade Pedagógica na Beira com idades entre 16 a 55 anos (M= 29.08; DP= 7.75), sendo 103 (41.2%) do sexo masculino. Destes 102(40.8%) tem até 23 anos de idade. Foi administrado o Questionário de Autoconceito para Estudantes Universitários de Moçambique. Os resultados mostram diferenças em função do género apenas nas dimensões do autoconceito religioso, do autoconceito académico e do autoconceito social, estas duas últimas dimensões a favor do género masculino. Tomando agora a variável idade, surgem diferenças com significado estatístico a favor dos estudantes com idade superior a 23 anos nas dimensões do autoconceito académico e autoconceito social. Finalmente verifica-se alguma associação do autoconceito com algumas variáveis, nomeadamente o ano do curso e o nível de escolaridade dos pais, sugerindo alguma diversidade nos alunos que frequentam hoje o Ensino Superior e que merece ser atendida pelas instituições. |
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