Satisfação de usuários num Centro de Atenção Psicossocial em álcool e outras drogas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1647-21602015000300005 |
Resumo: | Este estudo de caráter descritivo, exploratório e transversal teve como objetivo avaliar a satisfação dos usuários de um Centro de Atenção Psicossocial em Álcool e Outras Drogas. Foram entrevistados 25 sujeitos, em um município do interior do Estado de São Paulo. Os dados foram coletados entre maio e julho de 2013. Utilizou-se a Escala de Satisfação dos Pacientes com os Serviços de Saúde Mental. A maioria dos usuários era do sexo masculino (68%), com idade média de 43 anos, solteiros (48%), com ensino fundamental incompleto (40%), empregados (36%), sendo que 76% possui renda própria. Os resultados apontaram que grande parte dos usuários estava satisfeito em relação aos aspectos: competência e compreensão da equipe sobre o problema do usuário, ajuda recebida e acolhida da equipe e no que se refere às condições físicas e conforto do CAPSad. Constatou-se a importância desse serviço aos usuários sendo fundamental para o tratamento dessa demanda. |
id |
RCAP_5faff9aac56c039f03ea98c386c7bd38 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1647-21602015000300005 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Satisfação de usuários num Centro de Atenção Psicossocial em álcool e outras drogasAvaliaçãoServiços de saúde mentalSaúde mentalEste estudo de caráter descritivo, exploratório e transversal teve como objetivo avaliar a satisfação dos usuários de um Centro de Atenção Psicossocial em Álcool e Outras Drogas. Foram entrevistados 25 sujeitos, em um município do interior do Estado de São Paulo. Os dados foram coletados entre maio e julho de 2013. Utilizou-se a Escala de Satisfação dos Pacientes com os Serviços de Saúde Mental. A maioria dos usuários era do sexo masculino (68%), com idade média de 43 anos, solteiros (48%), com ensino fundamental incompleto (40%), empregados (36%), sendo que 76% possui renda própria. Os resultados apontaram que grande parte dos usuários estava satisfeito em relação aos aspectos: competência e compreensão da equipe sobre o problema do usuário, ajuda recebida e acolhida da equipe e no que se refere às condições físicas e conforto do CAPSad. Constatou-se a importância desse serviço aos usuários sendo fundamental para o tratamento dessa demanda.Sociedade Portuguesa de Enfermagem de Saúde Mental2015-12-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articletext/htmlhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1647-21602015000300005Revista Portuguesa de Enfermagem de Saúde Mental n.14 2015reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1647-21602015000300005Barbosa,Guilherme CorreaOliveira,Márcia Aparecida Ferreira deMoreno,VâniaPadovani,Carlos RobertoClaro,Heloisa GarciaPinho,Paula Hayashiinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-02-06T17:24:39Zoai:scielo:S1647-21602015000300005Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:30:23.754337Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Satisfação de usuários num Centro de Atenção Psicossocial em álcool e outras drogas |
title |
Satisfação de usuários num Centro de Atenção Psicossocial em álcool e outras drogas |
spellingShingle |
Satisfação de usuários num Centro de Atenção Psicossocial em álcool e outras drogas Barbosa,Guilherme Correa Avaliação Serviços de saúde mental Saúde mental |
title_short |
Satisfação de usuários num Centro de Atenção Psicossocial em álcool e outras drogas |
title_full |
Satisfação de usuários num Centro de Atenção Psicossocial em álcool e outras drogas |
title_fullStr |
Satisfação de usuários num Centro de Atenção Psicossocial em álcool e outras drogas |
title_full_unstemmed |
Satisfação de usuários num Centro de Atenção Psicossocial em álcool e outras drogas |
title_sort |
Satisfação de usuários num Centro de Atenção Psicossocial em álcool e outras drogas |
author |
Barbosa,Guilherme Correa |
author_facet |
Barbosa,Guilherme Correa Oliveira,Márcia Aparecida Ferreira de Moreno,Vânia Padovani,Carlos Roberto Claro,Heloisa Garcia Pinho,Paula Hayashi |
author_role |
author |
author2 |
Oliveira,Márcia Aparecida Ferreira de Moreno,Vânia Padovani,Carlos Roberto Claro,Heloisa Garcia Pinho,Paula Hayashi |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Barbosa,Guilherme Correa Oliveira,Márcia Aparecida Ferreira de Moreno,Vânia Padovani,Carlos Roberto Claro,Heloisa Garcia Pinho,Paula Hayashi |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Avaliação Serviços de saúde mental Saúde mental |
topic |
Avaliação Serviços de saúde mental Saúde mental |
description |
Este estudo de caráter descritivo, exploratório e transversal teve como objetivo avaliar a satisfação dos usuários de um Centro de Atenção Psicossocial em Álcool e Outras Drogas. Foram entrevistados 25 sujeitos, em um município do interior do Estado de São Paulo. Os dados foram coletados entre maio e julho de 2013. Utilizou-se a Escala de Satisfação dos Pacientes com os Serviços de Saúde Mental. A maioria dos usuários era do sexo masculino (68%), com idade média de 43 anos, solteiros (48%), com ensino fundamental incompleto (40%), empregados (36%), sendo que 76% possui renda própria. Os resultados apontaram que grande parte dos usuários estava satisfeito em relação aos aspectos: competência e compreensão da equipe sobre o problema do usuário, ajuda recebida e acolhida da equipe e no que se refere às condições físicas e conforto do CAPSad. Constatou-se a importância desse serviço aos usuários sendo fundamental para o tratamento dessa demanda. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-12-01 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1647-21602015000300005 |
url |
http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1647-21602015000300005 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1647-21602015000300005 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Portuguesa de Enfermagem de Saúde Mental |
publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Portuguesa de Enfermagem de Saúde Mental |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Portuguesa de Enfermagem de Saúde Mental n.14 2015 reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137369140494336 |