Perceções de justiça na avaliação do desempenho docente em professores do ensino básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Patrícia Florinda Peixoto Cruz
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/7043
Resumo: Esta investigação, teórica e empírica, procurou perceber as opiniões dos/as docentes sobre perceções de (in)justiça percebidas no sistema de avaliação de desempenho que lhes está afeto. Mais concretamente, este estudo procurou responder a três objetivos específicos: I) quais as opiniões dos/as professores/as quanto aos resultados alcançados com o sistema de avaliação de desempenho (i.e., justiça distributiva); II) quais as opiniões dos/as professores/as sobre como se processa o sistema de avaliação de desempenho (i.e., justiça procedimental); III) quais as opiniões dos/as professores/as sobre as dinâmicas na relação entre os pares no sistema de avaliação de desempenho (i.e., justiça interacional). No plano teórico, procedeu-se a uma revisão de literatura sobre dois temas principais: avaliação de desempenho e perceções de justiça. A nível empírico, numa perspetiva qualitativa, foi realizado um estudo, com recurso à técnica da entrevista semiestruturada, que englobou oito professoras do ensino básico público, duas de cada um dos ciclos de ensino. Os resultados, obtidos com recurso ao software Alceste, mostraram que a dimensão mais importante de justiça evidenciada foi a justiça distributiva, mais referida por parte das professoras do 2º e 3º ciclos e da educação especial, nos dois níveis de carreira (8-12 e 18-37 anos). A segunda dimensão mais importante revelou ser a interacional, mais referenciada pelas professoras do 1º ciclo com menos anos de carreira. A dimensão de justiça procedimental não surge relacionada com nenhuma das variáveis sociodemográficas em particular (níveis de ensino e anos de carreira), o que significa que é transversal aos discursos das professoras entrevistadas.
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