A construção do valor estético da escultura barrista popular: comparações entre Portugal e Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Melício, Silvelene do Carmo Pereira
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10362/24509
Resumo: Esta tese, partindo da informação da história da arte e das realidades Portuguesa e Brasileira, procura fazer uma contextualização da escultura barrista popular, num primeiro momento, identificando de seguida os respetivos e principais centros produtores. Partindo de uma análise de formas e motivos, identifica artistas/artesões do barro, que trabalham formas figurativas em Portugal (Barcelos em particular), e no Brasil (Caruaru, Vale do Jequitinhonha e Taubaté). Tendo subjacente o contexto teórico existente, procuramos desvendar o(s) modo(s) como é pensada atualmente a construção do valor estético, tendo por base os casos da Mestre Rosa Ramalho e do Mestre Vitalino que serão analisados comparativamente. A escultura barrista popular, na forma como ela é pensada, produzida e consumida, assume-se como uma arte de formas e cores distintiva de que falemos nos espaços próprios, onde estas práticas são moldadas, sejam elas comunidades tradicionais isoladas ou de agentes modernos – indústrias culturais, turismo, relações económicas e políticas com o mercado nacional e internacional de bens simbólicos que as configuram – no estudo da (re) formulação da cultura, permitindo-nos problematizar como os valores estéticos da escultura barrista aderem e procuram a modernidade, misturando-a com as suas tradições.
id RCAP_5fc44ee273c6f0575be6bd0c9c9bd06c
oai_identifier_str oai:run.unl.pt:10362/24509
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A construção do valor estético da escultura barrista popular: comparações entre Portugal e BrasilArte PopularBrasilEscultura barristaCultura ContemporâneaValor estéticoPortugalaesthetic value,Ceramic SculptureContemporary CultureDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da ComunicaçãoEsta tese, partindo da informação da história da arte e das realidades Portuguesa e Brasileira, procura fazer uma contextualização da escultura barrista popular, num primeiro momento, identificando de seguida os respetivos e principais centros produtores. Partindo de uma análise de formas e motivos, identifica artistas/artesões do barro, que trabalham formas figurativas em Portugal (Barcelos em particular), e no Brasil (Caruaru, Vale do Jequitinhonha e Taubaté). Tendo subjacente o contexto teórico existente, procuramos desvendar o(s) modo(s) como é pensada atualmente a construção do valor estético, tendo por base os casos da Mestre Rosa Ramalho e do Mestre Vitalino que serão analisados comparativamente. A escultura barrista popular, na forma como ela é pensada, produzida e consumida, assume-se como uma arte de formas e cores distintiva de que falemos nos espaços próprios, onde estas práticas são moldadas, sejam elas comunidades tradicionais isoladas ou de agentes modernos – indústrias culturais, turismo, relações económicas e políticas com o mercado nacional e internacional de bens simbólicos que as configuram – no estudo da (re) formulação da cultura, permitindo-nos problematizar como os valores estéticos da escultura barrista aderem e procuram a modernidade, misturando-a com as suas tradições.Popular ceramic sculture a panoramic view - based on the information of the history of art and the Portuguese and Brazilian realities, makes a contextualization of this popular art, at first, identifying and then the respective main producing centers. Based on an analysis of forms and motifs, identified in reference artists / artisans of clay weighing figurative forms, with the dolls in Portugal (Barcelos in particular), and Brazil (Caruaru, Jequitinhonha Valley and Taubaté). From a theoretical context, we seek to unravel the (s) mode (s) as is thought (?) The construction of aesthetic value, with particular analysis (also comparatively) the art of popular expression, Master Rosa Ramalho and Mestre Vitalino. The popular ceramic sculpture, the way it is designed, produced and consumed, it is assumed as an art form and color that is different and it is recommended that we speak in the very spaces where they are molded, are isolated or modern drugs communities - industries cultural, tourism, economic and political relations with the national domestic and international market of symbolic goods that constitute - in the study of (re) formulation of culture, allowing us to discuss how the aesthetic values of ceramic sculpture adhere to and seek modernity, mixing -a with their traditions.Madeira, CláudiaRUNMelício, Silvelene do Carmo Pereira2017-10-24T12:52:55Z2017-09-212017-03-302017-09-21T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/24509TID:201738260porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T04:12:42Zoai:run.unl.pt:10362/24509Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:28:03.841957Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A construção do valor estético da escultura barrista popular: comparações entre Portugal e Brasil
title A construção do valor estético da escultura barrista popular: comparações entre Portugal e Brasil
spellingShingle A construção do valor estético da escultura barrista popular: comparações entre Portugal e Brasil
Melício, Silvelene do Carmo Pereira
Arte Popular
Brasil
Escultura barrista
Cultura Contemporânea
Valor estético
Portugal
aesthetic value,
Ceramic Sculpture
Contemporary Culture
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Comunicação
title_short A construção do valor estético da escultura barrista popular: comparações entre Portugal e Brasil
title_full A construção do valor estético da escultura barrista popular: comparações entre Portugal e Brasil
title_fullStr A construção do valor estético da escultura barrista popular: comparações entre Portugal e Brasil
title_full_unstemmed A construção do valor estético da escultura barrista popular: comparações entre Portugal e Brasil
title_sort A construção do valor estético da escultura barrista popular: comparações entre Portugal e Brasil
author Melício, Silvelene do Carmo Pereira
author_facet Melício, Silvelene do Carmo Pereira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Madeira, Cláudia
RUN
dc.contributor.author.fl_str_mv Melício, Silvelene do Carmo Pereira
dc.subject.por.fl_str_mv Arte Popular
Brasil
Escultura barrista
Cultura Contemporânea
Valor estético
Portugal
aesthetic value,
Ceramic Sculpture
Contemporary Culture
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Comunicação
topic Arte Popular
Brasil
Escultura barrista
Cultura Contemporânea
Valor estético
Portugal
aesthetic value,
Ceramic Sculpture
Contemporary Culture
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Comunicação
description Esta tese, partindo da informação da história da arte e das realidades Portuguesa e Brasileira, procura fazer uma contextualização da escultura barrista popular, num primeiro momento, identificando de seguida os respetivos e principais centros produtores. Partindo de uma análise de formas e motivos, identifica artistas/artesões do barro, que trabalham formas figurativas em Portugal (Barcelos em particular), e no Brasil (Caruaru, Vale do Jequitinhonha e Taubaté). Tendo subjacente o contexto teórico existente, procuramos desvendar o(s) modo(s) como é pensada atualmente a construção do valor estético, tendo por base os casos da Mestre Rosa Ramalho e do Mestre Vitalino que serão analisados comparativamente. A escultura barrista popular, na forma como ela é pensada, produzida e consumida, assume-se como uma arte de formas e cores distintiva de que falemos nos espaços próprios, onde estas práticas são moldadas, sejam elas comunidades tradicionais isoladas ou de agentes modernos – indústrias culturais, turismo, relações económicas e políticas com o mercado nacional e internacional de bens simbólicos que as configuram – no estudo da (re) formulação da cultura, permitindo-nos problematizar como os valores estéticos da escultura barrista aderem e procuram a modernidade, misturando-a com as suas tradições.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-10-24T12:52:55Z
2017-09-21
2017-03-30
2017-09-21T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10362/24509
TID:201738260
url http://hdl.handle.net/10362/24509
identifier_str_mv TID:201738260
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137907226705920