Os memes e as eleições de 2018 no primeiro turno no Brasil: o culto ao trágico em tempos de cibercultura

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Jackeline da Conceição Portela
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/66054
Resumo: Dissertação de mestrado em Ciências da Comunicação (área de especialização em Investigação)
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spelling Os memes e as eleições de 2018 no primeiro turno no Brasil: o culto ao trágico em tempos de ciberculturaThe memes and the 2018 first round elections in Brazil: the cult of the tragic in cybercultureCiberculturaEleições no BrasilMemesMídiaTrágicoImaginário melancólicoCybercultureBrazil electionsMediaTragicMelancholic imaginaryCiências Sociais::Ciências da ComunicaçãoDissertação de mestrado em Ciências da Comunicação (área de especialização em Investigação)Este estudo tem como objetivo analisar o imaginário trágico e melancólico do discurso político e social no Brasil de 2018, sobretudo durante o primeiro turno das eleições presidenciais no Brasil. O imaginário melancólico já era patente desde as manifestações de 2013, as chamadas Jornadas de Junho, e foi-se desenvolvendo, em todo o país, até o Impeachment da presidente Dilma Rousseff. Através dos memes, elementos que são replicados no ciberespaço e composto dentro de uma cultura da participação, analisamos as características da crise do moderno em elementos recolhidos nos quarenta e cinco de dias de campanha. O trabalho também contempla leituras sobre o papel da mídia enquanto agente construtor do imaginário melancólico, além da recém surgida Fake News, popularizada em 2016, nos Estados Unidos. A análise toma como referência os estudos de Moisés de Lemos Martins, tendo o imaginário trágico e melancólico como característica determinante na formação da linguagem durante o período de recolha.This study aims to analyze the effects of the tragic and melancholic imaginary in the political discourse in Brazil in 2018. This imaginary was developed across the country since the 2013’s Jornadas de Junho demonstrations - protests against the rising of the public transportation taxes - to the impeachment of Dilma Roussef, and was intensified during the first round of presidential elections. We analyze the crisis characteristics through memes - elements shared in cyberspace and inserted in a participatory culture - gathered during the 45-day campaign. This work also includes information about the role of the media as a contributor to the creation of the melancholic imaginary, in addition to the newly-emerged Fake News, that became famous in the USA in 2016. This analysis considers the studies of Moises de Lemos Martins as the main reference, having the tragic and the melancholic imaginary as a decisive feature in creating the language during the collection period.Martins, Moisés de LemosUniversidade do MinhoCarvalho, Jackeline da Conceição Portela20192019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/66054por202501140info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-05-11T05:10:44Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/66054Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-05-11T05:10:44Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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