A vez da educação híbrida: o digital no equilíbrio do presencial e remoto
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10284/10512 |
Resumo: | A vez da educação híbrida: o digital no equilíbrio do presencial e remoto. É critica, a resposta que uma comunidade tem para com um contexto de transição digital e transição energética como aquele a que estamos a assistir: • As ondas de choque vão ser muitas e as competênciaspara o enfrentar são também críticas • O ensino superior será sustentávelem função da sua resposta a três desafios que se colocam: • Lidar com uma população num registo emergente da cultura digital; • Incorporar práticas de transformação digital e corresponder a uma realidade onde o digital é prevalecente; • Proporcionar um ecossistema que torne eficiente, mas essencialmente eficaz a aquisição e desenvolvimento de competênciaspara um contexto híbridocomo aquele que as transações digitais e energética forçam. |
id |
RCAP_5fcccbb12642bf86e7f0b1226f2dd8ff |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bdigital.ufp.pt:10284/10512 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A vez da educação híbrida: o digital no equilíbrio do presencial e remotoDigitalEnsino superiorCultura digitalCompetênciasTransformação digitalEnsino e aprendizagemA vez da educação híbrida: o digital no equilíbrio do presencial e remoto. É critica, a resposta que uma comunidade tem para com um contexto de transição digital e transição energética como aquele a que estamos a assistir: • As ondas de choque vão ser muitas e as competênciaspara o enfrentar são também críticas • O ensino superior será sustentávelem função da sua resposta a três desafios que se colocam: • Lidar com uma população num registo emergente da cultura digital; • Incorporar práticas de transformação digital e corresponder a uma realidade onde o digital é prevalecente; • Proporcionar um ecossistema que torne eficiente, mas essencialmente eficaz a aquisição e desenvolvimento de competênciaspara um contexto híbridocomo aquele que as transações digitais e energética forçam.*TRS - Tecnologia, Redes e SociedadeRepositório Institucional da Universidade Fernando PessoaGouveia, Luis Borges2021-12-16T16:14:36Z2021-12-09T00:00:00Z2021-12-09T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10284/10512porGouveia, L. (2021). A vez da educação híbrida: o digital no equilíbrio do presencial e remoto. MAERA – 7 anos de existência, Webinar sobre Educação. 9 de Dezembro.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-06T02:09:47Zoai:bdigital.ufp.pt:10284/10512Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:47:17.330785Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A vez da educação híbrida: o digital no equilíbrio do presencial e remoto |
title |
A vez da educação híbrida: o digital no equilíbrio do presencial e remoto |
spellingShingle |
A vez da educação híbrida: o digital no equilíbrio do presencial e remoto Gouveia, Luis Borges Digital Ensino superior Cultura digital Competências Transformação digital Ensino e aprendizagem |
title_short |
A vez da educação híbrida: o digital no equilíbrio do presencial e remoto |
title_full |
A vez da educação híbrida: o digital no equilíbrio do presencial e remoto |
title_fullStr |
A vez da educação híbrida: o digital no equilíbrio do presencial e remoto |
title_full_unstemmed |
A vez da educação híbrida: o digital no equilíbrio do presencial e remoto |
title_sort |
A vez da educação híbrida: o digital no equilíbrio do presencial e remoto |
author |
Gouveia, Luis Borges |
author_facet |
Gouveia, Luis Borges |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Fernando Pessoa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gouveia, Luis Borges |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Digital Ensino superior Cultura digital Competências Transformação digital Ensino e aprendizagem |
topic |
Digital Ensino superior Cultura digital Competências Transformação digital Ensino e aprendizagem |
description |
A vez da educação híbrida: o digital no equilíbrio do presencial e remoto. É critica, a resposta que uma comunidade tem para com um contexto de transição digital e transição energética como aquele a que estamos a assistir: • As ondas de choque vão ser muitas e as competênciaspara o enfrentar são também críticas • O ensino superior será sustentávelem função da sua resposta a três desafios que se colocam: • Lidar com uma população num registo emergente da cultura digital; • Incorporar práticas de transformação digital e corresponder a uma realidade onde o digital é prevalecente; • Proporcionar um ecossistema que torne eficiente, mas essencialmente eficaz a aquisição e desenvolvimento de competênciaspara um contexto híbridocomo aquele que as transações digitais e energética forçam. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-12-16T16:14:36Z 2021-12-09T00:00:00Z 2021-12-09T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10284/10512 |
url |
http://hdl.handle.net/10284/10512 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Gouveia, L. (2021). A vez da educação híbrida: o digital no equilíbrio do presencial e remoto. MAERA – 7 anos de existência, Webinar sobre Educação. 9 de Dezembro. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
*TRS - Tecnologia, Redes e Sociedade |
publisher.none.fl_str_mv |
*TRS - Tecnologia, Redes e Sociedade |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130339236380672 |