O papel da ilustração na educação para a cidadania global: impossibilidades do olhar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.19/6393 |
Resumo: | A relevância da compreensão do conceito de Educação para a Cidadania Global (EGC) tem vindo a ganhar proeminência em contexto educativo, merecendo uma atenção crescente. Contudo, tem sido concedida menos ênfase ao papel que a ilustração pode desempenhar para iluminar o seu carácter multifacetado. Este artigo pretende abordar tal papel, através da análise do livro-álbum Nunca se passa nada no meu bairro, de Ellen Raskin. O artigo procura lançar luz sobre os modos como a interação gerada pelas sinergias entre texto e imagem contribui para imprimir uma dinâmica lúdica à fruição na leitura, tornando possível vivenciar as dimensões conceptuais da Educação para a Cidadania Global (cognitiva, socioemocional e comportamental). O artigo conclui apontando formas de encarar este livro como uma ferramenta poderosa para repensar o papel que cada um de nós pode desempenhar na comunidade, instigando à ação para o bem comum. |
id |
RCAP_5fd8812cc96c26aba957165f89347561 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipv.pt:10400.19/6393 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O papel da ilustração na educação para a cidadania global: impossibilidades do olharIlustraçãoLivro-álbumEducação para a cidadania globalA relevância da compreensão do conceito de Educação para a Cidadania Global (EGC) tem vindo a ganhar proeminência em contexto educativo, merecendo uma atenção crescente. Contudo, tem sido concedida menos ênfase ao papel que a ilustração pode desempenhar para iluminar o seu carácter multifacetado. Este artigo pretende abordar tal papel, através da análise do livro-álbum Nunca se passa nada no meu bairro, de Ellen Raskin. O artigo procura lançar luz sobre os modos como a interação gerada pelas sinergias entre texto e imagem contribui para imprimir uma dinâmica lúdica à fruição na leitura, tornando possível vivenciar as dimensões conceptuais da Educação para a Cidadania Global (cognitiva, socioemocional e comportamental). O artigo conclui apontando formas de encarar este livro como uma ferramenta poderosa para repensar o papel que cada um de nós pode desempenhar na comunidade, instigando à ação para o bem comum.Instituto Politécnico do Cávado e do AveRepositório Científico do Instituto Politécnico de ViseuMelão, Dulce2020-11-02T08:25:53Z20202020-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.19/6393porMelão, D. (2020). «O papel da ilustração na educação para a cidadania global: impossibilidades do olhar», CONFIA 2020. 8th International Conference on Illustration and Animation (pp. 466-472). Barcelos: Instituto Politécnico do Cávado e do Ave978-989-54939-0-6info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T15:28:37Zoai:repositorio.ipv.pt:10400.19/6393Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:44:18.470933Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O papel da ilustração na educação para a cidadania global: impossibilidades do olhar |
title |
O papel da ilustração na educação para a cidadania global: impossibilidades do olhar |
spellingShingle |
O papel da ilustração na educação para a cidadania global: impossibilidades do olhar Melão, Dulce Ilustração Livro-álbum Educação para a cidadania global |
title_short |
O papel da ilustração na educação para a cidadania global: impossibilidades do olhar |
title_full |
O papel da ilustração na educação para a cidadania global: impossibilidades do olhar |
title_fullStr |
O papel da ilustração na educação para a cidadania global: impossibilidades do olhar |
title_full_unstemmed |
O papel da ilustração na educação para a cidadania global: impossibilidades do olhar |
title_sort |
O papel da ilustração na educação para a cidadania global: impossibilidades do olhar |
author |
Melão, Dulce |
author_facet |
Melão, Dulce |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório Científico do Instituto Politécnico de Viseu |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Melão, Dulce |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ilustração Livro-álbum Educação para a cidadania global |
topic |
Ilustração Livro-álbum Educação para a cidadania global |
description |
A relevância da compreensão do conceito de Educação para a Cidadania Global (EGC) tem vindo a ganhar proeminência em contexto educativo, merecendo uma atenção crescente. Contudo, tem sido concedida menos ênfase ao papel que a ilustração pode desempenhar para iluminar o seu carácter multifacetado. Este artigo pretende abordar tal papel, através da análise do livro-álbum Nunca se passa nada no meu bairro, de Ellen Raskin. O artigo procura lançar luz sobre os modos como a interação gerada pelas sinergias entre texto e imagem contribui para imprimir uma dinâmica lúdica à fruição na leitura, tornando possível vivenciar as dimensões conceptuais da Educação para a Cidadania Global (cognitiva, socioemocional e comportamental). O artigo conclui apontando formas de encarar este livro como uma ferramenta poderosa para repensar o papel que cada um de nós pode desempenhar na comunidade, instigando à ação para o bem comum. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-11-02T08:25:53Z 2020 2020-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.19/6393 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.19/6393 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Melão, D. (2020). «O papel da ilustração na educação para a cidadania global: impossibilidades do olhar», CONFIA 2020. 8th International Conference on Illustration and Animation (pp. 466-472). Barcelos: Instituto Politécnico do Cávado e do Ave 978-989-54939-0-6 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico do Cávado e do Ave |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico do Cávado e do Ave |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1817552992539246592 |