O papel da ilustração na educação para a cidadania global: impossibilidades do olhar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Melão, Dulce
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.19/6393
Resumo: A relevância da compreensão do conceito de Educação para a Cidadania Global (EGC) tem vindo a ganhar proeminência em contexto educativo, merecendo uma atenção crescente. Contudo, tem sido concedida menos ênfase ao papel que a ilustração pode desempenhar para iluminar o seu carácter multifacetado. Este artigo pretende abordar tal papel, através da análise do livro-álbum Nunca se passa nada no meu bairro, de Ellen Raskin. O artigo procura lançar luz sobre os modos como a interação gerada pelas sinergias entre texto e imagem contribui para imprimir uma dinâmica lúdica à fruição na leitura, tornando possível vivenciar as dimensões conceptuais da Educação para a Cidadania Global (cognitiva, socioemocional e comportamental). O artigo conclui apontando formas de encarar este livro como uma ferramenta poderosa para repensar o papel que cada um de nós pode desempenhar na comunidade, instigando à ação para o bem comum.
id RCAP_5fd8812cc96c26aba957165f89347561
oai_identifier_str oai:repositorio.ipv.pt:10400.19/6393
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O papel da ilustração na educação para a cidadania global: impossibilidades do olharIlustraçãoLivro-álbumEducação para a cidadania globalA relevância da compreensão do conceito de Educação para a Cidadania Global (EGC) tem vindo a ganhar proeminência em contexto educativo, merecendo uma atenção crescente. Contudo, tem sido concedida menos ênfase ao papel que a ilustração pode desempenhar para iluminar o seu carácter multifacetado. Este artigo pretende abordar tal papel, através da análise do livro-álbum Nunca se passa nada no meu bairro, de Ellen Raskin. O artigo procura lançar luz sobre os modos como a interação gerada pelas sinergias entre texto e imagem contribui para imprimir uma dinâmica lúdica à fruição na leitura, tornando possível vivenciar as dimensões conceptuais da Educação para a Cidadania Global (cognitiva, socioemocional e comportamental). O artigo conclui apontando formas de encarar este livro como uma ferramenta poderosa para repensar o papel que cada um de nós pode desempenhar na comunidade, instigando à ação para o bem comum.Instituto Politécnico do Cávado e do AveRepositório Científico do Instituto Politécnico de ViseuMelão, Dulce2020-11-02T08:25:53Z20202020-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.19/6393porMelão, D. (2020). «O papel da ilustração na educação para a cidadania global: impossibilidades do olhar», CONFIA 2020. 8th International Conference on Illustration and Animation (pp. 466-472). Barcelos: Instituto Politécnico do Cávado e do Ave978-989-54939-0-6info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T15:28:37Zoai:repositorio.ipv.pt:10400.19/6393Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:44:18.470933Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O papel da ilustração na educação para a cidadania global: impossibilidades do olhar
title O papel da ilustração na educação para a cidadania global: impossibilidades do olhar
spellingShingle O papel da ilustração na educação para a cidadania global: impossibilidades do olhar
Melão, Dulce
Ilustração
Livro-álbum
Educação para a cidadania global
title_short O papel da ilustração na educação para a cidadania global: impossibilidades do olhar
title_full O papel da ilustração na educação para a cidadania global: impossibilidades do olhar
title_fullStr O papel da ilustração na educação para a cidadania global: impossibilidades do olhar
title_full_unstemmed O papel da ilustração na educação para a cidadania global: impossibilidades do olhar
title_sort O papel da ilustração na educação para a cidadania global: impossibilidades do olhar
author Melão, Dulce
author_facet Melão, Dulce
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Científico do Instituto Politécnico de Viseu
dc.contributor.author.fl_str_mv Melão, Dulce
dc.subject.por.fl_str_mv Ilustração
Livro-álbum
Educação para a cidadania global
topic Ilustração
Livro-álbum
Educação para a cidadania global
description A relevância da compreensão do conceito de Educação para a Cidadania Global (EGC) tem vindo a ganhar proeminência em contexto educativo, merecendo uma atenção crescente. Contudo, tem sido concedida menos ênfase ao papel que a ilustração pode desempenhar para iluminar o seu carácter multifacetado. Este artigo pretende abordar tal papel, através da análise do livro-álbum Nunca se passa nada no meu bairro, de Ellen Raskin. O artigo procura lançar luz sobre os modos como a interação gerada pelas sinergias entre texto e imagem contribui para imprimir uma dinâmica lúdica à fruição na leitura, tornando possível vivenciar as dimensões conceptuais da Educação para a Cidadania Global (cognitiva, socioemocional e comportamental). O artigo conclui apontando formas de encarar este livro como uma ferramenta poderosa para repensar o papel que cada um de nós pode desempenhar na comunidade, instigando à ação para o bem comum.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-11-02T08:25:53Z
2020
2020-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.19/6393
url http://hdl.handle.net/10400.19/6393
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Melão, D. (2020). «O papel da ilustração na educação para a cidadania global: impossibilidades do olhar», CONFIA 2020. 8th International Conference on Illustration and Animation (pp. 466-472). Barcelos: Instituto Politécnico do Cávado e do Ave
978-989-54939-0-6
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico do Cávado e do Ave
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico do Cávado e do Ave
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130913693499392