Implementação dos recursos audiovisuais no currículo-proposta de um modelo de integração

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Afonso, Paulo
Data de Publicação: 2000
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.11/225
Resumo: Este texto pretende ser uma reflexão teórica sobre a implementação dos recursos audiovisuais no currículo. O seu conteúdo contempla uma primeira parte de introdução ao tema, salientando-se a relação da Escola com os recursos audiovisuais. De seguida apresenta uma abordagem sobre o tema Currículo e Tecnologia Educativa. Nesta secção abordaremos o conceito de currículo, o conceito de tecnologia educativa, a utilização do livro de texto na implementação do currículo e as razões que fundamentam a sua introdução no currículo. Uma terceira parte destinada à analise de alguns modelos curriculares que contemplam a integração do audiovisual. As duas fases seguintes do texto estão relacionadas com os professores. A primeira delas aborda o papel do professor perante os meios e a segunda aborda a formação de professores na temática do audiovisual. De seguida, o texto aborda a temática da organização escolar para que os audiovisuais possam ter o seu espaço de intervenção. Termina com a proposta de um possível modelo de integração do audiovisual no currículo.
id RCAP_6005662d2d2448d97abb5d1d19f9a0d0
oai_identifier_str oai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/225
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Implementação dos recursos audiovisuais no currículo-proposta de um modelo de integraçãoImplementação dos recursos audiovisuais no currículoCurrículo e tecnologia educativaEste texto pretende ser uma reflexão teórica sobre a implementação dos recursos audiovisuais no currículo. O seu conteúdo contempla uma primeira parte de introdução ao tema, salientando-se a relação da Escola com os recursos audiovisuais. De seguida apresenta uma abordagem sobre o tema Currículo e Tecnologia Educativa. Nesta secção abordaremos o conceito de currículo, o conceito de tecnologia educativa, a utilização do livro de texto na implementação do currículo e as razões que fundamentam a sua introdução no currículo. Uma terceira parte destinada à analise de alguns modelos curriculares que contemplam a integração do audiovisual. As duas fases seguintes do texto estão relacionadas com os professores. A primeira delas aborda o papel do professor perante os meios e a segunda aborda a formação de professores na temática do audiovisual. De seguida, o texto aborda a temática da organização escolar para que os audiovisuais possam ter o seu espaço de intervenção. Termina com a proposta de um possível modelo de integração do audiovisual no currículo.IPCB. Escola Superior de Educação de Castelo BrancoRepositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo BrancoAfonso, Paulo2010-06-16T09:13:02Z2000-062000-06-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.11/225porAFONSO, Paulo (2000) - Implementação dos recursos audiovisuais no currículo-proposta de um modelo de integração. Educare/Educere : Revista da Escola Superior de Educação. ISSN 0873-0504. Ano V, nº 8, p. 75-93.0873-0504info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T11:37:10Zoai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/225Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:31:52.017723Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Implementação dos recursos audiovisuais no currículo-proposta de um modelo de integração
title Implementação dos recursos audiovisuais no currículo-proposta de um modelo de integração
spellingShingle Implementação dos recursos audiovisuais no currículo-proposta de um modelo de integração
Afonso, Paulo
Implementação dos recursos audiovisuais no currículo
Currículo e tecnologia educativa
title_short Implementação dos recursos audiovisuais no currículo-proposta de um modelo de integração
title_full Implementação dos recursos audiovisuais no currículo-proposta de um modelo de integração
title_fullStr Implementação dos recursos audiovisuais no currículo-proposta de um modelo de integração
title_full_unstemmed Implementação dos recursos audiovisuais no currículo-proposta de um modelo de integração
title_sort Implementação dos recursos audiovisuais no currículo-proposta de um modelo de integração
author Afonso, Paulo
author_facet Afonso, Paulo
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo Branco
dc.contributor.author.fl_str_mv Afonso, Paulo
dc.subject.por.fl_str_mv Implementação dos recursos audiovisuais no currículo
Currículo e tecnologia educativa
topic Implementação dos recursos audiovisuais no currículo
Currículo e tecnologia educativa
description Este texto pretende ser uma reflexão teórica sobre a implementação dos recursos audiovisuais no currículo. O seu conteúdo contempla uma primeira parte de introdução ao tema, salientando-se a relação da Escola com os recursos audiovisuais. De seguida apresenta uma abordagem sobre o tema Currículo e Tecnologia Educativa. Nesta secção abordaremos o conceito de currículo, o conceito de tecnologia educativa, a utilização do livro de texto na implementação do currículo e as razões que fundamentam a sua introdução no currículo. Uma terceira parte destinada à analise de alguns modelos curriculares que contemplam a integração do audiovisual. As duas fases seguintes do texto estão relacionadas com os professores. A primeira delas aborda o papel do professor perante os meios e a segunda aborda a formação de professores na temática do audiovisual. De seguida, o texto aborda a temática da organização escolar para que os audiovisuais possam ter o seu espaço de intervenção. Termina com a proposta de um possível modelo de integração do audiovisual no currículo.
publishDate 2000
dc.date.none.fl_str_mv 2000-06
2000-06-01T00:00:00Z
2010-06-16T09:13:02Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.11/225
url http://hdl.handle.net/10400.11/225
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv AFONSO, Paulo (2000) - Implementação dos recursos audiovisuais no currículo-proposta de um modelo de integração. Educare/Educere : Revista da Escola Superior de Educação. ISSN 0873-0504. Ano V, nº 8, p. 75-93.
0873-0504
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv IPCB. Escola Superior de Educação de Castelo Branco
publisher.none.fl_str_mv IPCB. Escola Superior de Educação de Castelo Branco
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130773583822848