Desenvolvimento e avaliação de um ambiente de aprendizagem 3D

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bento, João José Fernandes
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10198/5979
Resumo: O presente projecto teve como objectivo estudar e compreender a mediação das novas tecnologias, nomeadamente os ambientes virtuais tridimensionais (3D), no processo de ensino e aprendizagem. Nesse sentido, desenvolveu-se uma aplicação que permitiu fazer o estudo da usabilidade, acessibilidade e funcionalidade deste ambiente 3D num contexto educativo. A metodologia de investigação usada neste projecto baseia-se no estudo de caso. Tratando-se de um trabalho, cujo produto final resulta de sucessivos ciclos de desenvolvimento e consequente avaliação por parte dos utilizadores, decidiu-se orientar o desenvolvimento da aplicação com base no Modelo de Desenvolvimento em Espiral. Este modelo baseia-se essencialmente na abordagem da prototipagem. Após identificar os requisitos e os riscos no processo de aprendizagem, foi desenvolvido um protótipo inicial, protótipo de baixa fidelidade, que foi apresentado ao utilizador para avaliação, neste caso a um grupo de alunos da Escola Secundária de Mirandela. Para a recolha de dados utilizaram-se como instrumentos um questionário e uma grelha de observações. Com base nas informações recolhidas desenvolveu-se um novo protótipo mais completo e operacional. Foram utilizados neste projecto três aplicações de modelação 3D que produziram os dois protótipos envolvidos neste estudo, a saber: Google Sketchup, Vivaty Studio e Unity 3D. Em jeito de conclusão e cientes das limitações tecnológicas decorrentes de alguns equipamentos que apetrecham as escolas e da inadequada formação de alguns docentes, acreditamos que a utilização destes ambientes virtuais 3D e respectivos objectos de aprendizagem em contextos educativos proporcionam novos horizontes no processo de ensino e aprendizagem.The present project aimed to study and understand new technologies mediation, namely three-dimensional virtual environments (3D), in the teaching-learning process. In this context we developed an application to study usability, accessibility and functionality of a 3D environment in the teaching-learning process. The research method of this project is based on case study. As the outcome of our investigation is the result of successive cycles of development and subsequent evaluation by users, we decided to build our application bearing in mind the Spiral Development Model. This model is essentially based on the prototyping approach. After identifying the requirements and risks in the learning process, we developed an initial prototype, a low-fidelity prototype, which was presented to the users for evaluation, in this case a group of students from a Secondary School in Mirandela. In order to collect data we used a questionnaire and an observation grid. Based on the information gathered we developed a more complete and operational new prototype. In this project we used three 3D modeling programmes that produced the two prototypes involved in our research. The software used was Google Sketchup, Vivaty Studio and Unity 3D. From the conclusions drawn in this study we believe that the use of 3D virtual environments and its learning objects in educational contexts offer new horizons to the teaching-learning process in spite of the technological limitations arising from the equipment available in some schools and from the inadequate training of some teachers.
id RCAP_600bde1f7e185d30e81c734214ce36f1
oai_identifier_str oai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/5979
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Desenvolvimento e avaliação de um ambiente de aprendizagem 3DO presente projecto teve como objectivo estudar e compreender a mediação das novas tecnologias, nomeadamente os ambientes virtuais tridimensionais (3D), no processo de ensino e aprendizagem. Nesse sentido, desenvolveu-se uma aplicação que permitiu fazer o estudo da usabilidade, acessibilidade e funcionalidade deste ambiente 3D num contexto educativo. A metodologia de investigação usada neste projecto baseia-se no estudo de caso. Tratando-se de um trabalho, cujo produto final resulta de sucessivos ciclos de desenvolvimento e consequente avaliação por parte dos utilizadores, decidiu-se orientar o desenvolvimento da aplicação com base no Modelo de Desenvolvimento em Espiral. Este modelo baseia-se essencialmente na abordagem da prototipagem. Após identificar os requisitos e os riscos no processo de aprendizagem, foi desenvolvido um protótipo inicial, protótipo de baixa fidelidade, que foi apresentado ao utilizador para avaliação, neste caso a um grupo de alunos da Escola Secundária de Mirandela. Para a recolha de dados utilizaram-se como instrumentos um questionário e uma grelha de observações. Com base nas informações recolhidas desenvolveu-se um novo protótipo mais completo e operacional. Foram utilizados neste projecto três aplicações de modelação 3D que produziram os dois protótipos envolvidos neste estudo, a saber: Google Sketchup, Vivaty Studio e Unity 3D. Em jeito de conclusão e cientes das limitações tecnológicas decorrentes de alguns equipamentos que apetrecham as escolas e da inadequada formação de alguns docentes, acreditamos que a utilização destes ambientes virtuais 3D e respectivos objectos de aprendizagem em contextos educativos proporcionam novos horizontes no processo de ensino e aprendizagem.The present project aimed to study and understand new technologies mediation, namely three-dimensional virtual environments (3D), in the teaching-learning process. In this context we developed an application to study usability, accessibility and functionality of a 3D environment in the teaching-learning process. The research method of this project is based on case study. As the outcome of our investigation is the result of successive cycles of development and subsequent evaluation by users, we decided to build our application bearing in mind the Spiral Development Model. This model is essentially based on the prototyping approach. After identifying the requirements and risks in the learning process, we developed an initial prototype, a low-fidelity prototype, which was presented to the users for evaluation, in this case a group of students from a Secondary School in Mirandela. In order to collect data we used a questionnaire and an observation grid. Based on the information gathered we developed a more complete and operational new prototype. In this project we used three 3D modeling programmes that produced the two prototypes involved in our research. The software used was Google Sketchup, Vivaty Studio and Unity 3D. From the conclusions drawn in this study we believe that the use of 3D virtual environments and its learning objects in educational contexts offer new horizons to the teaching-learning process in spite of the technological limitations arising from the equipment available in some schools and from the inadequate training of some teachers.Instituto Politécnico de Bragança, Escola Superior de EducaçãoGonçalves, VitorBiblioteca Digital do IPBBento, João José Fernandes2011-08-01T15:13:43Z20112011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10198/5979porBento, João José Fernandes (2011). Desenvolvimento e avaliação de um ambiente de aprendizagem 3D. Bragança: ESA. Relatório de Estágio para Obtenção do Grau de Mestre em TIC na Educação e Formaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T10:15:22Zoai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/5979Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:58:10.806130Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Desenvolvimento e avaliação de um ambiente de aprendizagem 3D
title Desenvolvimento e avaliação de um ambiente de aprendizagem 3D
spellingShingle Desenvolvimento e avaliação de um ambiente de aprendizagem 3D
Bento, João José Fernandes
title_short Desenvolvimento e avaliação de um ambiente de aprendizagem 3D
title_full Desenvolvimento e avaliação de um ambiente de aprendizagem 3D
title_fullStr Desenvolvimento e avaliação de um ambiente de aprendizagem 3D
title_full_unstemmed Desenvolvimento e avaliação de um ambiente de aprendizagem 3D
title_sort Desenvolvimento e avaliação de um ambiente de aprendizagem 3D
author Bento, João José Fernandes
author_facet Bento, João José Fernandes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Gonçalves, Vitor
Biblioteca Digital do IPB
dc.contributor.author.fl_str_mv Bento, João José Fernandes
description O presente projecto teve como objectivo estudar e compreender a mediação das novas tecnologias, nomeadamente os ambientes virtuais tridimensionais (3D), no processo de ensino e aprendizagem. Nesse sentido, desenvolveu-se uma aplicação que permitiu fazer o estudo da usabilidade, acessibilidade e funcionalidade deste ambiente 3D num contexto educativo. A metodologia de investigação usada neste projecto baseia-se no estudo de caso. Tratando-se de um trabalho, cujo produto final resulta de sucessivos ciclos de desenvolvimento e consequente avaliação por parte dos utilizadores, decidiu-se orientar o desenvolvimento da aplicação com base no Modelo de Desenvolvimento em Espiral. Este modelo baseia-se essencialmente na abordagem da prototipagem. Após identificar os requisitos e os riscos no processo de aprendizagem, foi desenvolvido um protótipo inicial, protótipo de baixa fidelidade, que foi apresentado ao utilizador para avaliação, neste caso a um grupo de alunos da Escola Secundária de Mirandela. Para a recolha de dados utilizaram-se como instrumentos um questionário e uma grelha de observações. Com base nas informações recolhidas desenvolveu-se um novo protótipo mais completo e operacional. Foram utilizados neste projecto três aplicações de modelação 3D que produziram os dois protótipos envolvidos neste estudo, a saber: Google Sketchup, Vivaty Studio e Unity 3D. Em jeito de conclusão e cientes das limitações tecnológicas decorrentes de alguns equipamentos que apetrecham as escolas e da inadequada formação de alguns docentes, acreditamos que a utilização destes ambientes virtuais 3D e respectivos objectos de aprendizagem em contextos educativos proporcionam novos horizontes no processo de ensino e aprendizagem.The present project aimed to study and understand new technologies mediation, namely three-dimensional virtual environments (3D), in the teaching-learning process. In this context we developed an application to study usability, accessibility and functionality of a 3D environment in the teaching-learning process. The research method of this project is based on case study. As the outcome of our investigation is the result of successive cycles of development and subsequent evaluation by users, we decided to build our application bearing in mind the Spiral Development Model. This model is essentially based on the prototyping approach. After identifying the requirements and risks in the learning process, we developed an initial prototype, a low-fidelity prototype, which was presented to the users for evaluation, in this case a group of students from a Secondary School in Mirandela. In order to collect data we used a questionnaire and an observation grid. Based on the information gathered we developed a more complete and operational new prototype. In this project we used three 3D modeling programmes that produced the two prototypes involved in our research. The software used was Google Sketchup, Vivaty Studio and Unity 3D. From the conclusions drawn in this study we believe that the use of 3D virtual environments and its learning objects in educational contexts offer new horizons to the teaching-learning process in spite of the technological limitations arising from the equipment available in some schools and from the inadequate training of some teachers.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-08-01T15:13:43Z
2011
2011-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10198/5979
url http://hdl.handle.net/10198/5979
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Bento, João José Fernandes (2011). Desenvolvimento e avaliação de um ambiente de aprendizagem 3D. Bragança: ESA. Relatório de Estágio para Obtenção do Grau de Mestre em TIC na Educação e Formação
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Bragança, Escola Superior de Educação
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Bragança, Escola Superior de Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135200675889152