Gouaches: picturalismo e poema em prosa
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2004 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/39101 |
Resumo: | Por meio da análise dos textos coligidos em Gouaches de João Barreira (1892), genericamente rotulados como poemas em prosa, pretende-se, neste estudo, esclarecer um traço distintivo de um género intrinsecamente híbrido e problemático: a sua inclinação pictórica. De facto, desde as incursões pioneiras de Aloysius Bertrand às mais arrojadas tentativas subsequentes, o poema em prosa simbolista defi niu-se através da instabilidade inter-artística, dialogando com a pintura, escultura ou artes decorativas. |
id |
RCAP_600f0c5327ff84d46cf3935c8cf8b40e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ria.ua.pt:10773/39101 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Gouaches: picturalismo e poema em prosaPoema em prosaSimbolismoDecadentismoJoão BarreiraGouachesLiteratura e outras artesPinturaPor meio da análise dos textos coligidos em Gouaches de João Barreira (1892), genericamente rotulados como poemas em prosa, pretende-se, neste estudo, esclarecer um traço distintivo de um género intrinsecamente híbrido e problemático: a sua inclinação pictórica. De facto, desde as incursões pioneiras de Aloysius Bertrand às mais arrojadas tentativas subsequentes, o poema em prosa simbolista defi niu-se através da instabilidade inter-artística, dialogando com a pintura, escultura ou artes decorativas.Through a close reading of the texts collected in João Barreira’s Gouaches (1892), broadly classifi ed as prose poems, this study aims to shed some light on a key feature of this hybrid and problematic genre: its pictorial inclination. In reality, from the pioneering attempts of Aloysius Bertrand up to the more challenging later endeavours, the symbolist prose poem de fi ned itself through inter-artistic instability, drawing upon pain ting, sculpture or decorative arts.UA Editora2023-07-27T09:17:48Z2004-01-01T00:00:00Z2004-01-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/39101por1645-927X10.34624/fb.v0i2.7704Pereira, Paulo Alexandreinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T12:16:24Zoai:ria.ua.pt:10773/39101Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:09:23.164265Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Gouaches: picturalismo e poema em prosa |
title |
Gouaches: picturalismo e poema em prosa |
spellingShingle |
Gouaches: picturalismo e poema em prosa Pereira, Paulo Alexandre Poema em prosa Simbolismo Decadentismo João Barreira Gouaches Literatura e outras artes Pintura |
title_short |
Gouaches: picturalismo e poema em prosa |
title_full |
Gouaches: picturalismo e poema em prosa |
title_fullStr |
Gouaches: picturalismo e poema em prosa |
title_full_unstemmed |
Gouaches: picturalismo e poema em prosa |
title_sort |
Gouaches: picturalismo e poema em prosa |
author |
Pereira, Paulo Alexandre |
author_facet |
Pereira, Paulo Alexandre |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pereira, Paulo Alexandre |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Poema em prosa Simbolismo Decadentismo João Barreira Gouaches Literatura e outras artes Pintura |
topic |
Poema em prosa Simbolismo Decadentismo João Barreira Gouaches Literatura e outras artes Pintura |
description |
Por meio da análise dos textos coligidos em Gouaches de João Barreira (1892), genericamente rotulados como poemas em prosa, pretende-se, neste estudo, esclarecer um traço distintivo de um género intrinsecamente híbrido e problemático: a sua inclinação pictórica. De facto, desde as incursões pioneiras de Aloysius Bertrand às mais arrojadas tentativas subsequentes, o poema em prosa simbolista defi niu-se através da instabilidade inter-artística, dialogando com a pintura, escultura ou artes decorativas. |
publishDate |
2004 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2004-01-01T00:00:00Z 2004-01-01 2023-07-27T09:17:48Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10773/39101 |
url |
http://hdl.handle.net/10773/39101 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
1645-927X 10.34624/fb.v0i2.7704 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UA Editora |
publisher.none.fl_str_mv |
UA Editora |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137744120709120 |