Formação inicial e continuada de tutores para a educação online

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Czeszak, Wanderlucy A. Alves Corrêa
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Guimarães, Márcia, Mattar, João, Rodrigues, Lucilene Marques Martins
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.2/9061
Resumo: Este artigo apresenta os resultados de uma revisão de literatura em língua portuguesa sobre a tutoria em educação a distância online. A revisão identificou apenas duas dissertações que propõem e avaliam cursos de formação para tutores online. Essas pesquisas são então resumidas e comparadas em detalhe. Enquanto um dos cursos foca a preparação do tutor online para o desempenho de suas atividades, o outro curso concentra-se na formação continuada do tutor. Este trabalho conclui que há diferentes possibilidades para a concepção de cursos de formação para a tutoria online, especialmente a formação inicial e continuada, e que ambas podem ser combinadas com sucesso.
id RCAP_601eb9b6bf709d3b4a9ff0353c607775
oai_identifier_str oai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/9061
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Formação inicial e continuada de tutores para a educação onlineInitial and continuing professional development for tutors in online educationEducação a distânciaTutoria onlineFormação de professoresDistance educationOnline tutoringProfessional developmentODS::04:Educação de QualidadeEste artigo apresenta os resultados de uma revisão de literatura em língua portuguesa sobre a tutoria em educação a distância online. A revisão identificou apenas duas dissertações que propõem e avaliam cursos de formação para tutores online. Essas pesquisas são então resumidas e comparadas em detalhe. Enquanto um dos cursos foca a preparação do tutor online para o desempenho de suas atividades, o outro curso concentra-se na formação continuada do tutor. Este trabalho conclui que há diferentes possibilidades para a concepção de cursos de formação para a tutoria online, especialmente a formação inicial e continuada, e que ambas podem ser combinadas com sucesso.This article presents the results of a literature review on tutoring for online distance learning. The review finds only two dissertations that propose and evaluate professional development courses for online tutors. These researches are then summarized and compared in detail. While one of the courses focuses on the preparation of the tutor for his or her work, the other course is interested in continuing education. This work demonstrates then that there are different possibilities for the design of professional development courses for online tutoring, especially initial and continuing, and that both can be combined successfully.Unibversidade Aberta. Laboratório de Educação a Distância e Elearning (LE@D)Repositório AbertoCzeszak, Wanderlucy A. Alves CorrêaGuimarães, MárciaMattar, JoãoRodrigues, Lucilene Marques Martins2020-01-20T12:11:29Z2019-112019-11-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.2/9061porCzeszak, Wanderlucy A. Alves Corrêa; et al .- Formação inicial e continuada de tutores para a educação online. "RE@D – Revista de Educação a Distância e eLearning" [Em linha]. ISSN 2182-4967. Vol. 2, nº 2 (nov. 2019), p. 29-442182-4967https://doi.org/10.34627/vol2iss2pp29-44info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-25T01:47:38Zoai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/9061Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:48:57.522673Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Formação inicial e continuada de tutores para a educação online
Initial and continuing professional development for tutors in online education
title Formação inicial e continuada de tutores para a educação online
spellingShingle Formação inicial e continuada de tutores para a educação online
Czeszak, Wanderlucy A. Alves Corrêa
Educação a distância
Tutoria online
Formação de professores
Distance education
Online tutoring
Professional development
ODS::04:Educação de Qualidade
title_short Formação inicial e continuada de tutores para a educação online
title_full Formação inicial e continuada de tutores para a educação online
title_fullStr Formação inicial e continuada de tutores para a educação online
title_full_unstemmed Formação inicial e continuada de tutores para a educação online
title_sort Formação inicial e continuada de tutores para a educação online
author Czeszak, Wanderlucy A. Alves Corrêa
author_facet Czeszak, Wanderlucy A. Alves Corrêa
Guimarães, Márcia
Mattar, João
Rodrigues, Lucilene Marques Martins
author_role author
author2 Guimarães, Márcia
Mattar, João
Rodrigues, Lucilene Marques Martins
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Aberto
dc.contributor.author.fl_str_mv Czeszak, Wanderlucy A. Alves Corrêa
Guimarães, Márcia
Mattar, João
Rodrigues, Lucilene Marques Martins
dc.subject.por.fl_str_mv Educação a distância
Tutoria online
Formação de professores
Distance education
Online tutoring
Professional development
ODS::04:Educação de Qualidade
topic Educação a distância
Tutoria online
Formação de professores
Distance education
Online tutoring
Professional development
ODS::04:Educação de Qualidade
description Este artigo apresenta os resultados de uma revisão de literatura em língua portuguesa sobre a tutoria em educação a distância online. A revisão identificou apenas duas dissertações que propõem e avaliam cursos de formação para tutores online. Essas pesquisas são então resumidas e comparadas em detalhe. Enquanto um dos cursos foca a preparação do tutor online para o desempenho de suas atividades, o outro curso concentra-se na formação continuada do tutor. Este trabalho conclui que há diferentes possibilidades para a concepção de cursos de formação para a tutoria online, especialmente a formação inicial e continuada, e que ambas podem ser combinadas com sucesso.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-11
2019-11-01T00:00:00Z
2020-01-20T12:11:29Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.2/9061
url http://hdl.handle.net/10400.2/9061
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Czeszak, Wanderlucy A. Alves Corrêa; et al .- Formação inicial e continuada de tutores para a educação online. "RE@D – Revista de Educação a Distância e eLearning" [Em linha]. ISSN 2182-4967. Vol. 2, nº 2 (nov. 2019), p. 29-44
2182-4967
https://doi.org/10.34627/vol2iss2pp29-44
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unibversidade Aberta. Laboratório de Educação a Distância e Elearning (LE@D)
publisher.none.fl_str_mv Unibversidade Aberta. Laboratório de Educação a Distância e Elearning (LE@D)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135072208551936