Formação inicial e continuada de tutores para a educação online
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.2/9061 |
Resumo: | Este artigo apresenta os resultados de uma revisão de literatura em língua portuguesa sobre a tutoria em educação a distância online. A revisão identificou apenas duas dissertações que propõem e avaliam cursos de formação para tutores online. Essas pesquisas são então resumidas e comparadas em detalhe. Enquanto um dos cursos foca a preparação do tutor online para o desempenho de suas atividades, o outro curso concentra-se na formação continuada do tutor. Este trabalho conclui que há diferentes possibilidades para a concepção de cursos de formação para a tutoria online, especialmente a formação inicial e continuada, e que ambas podem ser combinadas com sucesso. |
id |
RCAP_601eb9b6bf709d3b4a9ff0353c607775 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/9061 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Formação inicial e continuada de tutores para a educação onlineInitial and continuing professional development for tutors in online educationEducação a distânciaTutoria onlineFormação de professoresDistance educationOnline tutoringProfessional developmentODS::04:Educação de QualidadeEste artigo apresenta os resultados de uma revisão de literatura em língua portuguesa sobre a tutoria em educação a distância online. A revisão identificou apenas duas dissertações que propõem e avaliam cursos de formação para tutores online. Essas pesquisas são então resumidas e comparadas em detalhe. Enquanto um dos cursos foca a preparação do tutor online para o desempenho de suas atividades, o outro curso concentra-se na formação continuada do tutor. Este trabalho conclui que há diferentes possibilidades para a concepção de cursos de formação para a tutoria online, especialmente a formação inicial e continuada, e que ambas podem ser combinadas com sucesso.This article presents the results of a literature review on tutoring for online distance learning. The review finds only two dissertations that propose and evaluate professional development courses for online tutors. These researches are then summarized and compared in detail. While one of the courses focuses on the preparation of the tutor for his or her work, the other course is interested in continuing education. This work demonstrates then that there are different possibilities for the design of professional development courses for online tutoring, especially initial and continuing, and that both can be combined successfully.Unibversidade Aberta. Laboratório de Educação a Distância e Elearning (LE@D)Repositório AbertoCzeszak, Wanderlucy A. Alves CorrêaGuimarães, MárciaMattar, JoãoRodrigues, Lucilene Marques Martins2020-01-20T12:11:29Z2019-112019-11-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.2/9061porCzeszak, Wanderlucy A. Alves Corrêa; et al .- Formação inicial e continuada de tutores para a educação online. "RE@D – Revista de Educação a Distância e eLearning" [Em linha]. ISSN 2182-4967. Vol. 2, nº 2 (nov. 2019), p. 29-442182-4967https://doi.org/10.34627/vol2iss2pp29-44info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-25T01:47:38Zoai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/9061Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:48:57.522673Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Formação inicial e continuada de tutores para a educação online Initial and continuing professional development for tutors in online education |
title |
Formação inicial e continuada de tutores para a educação online |
spellingShingle |
Formação inicial e continuada de tutores para a educação online Czeszak, Wanderlucy A. Alves Corrêa Educação a distância Tutoria online Formação de professores Distance education Online tutoring Professional development ODS::04:Educação de Qualidade |
title_short |
Formação inicial e continuada de tutores para a educação online |
title_full |
Formação inicial e continuada de tutores para a educação online |
title_fullStr |
Formação inicial e continuada de tutores para a educação online |
title_full_unstemmed |
Formação inicial e continuada de tutores para a educação online |
title_sort |
Formação inicial e continuada de tutores para a educação online |
author |
Czeszak, Wanderlucy A. Alves Corrêa |
author_facet |
Czeszak, Wanderlucy A. Alves Corrêa Guimarães, Márcia Mattar, João Rodrigues, Lucilene Marques Martins |
author_role |
author |
author2 |
Guimarães, Márcia Mattar, João Rodrigues, Lucilene Marques Martins |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório Aberto |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Czeszak, Wanderlucy A. Alves Corrêa Guimarães, Márcia Mattar, João Rodrigues, Lucilene Marques Martins |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação a distância Tutoria online Formação de professores Distance education Online tutoring Professional development ODS::04:Educação de Qualidade |
topic |
Educação a distância Tutoria online Formação de professores Distance education Online tutoring Professional development ODS::04:Educação de Qualidade |
description |
Este artigo apresenta os resultados de uma revisão de literatura em língua portuguesa sobre a tutoria em educação a distância online. A revisão identificou apenas duas dissertações que propõem e avaliam cursos de formação para tutores online. Essas pesquisas são então resumidas e comparadas em detalhe. Enquanto um dos cursos foca a preparação do tutor online para o desempenho de suas atividades, o outro curso concentra-se na formação continuada do tutor. Este trabalho conclui que há diferentes possibilidades para a concepção de cursos de formação para a tutoria online, especialmente a formação inicial e continuada, e que ambas podem ser combinadas com sucesso. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-11 2019-11-01T00:00:00Z 2020-01-20T12:11:29Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.2/9061 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.2/9061 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Czeszak, Wanderlucy A. Alves Corrêa; et al .- Formação inicial e continuada de tutores para a educação online. "RE@D – Revista de Educação a Distância e eLearning" [Em linha]. ISSN 2182-4967. Vol. 2, nº 2 (nov. 2019), p. 29-44 2182-4967 https://doi.org/10.34627/vol2iss2pp29-44 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Unibversidade Aberta. Laboratório de Educação a Distância e Elearning (LE@D) |
publisher.none.fl_str_mv |
Unibversidade Aberta. Laboratório de Educação a Distância e Elearning (LE@D) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799135072208551936 |