Turismo e Lugares: uma visão geográfica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marujo, Noémi
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Cravidão, Fernanda
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/5167
Resumo: Se por um lado, as últimas décadas do século XX consolidaram e globalizaram o fenómeno turístico, por outro criaram novos turistas e novos percursos, onde a ligação ao território se modifica. O presente artigo analisa, através de uma perspectiva geográfica, a importância do lugar para a actividade turística. As autoras utilizaram como suporte metodológico uma revisão bibliográfica, recorrendo a alguns exemplos práticos. Pretende-se mostrar como as novas práticas turísticas cativam novos públicos, reinventam os territórios, onde o lugar assume novos significados: pela singularidade; pela identidade; pela ligação afectiva e pelo modo como ele é vivido.
id RCAP_6023f98d8fd771f8d5b2e55c760f3352
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/5167
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Turismo e Lugares: uma visão geográficaTurismoLugaresPromoção TurísticaImagemSe por um lado, as últimas décadas do século XX consolidaram e globalizaram o fenómeno turístico, por outro criaram novos turistas e novos percursos, onde a ligação ao território se modifica. O presente artigo analisa, através de uma perspectiva geográfica, a importância do lugar para a actividade turística. As autoras utilizaram como suporte metodológico uma revisão bibliográfica, recorrendo a alguns exemplos práticos. Pretende-se mostrar como as novas práticas turísticas cativam novos públicos, reinventam os territórios, onde o lugar assume novos significados: pela singularidade; pela identidade; pela ligação afectiva e pelo modo como ele é vivido.Revista Turismo y Patrimonio Cultural2012-07-03T10:09:00Z2012-07-032012-04-24T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://hdl.handle.net/10174/5167http://hdl.handle.net/10174/5167pornoemi@uevora.ptnd265Marujo, NoémiCravidão, Fernandainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T18:43:29Zoai:dspace.uevora.pt:10174/5167Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:00:09.412520Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Turismo e Lugares: uma visão geográfica
title Turismo e Lugares: uma visão geográfica
spellingShingle Turismo e Lugares: uma visão geográfica
Marujo, Noémi
Turismo
Lugares
Promoção Turística
Imagem
title_short Turismo e Lugares: uma visão geográfica
title_full Turismo e Lugares: uma visão geográfica
title_fullStr Turismo e Lugares: uma visão geográfica
title_full_unstemmed Turismo e Lugares: uma visão geográfica
title_sort Turismo e Lugares: uma visão geográfica
author Marujo, Noémi
author_facet Marujo, Noémi
Cravidão, Fernanda
author_role author
author2 Cravidão, Fernanda
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Marujo, Noémi
Cravidão, Fernanda
dc.subject.por.fl_str_mv Turismo
Lugares
Promoção Turística
Imagem
topic Turismo
Lugares
Promoção Turística
Imagem
description Se por um lado, as últimas décadas do século XX consolidaram e globalizaram o fenómeno turístico, por outro criaram novos turistas e novos percursos, onde a ligação ao território se modifica. O presente artigo analisa, através de uma perspectiva geográfica, a importância do lugar para a actividade turística. As autoras utilizaram como suporte metodológico uma revisão bibliográfica, recorrendo a alguns exemplos práticos. Pretende-se mostrar como as novas práticas turísticas cativam novos públicos, reinventam os territórios, onde o lugar assume novos significados: pela singularidade; pela identidade; pela ligação afectiva e pelo modo como ele é vivido.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-07-03T10:09:00Z
2012-07-03
2012-04-24T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/5167
http://hdl.handle.net/10174/5167
url http://hdl.handle.net/10174/5167
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv noemi@uevora.pt
nd
265
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Turismo y Patrimonio Cultural
publisher.none.fl_str_mv Revista Turismo y Patrimonio Cultural
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136483895934976